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PublicouSonia Prado Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
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Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016
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Desenvolvimento das atividades de Formação da Câmara Técnica COGIVA PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA DE PRÉ-ESCOLA PROJETO REGIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
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Árvore de Problemas PROJETO REGIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA 11/15
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Árvore de Problemas PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA 11/15
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Marco Lógico O marco lógico permite visualizar a lógica geral de uma intervenção, a partir dos objetivos mais gerais até as ações concretas necessárias para alcançá-los; Cadeia de causa e efeito; É uma metodologia que facilita a visualização das diversas dimensões necessárias para o sucesso de um projeto
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Marco Lógico O marco lógico responde às seguintes perguntas: 1.Por que o programa/projeto deve ser realizado? 2.Qual é o seu propósito e quais as mudanças a serem alcançadas? 3.Como se pretende produzir melhorias? 4.Como é possível identificar o alcance das melhorias e mudanças? 5.Quais as condições externas que influenciam o alcance dos resultados e dos seus efeitos?
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RESUMO DESCRITIVO DO PROGRAMA/PROJETO REFERENCIAL TEÓRICO - MATRIZ DO QUADRO LÓGICO Estratégia ou lógica da intervenção Indicadores Meios de verificação Suposições importantes/ hipóteses Objetivo Superior ou Finalidade Expressa o objetivo de desenvolvimento para o qual o programa ou projeto contribui. Indicadores de impacto Fontes que comprovem o desempenho Objetivo do Programa Expressa a mudança que o programa ou projeto provoca. Indicadores de efeito Fontes que comprovem o desempenho São fatores externos à gerência, necessários para se alcançar o objetivo superior. Resultados Expressam os meios para se alcançar o objetivo do programa. São objetivos específicos setoriais, produtos, bens ou serviços obtidos ou prestados pelo programa ou projeto ao público-alvo. Indicadores de resultado Fontes que comprovem o desempenho São fatores externos à gerência, necessários para se alcançar o objetivo do programa. Atividades principais Esforço a ser desenvolvido por meio de ações que levem à obtenção dos Resultados especificados. Podem ser expressas por resultado ou para o conjunto de resultados. Indicadores de acompanhamento Fontes que comprovem o desempenho O que mais é necessário, além das atividades previstas, para se alcançar os resultados. PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO
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Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA 11/15
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PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA 11/15
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Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA 11/15
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PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA 11/15
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PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA COM QUALIDADE
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PORQUEPORQUE PORQUEPORQUE COMOCOMO COMOCOMO Marco Lógico PROJETO REGIONAL DE ATENDIMENTO DA DEMANDA COM QUALIDADE
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Justificativa : Produtos Entregues: Objetivos: Atividades a serem realizadas: Resultados Esperados: Público: Indicadores de Avaliação e Monitoramento: Construção do Pré-projeto
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Justificativa 1)Apresentação da situação atual e dos problemas (Extraído da base da árvore de problemas) 2)Apresentação dos impactos decorrentes do problema (Extraído da parte superior da árvore de problemas) 3)Apresentação das possíveis soluções genéricas decorrentes da solução do problema (Extraído da parte superior da árvore de soluções)
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Objetivos 1)Apresentação do que se pretende com a ação (Extraídos do Marco Lógico: objetivo superior do programa) 2)Objetivos específicos para complementar (Extraídos do Marco Lógico: Resultados Esperados)
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Resultados Esperados 1)Resultados diretos: extraído do marco lógico: resultados esperados 2)Resultados indiretos: extraído do marco lógico: objetivo superior
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Atividades a serem realizadas 1)Extraído do marco lógico: atividades
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Indicadores de avaliação e monitoramento: 1)Indicadores de impacto, efeito, resultado e de acompanhamento extraídos do marco lógico
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Produtos Entregues 1)Especificação dos produtos a serem entregues vinculados a cada uma das atividades apresentadas no Marco Lógico (produtos precisam ser elaborados)
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Público 1)Público direto: público que receberá as atividades apresentadas no marco lógico (precisa ser desenvolvido) 2)Público indireto: público que receberá os benefícios do Objetivo Superior
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Justificativa : 1) Apresentação da situação atual e dos problemas (Extraído da base da árvore de problemas) 2) Apresentação dos impactos decorrentes do problema (Extraído da parte superior da árvore de problemas) 3) Apresentação das possíveis soluções genéricas decorrentes da solução do problema (Extraído da parte superior da árvore de soluções) Produtos Entregues: 1) Especificação dos produtos a serem entregues vinculados a cada uma das atividades apresentadas no Marco Lógico (produtos precisam ser elaborados) Objetivos: 1) Apresentação do que se pretende com a ação (Extraídos do Marco Lógico: objetivo superior do programa) 2) Objetivos específicos para complementar (Extraídos do Marco Lógico: Resultados Esperados) Atividades a serem realizadas: 1) Extraído do marco lógico: atividades Resultados Esperados: 1) Resultados diretos: extraído do marco lógico: resultados esperados 2) Resultados indiretos: extraído do marco lógico: objetivo superior Público: 1) Público direto: público que receberá as atividades apresentadas no marco lógico (precisa ser desenvolvido) 2) Público indireto: público que receberá os benefícios do Objetivo Superior Indicadores de Avaliação e Monitoramento: 1) Indicadores de impacto, efeito, resultado e de acompanhamento extraídos do marco lógico
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Instrumentos de Planejamento Projeto EAP Cronograma Orçamento
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Instrumentos de Planejamento Estrutura Analítica do Projeto (EAP) É uma ferramenta para identificar o que deve ser feito no projeto. O EAP tem por finalidade entender o projeto como um todo, pela análise de suas partes. O EAP ajuda ainda a: Fornecer uma ilustração detalhada do escopo do projeto; Servir de base para a realização do cronograma físico e financeiro; Montar equipes de projeto; Monitorar o progresso (cada tarefa é uma unidade mensurável do trabalho).
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25 Estrutura Analítica do Projeto – EAP Projeto: Construir nova Unidade Escolar Infra-estrutura e ProcessosEquipeSuporte à Educação EstruturaçãoLevantar equipe necessáriaMerenda Encontrar espaço físicoContratar equipeEscolher local adequado para a cozinha Verificar compatibilidade do espaçoCapacitar equipeContratar equipe da cozinha Licitar obra para construção Definir responsabilidadesImplantar cozinha Controlar a construção Definir divisão de tarefasTransporte Prover materiais e equipamentos necessários DireçãoMapear demanda RotinasDefinir papéis do diretor, vice diretor, coordenador pedagógico Planejar oferta Definir atividades da escolaEscolher diretorContratar serviço Desenhar processos da escolaCapacitar diretorGerenciar serviço de transporte Criar manual de normas e rotinas Exemplo de EAP
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Exemplo de Cronograma (parcial) Construção de UBS 26
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Plano de Implementação das Atividades Ações Responsável pela atividade JanFevMarAbrMaiJul TOTAL DA ATIVIDADE
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