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Teoria das Relações Humanas

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Apresentação em tema: "Teoria das Relações Humanas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Relações Humanas
Abordagem Humanística Teoria das Relações Humanas Humanizar a Administração Democratizar a Administração Sistema Social Elton Mayo Período: 1930 Princípios: A organização é formada por pessoas Delegação de autoridade Confiança e abertura Dinâmica de grupo Ênfase nas Pessoas Críticas: Visão simplificada do indivíduo Limitação do campo de aplicação Parcialidade nos resultados Enfoque manipulativo das relações humanas Surgem Estudos: Motivação Liderança Redes de Comunicação c2007, Valentim

2 Abordagem Humanística da Administração
 Escola das Relações Humanas: Principais vultos: Mary Parker Follett, Elton Mayo (1880/1947).  Ênfase: pessoas A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como conseqüência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Mary Follett foi reconhecida primeiramente no Japão e atualmente é considerada a responsável pela Liderança Situacional. Três maneiras de lidar com os conflitos: Dominação, Concessão mútua e integração.

3 Enfatização desta Teoria :
1- Trata a organização como grupos de pessoas; 2- Enfatiza as pessoas; 3- Inspirada em sistemas de psicologia; 4- Delegação de autoridade; 5- Autonomia do empregado; 6- Confiança e abertura; 7- Ênfase nas relações entre as pessoas; 8- Dinâmica grupal e interpessoal.

4 SURGIMENTO... Teoria das Relações Elton Mayo Humanas
Surge: A partir da experiência de Hawthorne (E. Mayo). Ocorre como um movimento contrário à Teoria Clássica da Administração. Conceito: Visa tratar a organização sob o ponto de vista das pessoas. Métodos: Visam à eficiência organizacional observando o indivíduo e o grupo. Teoria das Relações Humanas Ênfase nas Pessoas enquanto parte da organização Elton Mayo

5 A origem da Teoria das Relações Humanas são:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia. As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvidas entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo.

6 A Experiência na fábrica de Hawthorne
1a. Fase: Grupo de observação e grupo de controle para conhecer o efeito da iluminação na produtividade. A primeira experiência que contou com a participação da equipe de Harvard teve início em 1927, e foi denominada Sala de Provas de Montagem de Relés. Sua finalidade era realizar um estudo da fadiga no trabalho, e dos efeitos gerados por mudanças de horários ou introdução de intervalos de descanso no período de trabalho. 1. Estabelecer a capacidade de produção em condições normais. 2. Isolamento do grupo experimental na sala de provas. 3. Separação do pagamento por tarefas do grupo experimental. 4. Intervalos de 5 minutos na manhã e na tarde.

7 2a. Fase: Grupo experimental e grupo de controle para conhecer
Os efeitos de mudanças nas condições de trabalho: Seriam entrevistados todos os funcionários da empresa, anualmente. O objetivo era desvendar os motivos que levavam os funcionários a adotar postura tão diferentes nos seus departamentos e na sala de provas. Nesta fase, a maioria dos supervisores foi incluída no programa como entrevistadores. O programa foi bem aceito tanto pelos operários quanto pelos supervisores, já que os primeiros encontravam a possibilidade de falar o que sentiam a respeito da organização como um todo.

8 3a. Fase: Início do Programa de Entrevistas.
Escolheu-se um grupo experimental – nove operadores, nove soldadores e dois inspetores, que passaram a trabalhar em uma sala especial com idênticas condições de trabalho do departamento. Havia um observador dentro da sala e um entrevistador que ficava do lado de fora e que entrevistava esporadicamente aqueles operários. Essa experiência durou de novembro de 1931 a maio de 1932 e visava analisar a organização informal dos operários. O sistema de pagamento era baseado na produção do grupo, havendo um salário-hora com base em inúmeros fatores e um salário mínimo horário, para o caso de interrupções na produção. Os salários somente poderiam ser elevados se a produção total aumentasse.

9 As linhas de montagem da TLT
Exercício: As linhas de montagem da TLT A TLT produz telefones fixos e celulares. Seu modelo mais importante é o TLT-5455, cuja produção é realizada por 4 linhas de montagem. Cada linha tem 28 operárias com atividades superespecializadas e fragmentadas. A matéria-prima segue pela linha de montagem e cada operária acrescenta um parafuso ou peça e, na ponta final, sai o produto acabado. A linha 1 produz 480 telefones em média por dia, a linha 2 cerca de 460, a 3 alcança 510 e a 4 chega a 550. Marina Fortes, a gerente de produção do TLT-5455 acha que todas as linhas deveriam apresentar uma média equivalente com um pequeno desvio padrão. Com base na leitura das experiências de Hawthorne o que fazer para colaborar com este desvio ? Apresente a simulação, definindo os pontos principais para alcançar a produção final.

10 Conclusões da Experiência de Hawthorne
O nível de produção é resultante da integração social. Comportamento social dos empregados. Recompensas e sanções sociais. Grupos informais. Relações humanas. Importância do conteúdo do cargo. Ênfase nos aspectos emocionais.

11 Funções básicas da organização, segundo a Abordagem Humanística
Equilíbrio externo Função econômica: Produzir bens ou serviços Organização Industrial Equilíbrio interno Função social: Dar satisfações a seus participantes

12 A Civilização Industrializada e o Homem
O trabalho é uma atividade tipicamente grupal. O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social. A tarefa básica da Administração é formar uma elite de administradores capaz de de compreender as pessoas e de comunicar através de chefes democráticos, persuasivos e simpáticos. 4. Passamos de uma sociedade estável para uma sociedade participativa entre as pessoas. 5. O ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de ser reconhecido e de receber adequada comunicação.

13 Motivação O que é motivação? Como um trabalhador é motivado? O estudo da motivação humana procura explicar o porquê do comportamento das pessoas. Desta forma, a sua influência na produtividade passou a interessar e ser estudada. Kurt Lewin foi um profundo inspirador dos autores da Escola das Relações Humanas, graças às suas pesquisas sobre a motivação.

14 Níveis/Estágios de Motivação
Necessidades fisiológicas: Relacionadas a sobrevivência do indivíduo. Nível mais baixo. Necessidades psicológicas: Relacionadas aos desejos do indivíduo. Nível médio. - Necessidade de segurança íntima; - Necessidade de participação; - Necessidade de autoconfiança; - Necessidade de afeição. Necessidades de auto-realização: Relacionadas e decorrentes a educação e da cultura da pessoa. Nível mais elevado. c2007, Valentim

15 Etapas do Ciclo Motivacional
Equilíbrio Estímulo ou incentivo Satisfação Necessidade Comportamento ou ação Tensão c2007, Valentim

16 O ambiente interno da Lucen Lac
Exercício: O ambiente interno da Lucen Lac Como empresária, Celeste Aguiar Luz se considera uma mulher bem-sucedida. Sua empresa – a Lucen Lac – alcança excelentes resultados financeiros e elevada lucratividade. Contudo, Celeste nota que o ambiente interno de sua empresa é frio, inamistoso e negativo. O clima é pesado e agressivo. Quando passa por entre os funcionários, Celeste percebe que não é bem recebida. Afinal, qual é o problema?

17 Liderança Enquanto que a Teoria Clássica não se preocupava com o fator "liderança" a Teoria das Relações Humanas passou a constatar uma enorme influência da liderança no comportamento das pessoas. Com a experiência de Hawthorne ficou demonstrado a existência de líderes informais que influenciavam e mantinham o controle sobre o comportamento do grupo ajudando-o a desenvolver o trabalho de forma integrada. A Liderança consiste em líderes que induzem seguidores a realizar certos objetivos que representam os valores e as motivações – desejos e necessidades, aspirações e expectativas. ( Phillips, Donald T.)

18 Ângulos de visualização de liderança segundo os
Humanistas Liderança como um fenômeno de influência interpessoal; Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo: 3. Liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados; 4. Liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis da situação.

19 Personalidade dos Líderes
Traços Físicos: energia, aparência pessoal, estatura e peso; Traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança; Traços sociais: cooperação, habilidades interpessoais e habilidade administrativa; Traços relacionados com a tarefa: impulso de realização, persistência e iniciativa. c2007, Valentim

20 Teorias sobre Liderança
Características marcantes de personalidade possuídas pelo líder Teorias de Traços de Personalidade Maneiras e estilos de se comportar adotados pelo líder Teorias sobre estilo de Liderança Teorias Situacionais de Liderança Adequação do comportamento do líder às circunstâncias da situação c2007, Valentim

21 Estilos de liderança Qual é o seu???? (Teste) 21

22 LÍDER AUTORITÁRIO

23 LÍDER LIBERAL LAISSEZ-FAIRE “deixar fazer”

24 Vamos trabalhar juntos !
LÍDER DEMOCRÁTICO Vamos trabalhar juntos !

25 Estilos de Liderança Autocrática: O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo Liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o completamente à vontade e sem controle algum Democrática: O líder conduz e orienta o grupo e incentiva a participação democrática das pessoas Liberal Democrático Autocrático Líder Líder Líder Subordinados Subordinados Subordinados Ênfase no líder Ênfase no líder e subordinados Ênfase nos subordinados

26 Comunicação É a troca de informações entre indivíduos. Por isso constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. A comunicação requer um código para formular uma mensagem e a envia na forma de um sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um determinado canal (fios, papel) a um receptor da mensagem que o decodifica e interpreta o seu significado.

27 Comunicação Alerta dos Humanista quanto a comunicação das Empresas:
Deve assegurar a participação das pessoas na solução dos problemas. Deve Incentivar franqueza e confiança entre indivíduos e grupos nas empresas. Princípios Principais da Comunicação Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir em suas tarefas. Proporcionar atitudes que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

28 Comparação entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas
Trata a organização como máquina. Enfatiza as tarefas ou a tecnologia. Inspirada em sistemas de engenharia. Autoridade centralizada. Linhas claras de autoridade. Especialização e competência técnica. Acentuada divisão do trabalho. Confiança nas regras e regulamentos. Clara separação entre linha e staff. RELAÇÕES HUMANAS Trata a organização como grupos humanos. Enfatiza as pessoas e grupos sociais. Inspirada em sistemas de psicologia. Delegação de autoridade. Autonomia dos empregados. Confiança e abertura. Ênfase nas relações entre pessoas. Confiança nas pessoas. Dinâmica grupal e interpessoal.

29 TESTE APTIDÃO E COMPREENSÃO...
VAMOS LÁ !!! 29

30 ATIVIDADE PARA ENTREGA :
Mary Parket Follett Atividade em Sala: ESTUDO DE CASO “DICAS” de Liderança de Guerra nas Estrelas

31 Leia as palavras e não as cores:
AZUL AMARELO PRATA MARROM VERMELHO VERDE LARANJA ROXO VERDE CINZA BRANCO ROSA VIOLETA DOURADO BEGE LILÁS TURQUESA VINHO AZUL VERDE AMARELO PRATA AZUL VERMELHO VERDE LARANJA ROXO PRETO CINZA BRANCO ROSA VIOLETA DOURADO BEGE LILÁS TURQUESA VINHO AZUL AMARELO PRATA MARROM VERMELHO VERDE LARANJA ROXO PRETO CINZA BRANCO ROSA VIOLETA DOURADO BEGE LILÁS TURQUESA VINHO AZUL AMARELO PRATA MARROM VERMELHO VERDE LARANJA ROXO PRETO CINZA BRANCO ROSA VIOLETA DOURADO BEGE LILÁS TURQUESA VINHO AZUL AMARELO PRATA MARROM VERMELHO VERDE AZUL LARANJA ROXO PRETO CINZA BRANCO ROSA VIOLETA DOURADO BEGE

32 PENSE Comece 32

33 META-S COMPROMETA-SE ATIVA INICIATIVA

34 A motivação na Mayerlinck
Exercício: A motivação na Mayerlinck Carlos Siqueira é gerente do Departamento de Vendas da Mayerlinck. Dirige 15 vendedores, 2 assessores de vendas e 2 auxiliares internos de apoio. Carlos foi incumbido de aumentar em 12% as vendas no decorrer do ano. A meta é ambiciosa e seu primeiro desafio é saber como motivar seu pessoal e canalizar os esforços na direção correta. Marcelo está imaginando as necessidades humanas que deveriam ser priorizadas para poder realizar sua meta por meio dos vendedores. Como montar o esquema?


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