A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013

2 Considerações Considerações importantes em design de interação: Quanta informação deve ser apresentada; Como a informação deve ser distribuída; Qual a linguagem que deve ser utilizada; Quão estética é a apresentação da informação; Quão consistente é um ecrã em relação aos demais.

3 Considerações Expectativas mais comuns dos utilizadores: Aparência ordenada, clara e bem distribuída da informação exibida; Indicação clara da informação que está sendo exibido e do que fazer com ela; Apresentação da informação exatamente onde o utilizador a esperaria; Indicação evidente das relações entre opções, cabeçalhos, dados, dicas, legendas, etc.

4 Considerações Expectativas mais comuns dos utilizadores: Modo simples de acesso a todas as funcionalidades presentes no sistema e de saída de cada uma delas; Indicação clara de quando uma ação pode causar uma alteração permanente nos dados ou no sistema.

5 Considerações Metas de Design de Interfaces: Redução da carga de trabalho visual; Redução da carga de trabalho intelectual; Aumenta da produtividade; Aumento do grau de satisfação.

6 Considerações Organização Clara e Significativa dos Elementos Consistência; Ordenação dos Dados e do Conteúdo do ecrã; Navegação entre ecrãs; Composição Visualmente Agradável; Quantidade de Informação.

7 Falhas Típicas Inconsistência Ambiguidade relativamente à percepção humana Sobrevalorização das capacidades de raciocínio do utilizador Dificuldade de uso Deficiência quanto à clareza visual Desrespeito ao conforto visual do utilizador

8 Novas Tecnologias Não tentar atrair o utilizador com o uso da última tecnologia de ponta; Nem todos os browsers têm o mesmo comportamento para algumas tecnologias; O browser do utilizador pode não suportar a nova tecnologia; A máquina do utilizador pode não suportar a nova tecnologia.

9 Animações Evitar incluir elementos que se movem incessantemente; Mover imagens tem um efeito de sobrecarga na visão humana; Interfere na concentração para a leitura do texto.

10 Páginas Todas as páginas devem apresentar de forma clara a sua relação com as demais; Uma página pode ter sido localizada por um motor de busca, e portanto o utilizador pode pretender aceder a páginas relacionadas; Cada página deve conter um link para a homepage e alguma indicação da hierarquia desta página com as demais.

11 Scroll Nem todos os utilizadores usam o scroll para visualizar partes abaixo da página; Todas as opções, controles de navegação e conteúdos mais importantes devem ficar no topo da página.

12 Informações atualizadas Informações atualizadas mostram que o responsável pela sua manutenção está atento ao seu conteúdo; Páginas com informações desatualizadas dão uma ideia de abandono; Remover informações que já caducaram.

13 Ação Retroceder O botão Retroceder é muito usado num browser; Ocorrem problemas com a navegação pelo botão Retroceder quando: – se usa frames; – se abre uma nova janela; – se desativa o seu funcionamento para evitar voltar às páginas anterior.

14 Ações de Publicidade O número de clicks em mecanismos de publicidade é cada vez menor; Inconscientemente os utilizadores: – ignoram os banners; – ignoram tudo o que pisca, animações; – fecham janelas de publicidade, mesmo antes das mesmas estarem completamente carregadas.

15 Scroll Horizontal Evitar o uso de scroll Horizontal; Necessário quando a resolução usada pelo utilizador não é a mesma imaginada pelo responsável da página.

16 Datar a Informação Os dados disponibilizados devem ter uma data associada; Artigos, textos e outras informações sem data associada, pode induzir dúvidas acerca da validade da informação.

17 Links Visíveis Os links reprensentam o primeiro elemento de interação na web; – A presença de links deverá ser óbvia; – Diferenciar os links visitados dos links não visitados; – Evitar abrir novas páginas em novas janelas a partir de um link (usar novos separadores).

18 Fundamental no Web Design Os utilizadores valorizam as melhorias seguintes: – Textos que podem ser lidos; – Conteúdo e respostas para suas questões; – Navegação e procura que os ajudem a encontrar o que procuram; – Formulários pequenos e simples; – Ausência de links desatualizados, conteúdos desatualizados.

19 Fundamental no Web Design Apresentar a estrutura do hiperdocumento e a posição corrente de navegação; lay-out gráfico visando conforto visual (distribuição, coerência e cores); Uso de metáforas adequadas para facilitar a navegação (ex: casa, pastas, setas); Uso de auxiliar de navegação e orientação.


Carregar ppt "Web Design: algumas considerações IPCA / EST Abril 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google