A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Agrícola “José Bonifácio” Cabeamento de rede Redes – Cabeamento de rede Prof. Carlos Eduardo Caraski.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Agrícola “José Bonifácio” Cabeamento de rede Redes – Cabeamento de rede Prof. Carlos Eduardo Caraski."— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Agrícola “José Bonifácio” Cabeamento de rede Redes – Cabeamento de rede Prof. Carlos Eduardo Caraski

2 Introdução Quando temos que implementar uma rede de mídia com fio, dizemos que temos que efetuar o cabeamento desta rede. O processo de cabeamento corresponde a conectar todos os computadores numa rede utilizando o tipo de cabo correto em cada situação diferente que se encontrar.

3 Para a área de redes podemos usar os seguintes tipos de cabos:  Coaxial  Par-Trançado  Fibra Óptica Cada um dos tipos de cabos tem suas vantagens e desvantagens. Também cada tipo tem sua aplicação específica.

4 Cabo Coaxial  O tipo de cabo coaxial é mais antigo utilizado no cabeamento de rede. Hoje está sendo substituído na maior parte das redes.  O cabo coaxial se caracteriza por ter apenas um núcleo condutor protegido por uma malha que age como uma blindagem ou aterramento.

5 Cabo coaxial A: revestimento de plástico B: tela de cobre C: isolador dialétrico interno D: núcleo de cobre

6  O cabo coaxial é também muito utilizado em outras áreas tais como sonorização e Tv/Vídeo.(75 Ohms)

7 Coaxial ThinNet  Este cabo é o coaxial mais encontrado nas redes internas por ser mais fino (de onde sai o nome Thin – Fino) e mais fácil de ser manuseado.

8 Cabo ThickNet  O cabo ThickNet foi menos utilizado em redes, principalmente pela dificuldade de manuseio por ser um cabo mais grosso (de onde deriva o nome – Thick – Grosso).

9 O cabo ThickNet utiliza os chamados conectores do tipo Vampiro que na verdade são transceptores que convertem o sinal para um outro cabo denominado AUI Drop cable que é ligado à placa adaptadora de rede de cada computador.

10

11 Qual a velocidades e distâncias dos cabos do tipo coaxial?

12 Cabo Par-Trançado  O cabo par-trançado é o padrão mais utilizado hoje em dia, por causa principalmente de sua facilidade de manipulação e boas velocidades.

13 O cabo par-trançado recebe este nome por ser formado de 4 pares de fios trançados par-a-par num total de 8 fios que transmitem a informação pela rede. Esta forma de cabo deriva da utilização em telefonia (no caso da telefonia são apenas 2 pares)

14 No caso da utilização em rede podem ser divididos em 2 tipos: UTP (unshielded twisted pair) – não blindado. STP (shielded twisted pair) – blindado.

15 UTP  O cabo UTP é o mais comumente utilizado em redes de escritório e empresas onde não há a necessidade de um isolamento de sinal muito grande.  Neste tipo de cabo os 4 pares trançados são cobertos por uma proteção externa simples que apenas mantém os fios juntos e os protegem de serem amassados ou rompidos facilmente.

16

17 Categoria O cabo UTP pode ser dividido em categorias, sendo que as mais utilizadas são as categorias 3, 5 e 5e.

18 Categoria Descrição Velocidade CAT 3 - 4 pares trançados, mas utiliza-se apenas 2 pares 10 Mbps CAT 5 - 4 pares trançados 100 Mbps CAT 5e - 4 pares trançados com fios de alta qualidade Aprox. 200 Mbps CAT 6 - 4 pares trançados com isolamento mais avançado Aprox. 600 Mbps CAT 7 - Múltiplos pares com isolamento individual por fio (nova muito rara) Aprox. 1 Gbps

19 Categoria 5 Neste cabo existem quatro pares de fios. Os dois fios que formam cada par são trançados entre si. É o tipo de cabo mais barato usado em redes, e é usado em praticamente todas as instalações modernas.

20 O par trançado é o meio físico mais utilizado nas redes modernas, apesar do custo adicional decorrente da utilização de hubs e outros concentradores. O custo do cabo é mais baixo, e a instalação é mais simples. Basta ligar cada um dos computadores ao hub ou switch. Cada computador utiliza um cabo com conectores RJ-45 em suas extremidades. As conexões são simples porque são independentes. Para adicionar um novo computador à rede, basta fazer a sua ligação ao hub, sem a necessidade de remanejar cabos de outros computadores.

21 Cabos de rede podem ser comprados prontos, com diversas medidas. É prático usar cabos prontos quando seu uso é externo, ou seja, não embutido na parede. São os casos dos cabos que ligam o computador ao hub ou tomada, e também dos inúmeros cabos que interligam os equipamentos de rede nos racks

22 A figura ao lado mostra um conector RJ-45 na extremidade de um cabo de par trançado. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena comprá-los prontos. Muitas lojas montam esses cabos sob medida. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalação e manutenção de redes, vale a pena ter os recursos necessários para construir cabos.

23 Devem ser comprados os conectores RJ-45, algumas um rolo de cabo, um alicate para fixaçãodo conector e um testador de cabos. Não vale a pena economizar comprando conectores e cabos baratos, comprometendo a confiabilidade. Entre as melhores marcas de conectores citamos a AMP, entre as melhores marcas de cabos de rede citamos os da Furukawa.

24 Empresa em Ribeirão para compra de cabos e conectores. http://200.143.15.30/sites/lidercon/ Fone: (16) 3612.1110 Fax: (16) 3612.1030 E-mail (geral): lidercon@lidercon.com.brRoberto lidercon@lidercon.com.brRoberto Tel.Cel.: (16) 9962.7606 E-mail: roberto@lidercon.com.br Joaquim - Tel.Cel.: (16) 9993.3331 E-mail: joaquim@lidercon.com.br Julio – Tel.Cel.: (16) 9992.6100 E-mail: julio@lidercon.com.br

25 A figura mostra a extremidade de um cabo UTP usado em redes, já desencapada e com seus quatro pares à mostra:  Um desses pares tem um fio: Azul escuro, trançado com um outro fio que pode ser azul claro ou então, branco com listras azuis. Um par tem um fio laranja trançado com um fio branco com listras laranjas; Próximo par fio verde trançado com um fio branco com listras verdes Por ultimo um fio marrom trançado com um fio branco com listras marrons.

26 Obs: Dependendo do cabo, os fios brancos listrados citados podem apresentar as cores laranja claro, verde claro e marrom claro, respectivamente.

27 Obs  Note que apesar da figura acima mostrar as extremidades dos oito fios desencapadas, com a parte de cobre à mostra, não desencapamos essas extremidades quando montamos um cabo de rede. O conector RJ-45 tem contatos cortantes que penetram na cobertura plástica e atingem o condutor interno, fazendo o contato.

28  Para quem faz instalações de redes com freqüência, é conveniente adquirir testadores de cabos. Lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, além de vários outros equipamentos. Os testadores da figura 15 formam uma dupla, e são vendidos juntos. Para testar um cabo, conectamos em cada um dos testadores, uma extremidade do cabo.

29 STP (blindado) O cabo STP é utilizado em ambientes onde a interferência eletro-magnética seja alta e possa afetar a transmissão da rede, se for utilizado o cabo UTP.

30  O cabo UTP caracteriza-se por possuir uma blindagem na forma de uma cobertura metálica entre a proteção externa e os pares trançados ou até em alguns casos em volta de cada par- trançado.  Em alguns casos o cabo STP não consegue inibir uma interferência muito alta, sendo necessário nesses casos o uso do cabo de fibra óptica.

31


Carregar ppt "Colégio Agrícola “José Bonifácio” Cabeamento de rede Redes – Cabeamento de rede Prof. Carlos Eduardo Caraski."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google