A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mídias sociais e língua portuguesa. “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mídias sociais e língua portuguesa. “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 Mídias sociais e língua portuguesa

2

3

4

5

6

7 “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem escrita. Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

8 Elementos essenciais Uso de caracteres simbólicos para criar formas de simular elementos não verbais: EMOTICONS: caracteres do teclado que simbolizam expressões faciais: :-) sorriso O computador popularizou esse uso porque já eram usados nas cartas.

9

10 Onomatopéias e repetição de letras para caracterizar a prosódia “Sem o contato direto com os interagentes, a falta de contexto é um problema sério da conversação online” Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

11

12 A linguagem é adaptada, convencionada e alterada para dar à conversação dimensões da oralidade. Raquel Recuero, em A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet.

13

14

15

16 As mídias sociais acertam os erros

17

18

19

20 Invasores do texto: cultura participativa dos fãs

21

22

23 Folksonomia / etiquetagem social / hashtags

24 Folksonomia é o resultado da atribuição livre e pessoal de etiquetas (tagging) a informações ou objetos com intuito de recuperá-las. A atribuição de etiquetas é feita em um ambiente social (compartilhado e aberto a outros).

25 Acrônimos (abreviações) na internet Ex: RIP = Rest In Peace

26 Amar não precisa de português? Amar é democrático.

27

28

29

30

31

32

33 Google deixa formalidade de lado e responde com GIFS Ao invés de escrever que não sabia responder a pergunta feita por um jornalista, a empresa mandou uma imagem animada.

34


Carregar ppt "Mídias sociais e língua portuguesa. “Escrita falada” ou “oralizada” A conversação no ciberespaço acontece, em grande parte, através da linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google