A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendimento ao Consumidor e Rotulagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendimento ao Consumidor e Rotulagem"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento ao Consumidor e Rotulagem
ALIMENTOS FUNCIONAIS Atendimento ao Consumidor e Rotulagem 1º Módulo Profª Flávia Guedes Corrêa

2 O QUE SÃO ALIMENTOS FUNCIONAIS?
São alimentos que além de fornecerem energia para o corpo e uma nutrição adequada, produzem outros efeitos que proporcionam benefícios à saúde, auxiliando na redução e prevenção de diversas doenças.

3 De acordo com a ANVISA... “Propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano”

4 ALIMENTOS PROBIÓTICOS
“organismos vivos que quando ingeridos exercem efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal do hospedeiro “organismos vivos que quando ingeridos em determinado número exercem efeitos benéficos para a saúde”

5 ALIMENTOS PROBIÓTICOS
“Suplemento alimentar microbiano vivo, que afeta de forma benéfica seu receptor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal”

6 Funções: Aumentam de maneira significativa o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos, pois ocorre um aumento dos níveis de vitaminas do complexo B e aminoácidos. Absorção acrescida de cálcio e ferro; Fortalece o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras;

7 Funções: Possuem efeito funcional benéfico no organismo, equilibra a flora intestinal, atua no controle do colesterol e na redução do risco de cânceres; Possuem uma particular importância para os indivíduos com intolerância à lactose, devido ao aumento de uma enzima que facilita a digestão da lactose.

8

9 ALIMENTOS PREBIÓTICOS
“Alimentos prébióticos são alimentos não digeríveis que beneficiam o hospedeiro por estimular seletivamente o crescimento ou também a atividade das bactérias residentes no cólon intestinal”

10 ALIMENTOS PREBIÓTICOS
“Os alimentos prebióticos são alguns tipos de fibras alimentares, ou seja, carboidratos não digeríveis pelo nosso corpo, possuindo desta forma uma configuração molecular que os torna resistentes à ação de enzimas”

11 ALIMENTOS PREBIÓTICOS
A ingestão de pré-bióticos aumentam a quantidade de bactérias benéficas presentes no organismo, produz ácidos graxos de cadeia curta (ácido acético, láctico), diminui o pH intestinal, reduz o tempo em que o alimento fica no intestino, reduz a produção de substâncias putrefativas no intestino.

12 Funções: Ajudam na manutenção da flora intestinal;
Estimulam a motilidade intestinal (trânsito intestinal); Contribuem com a consistência normal das fezes, preve a diarréia e a constipação intestinal por alterarem a microflora colônica propiciando uma microflora saudável;

13 Funções: Colaboram para que somente sejam absorvidas pelo intestino as substâncias necessárias, eliminando o excesso de glicose e colesterol, diminuindo o colesterol e triglicérides totais no sangue; Estimulam o crescimento das bifidobactérias. Essas bactérias suprimem a atividade de outras bactérias que são putrefativas, que podem formar substâncias tóxicas.

14

15 ALIMENTOS SIMBIÓTICOS
Alimentos simbióticos são alimentos que contêm ingredientes pré e pró-bióticos. Estes ingredientes são utilizados para melhorar a saúde humana e animal.


Carregar ppt "Atendimento ao Consumidor e Rotulagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google