A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

0 Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Pontos importantes para a apresentação do Documento Norteador para a Elaboração do PPP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "0 Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Pontos importantes para a apresentação do Documento Norteador para a Elaboração do PPP."— Transcrição da apresentação:

1 0 Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Pontos importantes para a apresentação do Documento Norteador para a Elaboração do PPP

2 1 O papel pedagógico do órgão gestor -Qual é o papel da Secretaria de Educação (e dos gestores escolares sob sua coordenação) na gestão pedagógica da rede de ensino? -Quais são os principais canais e instrumentos de coordenação e comunicação entre o órgão gestor e as escolas? -Por que não é fácil fazer chegar até a sala de aula o planejamento e as concepções pedagógicas preconizadas pela política municipal de Educação?

3 2 1. Diretrizes gerais -Estimular as equipes escolares a incorporarem as diretrizes e concepções educacionais presentes na políticas de Educação nacional e municipal em sua reflexão sobre: -A identidade da escola e os valores nos quais a comunidade escolar acredita; -os fundamentos teóricos e filosóficos da prática pedagógica na escola. -as aspirações em relação ao ensino e à aprendizagem dos alunos e a direção que deverá seguir; -o compromisso com o sucesso dos alunos;

4 3 2. Metas e estratégias do PME -Informar e traduzir as metas e estratégias do PME que deverão ser atingidas através de ações no âmbito das unidades escolares: -Acesso e permanência; -Qualidade do ensino e dos ambientes e materiais; -Padrões de qualidade nos suportes à Educação; -Formação de professores e profissionais da Educação Infantil; -Atendimento de Educação Inclusiva etc.

5 4 3. Participação -Definir as expectativas de participação da comunidade escolar na elaboração do PPP; -Estratégias para facilitar a participação de funcionários, pais e crianças no processo; * É de extrema importância a participação de todos pois é o momento de definir a identidade da escola, revendo as concepções de infância, ensino e aprendizagem, currículo, educação inclusiva, integração escola- família-comunidade, rotinas, avaliação do desenvolvimento das crianças e avaliação institucional.

6 5 4. Coordenação com o órgão gestor -Combinar as formas de acompanhamento e apoio pelos responsáveis pedagógicos no órgão gestor pelos processos de ensino-aprendizagem e avaliação; -Estabelecer procedimentos e prazos para a comunicação de resultados e avaliação para o o órgão gestor; -Identificar as situações em que o órgão gestor apoiará o atingimento das metas do PPP;

7 6 5. Programação e cronograma - Orientar as equipes escolares: -Sobre os prazos para a revisão ou elaboração do PPP e do envio para validação pelo órgão gestor; -na priorização das ações a partir do diagnóstico -na formulação das propostas de ações priorizadas; -na definição dos recursos necessários para o desenvolvimento das ações; -na articulação com outras políticas públicas municipais; -na definição dos prazos de execução.

8 7 6. Acompanhamento e avaliação -formas de registro do desenvolvimento de todas as ações pelos responsáveis; -formas de apresentação dos resultados para a equipe escolar, pais, Conselhos e comunidade; -formas de divulgação da execução e avaliação das ações; -formas de avaliação para correção de rumos (novas estratégias), manutenção das ações ou mudanças nos planos de ação. -Formas e momentos (ao longo e ao final da execução) de comunicação dos resultados e avaliações ao responsável no órgão gestor


Carregar ppt "0 Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Pontos importantes para a apresentação do Documento Norteador para a Elaboração do PPP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google