A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletrônica Analógica II

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletrônica Analógica II"— Transcrição da apresentação:

1 Eletrônica Analógica II
Professor : Sérgio Murilo Alves

2 Competências Conhecer, identificar e avaliar as principais estruturas compostas pelos amplificadores operacionais.  Conhecer estruturas de circuitos osciladores  Conhecer técnicas para atenuação de ruídos em sinais elétricos.  Confeccionar placas de circuito impresso.

3 Habilidades Conhecer e avaliar as principais estruturas analógicas para amplificação de sinal.  Conhecer e projetar circuitos osciladores.  Conhecer e aplicar técnicas para atenuação de ruídos e sinais elétricos.

4 Habilidades  Efetuar a montagem de estruturas eletrônicas discretas.
 Desenhar placas de circuito impresso utilizando CAD Representar circuitos eletroeletrônicos através de esquemas

5 Introdução É um dispositivo eletrônico constituído de um arranjo complexo de resistores, transistores, capacitores e diodos; Pode realizar operações como somar, subtrair, amplificar, integrar ou diferenciar sinais; Utilizado vastamente em projetos analógicos; São versáteis, baratos e fáceis de serem utilizados. Estão comercialmente disponíveis em circuitos integrados encapsulados em diversas formas.

6 Definições Símbolo de um AmpOp: Possui duas entradas: inversora (-) e
não-inversora (+); Uma saída. Uma entrada de alimentação positiva. Uma entrada de alimentação negativa.

7 Definições Uma entrada aplicada ao terminal não-inversor aparecerá com a mesma polaridade na saída, enquanto que uma entrada aplicada ao terminal inversor aparecerá invertida na saída.

8 Definições Terminais importantes do AmpOp: Entrada inversora – pino 2;
Entrada não-inversora – pino 3; Saída – pino 6; Alimentação positiva V+ – pino 7; Alimentação negativa V- – pino 4.

9 Definições O AmpOp deve ser alimentado por uma fonte de tensão simétrica;

10 Definições O modelo de circuito equivalente do AmpOp:
A resistência de entrada Ri é a resistência equivalente de Thevenin vista nos terminais de entrada; A resistência de saída Ro é a resistência equivalente de Thevenin vista nos terminais de saída. O modelo de circuito equivalente do AmpOp:

11 Definições A tensão de entrada diferencial vd: A tensão de saída vo é:
onde v1 é a tensão entre o terminal inverso e o terra e v2 é a tensão entre o terminal não-inversor e o terra; A tensão de saída vo é: onde A é o ganho de tensão de malha aberta (ganho do AMPOP sem a realimentação externa da saída para a entrada).

12 Definições Quando existe um caminho de realimentação da saída para a entrada, a razão da tensão de saída para a tensão de entrada é chamada de ganho de malha fechada; Uma limitação prática do AMPOP é que a magnitude da tensão de saída não pode exceder |Vcc|; O AMPOP pode operar em três regiões: Saturação positiva, vo=Vcc; Região linear, -Vcc ≤ vo = Avd ≤Vcc; Saturação negativa, vo=-Vcc. Nesta disciplina, será assumido que o AMPOP trabalha na região linear.

13 AMPOP Ideal Características do AMPOP ideal:
Ganho de malha aberta infinito, A ≈ ∞; Resistência de entrada infinita, Ri ≈ ∞; Resistência de saída nula, Ro ≈ 0.

14 AMPOP Ideal Um AMPOP ideal é um amplificador com ganho de malha aberta infinita, resistência de entrada infinita e resistência de saída nula; Além de que o AMPOP que será trabalho em Circuitos Elétricos trabalha na região linear, será considerado que todo AMPOP é ideal.

15 AMPOP Ideal Características de um AMPOP ideal:
As correntes nos dois terminais de entrada são zero, devido à resistência de entrada infinita: A tensão entre os terminais de entrada é insignificante:

16

17

18

19

20


Carregar ppt "Eletrônica Analógica II"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google