A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético Profissionais: Michele Sanford(fisioterapeuta) Lindalva Araújo(terapeuta ocupacional) Daniele Tomaz(enfermeira)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético Profissionais: Michele Sanford(fisioterapeuta) Lindalva Araújo(terapeuta ocupacional) Daniele Tomaz(enfermeira)"— Transcrição da apresentação:

1 1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético Profissionais: Michele Sanford(fisioterapeuta) Lindalva Araújo(terapeuta ocupacional) Daniele Tomaz(enfermeira) Andréia Pedrosa(nutricionista)

2 O que é diabetes? O diabetes é uma doença em que há aumento da glicemia (açúcar no sangue).

3 O que a pessoa que tem diabetes senti? Muita sede Excesso de urina Muita fome Cansaço Emagrecimento Formigamento nas mãos e pés Dormências Peso ou dores nas pernas Infecções repetidas na pele e mucosas

4 E se a pessoa que tem diabetes não se cuidar? O que pode acontecer? Infarto no coração ♦ Aumento do pressão arterial ♦ Derrame cerebral ♦ Pé diabético ♦ Lesões nos rins com insuficiência renal ♦ Lesões nos nervos com aparecimento de dor ♦ Paralisias

5 Como posso controlar o diabetes? Comendo bemFazendo Exercícios físicos Melhora do controle do diabetes, da hipertensão e do colesterol no sangue e, dessa forma, diminui o risco de infarto e derrame. Controle do peso. EVITAR os açúcares simples, refinado, cristal e mascavo, mel, doces e refrigerantes. Dar preferência às gorduras de origem vegetal e reduzir a gordura animal: banha de porco, pele, carne, ovos, leite e derivados.

6

7 Pé Diabético O pé diabético é uma complicação frequente do diabetes, que pode se desenvolver em média após 10 a 15 anos da doença. É qualquer lesão ou ferida que ocorre no pé do diabético.

8 Cuidado com os pés

9

10

11 Caso haja qualquer alteração nos seus pés, procure o seu médico ou a enfermeira do local onde você faz acompanhamento do diabetes. Solicite ao profissional que examine seus pés a cada consulta

12 Dia mundial do DIABETES 14 de Novembro É possível VIVER BEM com diabetes!


Carregar ppt "1 Oficina de auto cuidado com o pé diabético Profissionais: Michele Sanford(fisioterapeuta) Lindalva Araújo(terapeuta ocupacional) Daniele Tomaz(enfermeira)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google