A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ensino Objetivos Educacionais Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ensino Objetivos Educacionais Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Objetivos Educacionais Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral

2 Planejamento da ação didática Planejar é prever e decidir sobre: –o que pretendemos realizar; –o que vamos fazer; –como vamos fazer; –o que e como devemos analisar a situação para verificar se o que pretendemos foi atingido; Plano é o resultado do processo de planejamento.

3 Tipos de planejamento na educação do sistema educacional. geral das atividades de uma escola. do currículo (CFE, CEE). didático ou de ensino (a partir da ação do prof.): –de disciplina –de unidade ou de ensino –de aula

4 Planejamento da disciplina Relacionar-se com o plano curricular para garantir coerência com o curso; Levantar dados sobre as condições dos alunos – sondagem inicial; Propor objetivos gerais e definir objetivos específicos; Indicar os conteúdos a serem desenvolvidos durante o período;

5 Planejamento da disciplina Estabelecer as atividades e procedimentos de ensino e aprendizagem adequados aos objetivos e conteúdos propostos; Selecionar e indicar os recursos a serem utilizados; Escolher e determinar as formas de avaliação coerentes com os objetivos e conteúdos propostos.

6 Plano da disciplina - modelo 1.Identificação do plano (nome da disciplina, curso, professor, semestre, carga horária, turmas, número de alunos, monitores). 2.Objetivos gerais: (Capacitar os alunos..., Proporcionar os conhecimentos básicos...) 3.Conteúdo: organização sequencial das unidades que o compõem. Pode conter a bibliografia básica.

7 Plano da disciplina - modelo 4. Estratégias de ensino e aprendizagem: aulas expositivas, seminários, dramatização, aulas práticas, etc. 5. Recursos: os mais variados, desde giz até projetor multimídia, equipamentos e material de laboratório, material de campo, etc. 6. Estratégias de avaliação: provas dissertativas e/ou práticas, registros de observação, relatórios, etc.

8 Plano da unidade Unidade didática: reúne várias aulas sobre assunto correlatos. Mais pormenorizado que o Plano da disciplina. Indica estratégias de sondagem ou diagnóstico (pré-teste, diálogo) Contém os objetivos específicos (conceitos, habilidades e atitudes pretendidos). Maior detalhamento do conteúdo.

9 Plano de Aula Segue mesma organização do plano de unidade, porém restrito à “aula do dia”. Pode assumir a forma de um diário, contendo registros do desenvolvimento da aula.

10 Objetivos educacionais Consiste na definição de todos os comportamentos que podem modificar-se como resultado da aprendizagem. Norteia e valida a avaliação. –Gerais: atingidos a longo prazo e previstos para um determinado grau ou ciclo. –Específicos: definidos especificamente para uma disciplina, uma unidade ou uma aula. Desdobramento e operacionalização dos objetivos gerais.

11 Desdobre os objetivos gerais em vários objetivos específicos, a serem alcançados a curto prazo. Focalize o comportamento do aluno e não o do professor. – Ensinar a adição de números de dois algarismos com transporte. – O aluno será capaz de somar números de dois algarismos com transporte. – evitar: ensinar, transmitir, instruir, introduzir (referem-se ao comportamento do professor). Como formular objetivos específicos

12 Utilize verbos que descrevam comportamentos observáveis do aluno, ao final da instrução e como resultados da aprendizagem (evitar verbos referentes a estados não observáveis – adquirir, aprender, assimilar, saber, perceber, etc.). – verbos com sentido mais preciso: identificar, reconhecer, diferenciar, comparar, escrever, nomear, relacionar,descrever, explicar, exemplificar, justificar, classificar, escolher, selecionar, resolver, calcular, aplicar, usar, analisar, sintetizar, etc. Como formular objetivos específicos

13 HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 4 a ed. São Paulo: Ed. Ática, HAYDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ed. Ática, GIL, A.C. Metodologia do Ensino Superior. 3 a. ed. São Paulo: Ed. Atlas, Bibliografia


Carregar ppt "Plano de Ensino Objetivos Educacionais Práticas Pedagógicas & Comunicação e Expressão Oral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google