A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Didática Métodos de Ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Didática Métodos de Ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Didática Métodos de Ensino

2 Conceito de Método de Ensino:
Procedimentos de ensino, estratégia, métodos e técnicas. Esses são alguns termos utilizados que podemos relacionar ao tópico como ensinar. Métodos Caminho para se alcançar um fim (objetivo). Podemos conceituar método como sendo um roteiro geral para a atividade.

3 Conceito de Método de Ensino:
Estratégia Trata-se de uma descrição dos meios disponíveis pelo professor para atingir os objetivos específicos. Técnica É a operacionalização do método. Procedimentos Maneira de efetuar alguma coisa. Consiste em descrever as atividades desenvolvidas pelo professor e as atividades desenvolvidas pelos alunos.

4 Conceito de Método de Ensino:
No processo de ensino se faz necessário a combinação de atividades do professor e dos alunos, para que isso aconteça se faz necessário o planejamento das aulas focando os objetivos, conteúdos e meios para se alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino. Em cada ramo do conhecimento se desenvolve métodos próprios.

5 A Relação Objetivo-Conteúdo-Método
Podemos dizer que o conteúdo determina o método, pois é a base informativa concreta para atingir os objetivos. Para escolher os métodos mais adequados, o professor deve seguir alguns critérios como: objetivos educacionais, experiência didática do professor, tipos de alunos, tempo disponível, etc.

6 Os Princípios Básicos do Ensino
São aspectos gerais do processo de ensino que expressam funcionamentos teóricos de orientação ao professor. Que contam com a prática educativa escolar na sociedade, nas características de um processo de conhecimento, nas peculiaridades psicóticas de aprendizagem conforme a idade do aluno.

7 Os Princípios Básicos do Ensino
Caráter científico e sistemático Recomenda–se ao professor: Buscar a explicação científica de cada conteúdo; Oriente o estudo independente dos alunos na utilização dos métodos científicos; Certificar se a matéria anterior foi consolidada antes de introduzir uma nova; Assegurar a seqüência de conceitos e habilidades no plano de ensino e de aula; Aproveitar as possibilidades educativas da matéria no sentido de formar atitudes e convicções.

8 Os Princípios Básicos do Ensino
Ser compreensível e possível de ser assimilado Recomendações práticas: Dosagem do grau de dificuldades no processo de ensino; Diagnostico periódico do nível de conhecimento e de desenvolvimento dos alunos; Analise sistemática da correspondência entre o volume de conhecimentos e as condições concretas dos alunos; Aprimoramento e atualização do professor da matéria que leciona.

9 Os Princípios Básicos do Ensino
Assegurar a relação conhecimento-prática Recomendações pra este princípio: Estabelecer vínculos entre os conteúdos escolares, as experiências e os conteúdos da vida prática; Exigir dos alunos que fundamentem com o conhecimento sistematizado, aquilo que realizam em prática; Mostrar com que os conhecimentos de hoje são resultados da experiência de gerações anteriores e servem para criar novos conhecimentos para novos problemas.

10 Os Princípios Básicos do Ensino
Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem Recomendações: Esclarecer aos alunos os objetivos da aula e sobre a importância de novos conhecimentos para a seqüência dos estudos ou para atender necessidades futuras; Criar condições didáticas nas quais os alunos possam desenvolver seus próprios métodos de compreensão e assimilação de conceitos e habilidades;

11 Os Princípios Básicos do Ensino
Assentar-se na unidade ensino-aprendizagem Estimular os alunos a expor e defender seus pontos de vistas; Formular pesquisas e tarefas que exercite o pensamento e soluções criativas; Criar situações didáticas em que os alunos possam aplicar conteúdos a situações novas;

12 Os Princípios Básicos do Ensino
Garantir a solidez dos conhecimentos O professor deve recapitular a matéria freqüentemente com exercícios de fixação, tarefas individuais para alunos que apresentam dificuldades e sistematização dos conceitos básicos da matéria.

13 Os Princípios Básicos do Ensino
Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais O professor deve se empenhar para ensinar toda a sala, tendo em vista o interesse de todos, prestando atenção as diferenças de cada aluno e as peculiaridades do aproveitamento escolar. Explicar com clareza as os objetivos, as tarefas em que os alunos estarão envolvidos e o resultado que almeja;

14 Os Princípios Básicos do Ensino
Levar à vinculação trabalho coletivo-particularidades individuais Desenvolver um ritmo de trabalho de acordo com o nível máximo de exigências de cada grupo; Prevenir a influencia de particularidades desfavoráveis na sala de aula; Ter a consciência que a capacidade de assimilação, motivação para o estudo e os critérios de valorização não são iguais para todos os alunos e que há casos que requerem uma atenção especial do professor.

15 Classificação dos Métodos de Ensino:
1 – Método de Exposição Pelo Professor Nesse método, a atividade dos alunos é receptiva. Cabe ao professor a apresentação dos conhecimentos e habilidades. Podem ser expostos das seguintes formas: Exposição verbal: sua função é explicar um assunto desconhecido. O professor deverá estimular sentimentos, instigar a curiosidade, relatar sugestivamente um fato, descrever com vivacidade uma situação real, fazer leitura expressiva, etc.

16 Classificação dos Métodos de Ensino:
1 – Método de Exposição Pelo Professor Demonstração: o professor utiliza instrumentos que possam representar fenômenos e processos, que podem ser, por exemplo: visitas técnicas, projeção de slides. Ilustração: são utilizadas pelo professor, tal como na demonstração, a apresentação de gráficos, seqüências históricas, mapas, gravuras, de forma que os alunos desenvolvam sua capacidade de concentração e de observação. Exemplificação: é um meio de auxiliar a exposição verbal.

17 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente É uma técnica de ensino que consiste de tarefas dirigidas e orientadas pelo professor, para que os alunos as resolvam de modo individual e criativo. É preciso que os alunos já possuam determinados conhecimentos, compreendam a tarefa e seu objetivo, dominem o método de solução, apliquem conhecimentos e habilidades sem a orientação direta do professor.

18 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente O aspecto mais importante do trabalho independente é a atividade mental do aluno. Este método pode ser adotado em qualquer momento da aula, como tarefa preparatória, tarefa de assimilação ou como tarefa de elaboração pessoal. Na tarefa preparatória os alunos respondem um breve teste. Essa tarefa serve para verificar as condições prévias dos alunos.

19 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente As tarefas de assimilação são exercícios de aprofundamento e aplicação dos temas já tratados. Elas servem para revisar conhecimentos e assimilar a solução correta. As tarefas de elaboração pessoal são exercícios nos quais os alunos produzem respostas surgidas do seu próprio pensamento. Para solicitar esse tipo de tarefa é preciso fazer perguntas que leve o aluno a pensar: para que serve...?, o que devemos fazer quando...?, o que aconteceria se...?.

20 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Para que o trabalho independente cumpra a sua função didática o professor precisa: Dar tarefas claras; Assegurar condições de trabalho; Acompanhar o trabalho; Aproveitar o resultado das tarefas para toda a classe.

21 Classificação dos Métodos de Ensino:
2 – Método de Trabalho independente Os alunos, por sua vez, devem: - Saber o que fazer e como trabalhar; - Dominar as técnicas de trabalho; - Desenvolver atitudes de ajuda mútua.

22 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Interação entre alunos e professor. É a conversação, aula dialogada, com elaboração de perguntas que leve os alunos a reflexão. A forma mais usual de aplicação da conversação didática é a pergunta. A pergunta deve ser feita com bastante cuidado, para que seja compreendida pelo aluno da pergunta.

23 Classificação dos Métodos de Ensino:
3 – Método de Elaboração Conjunta Esse método é reconhecido como um excelente procedimento para promover a assimilação ativa dos conteúdos, desenvolvendo atividade mental, através da obtenção de respostas pensadas sobre a causa de determinados fenômenos, avaliação crítica de uma situação, busca de novos caminhos para soluções de problemas.

24 Classificação dos Métodos de Ensino:
4 – Método de Trabalho em Grupo Atividade coletiva que visa à integração e a colaboração dos alunos e/ou equipe para a execução de uma tarefa ou projeto. O professor precisa ter claro para trabalhar em grupo: Objetivos Que os conteúdos são meios e não os fins para o desenvolvimento de competências, necessárias na resolução de problemas.

25 4 - Método de Trabalho em Grupo
CONDIÇÕES MÍNIMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO (ESPAÇO FÍSICO, ILUMINAÇÃO, OUTROS). Ações reflexivas Sucesso na Aprendizagem Mediador Professor Aluno SIGNIFICATIVAS E CONTEXTUALIZADAS (Partir da realidade do aluno)

26 4 - Método de Trabalho em Grupo
ORGANIZAÇAO DOS GRUPOS Professor Grupo de até cinco Diferentes saberes pessoas (sempre com sobre o mesmo tema um aluno coordenando)

27 4 - Método de Trabalho em Grupo
IMPORTANTE! O professor deve deixar claro para a classe os critérios de agrupamentos, para que não encontre resistência na organização dos grupos, não decorrendo assim em equívocos didáticos.

28 4 - Método de Trabalho em Grupo
Diferentes Formas de Apresentação em Grupo: Debate Philips 66 Tempestade mental Grupos de verbalização Seminário

29 Classificação dos Métodos de Ensino:
5 – Atividades Especiais COMPLEMENTAM OS MÉTODOS DE ENSINO CONCORREM PARA ASSIMILAÇÃO ATIVA DOS CONTEÚDOS

30 Classificação dos Métodos de Ensino:
EX. ESTUDO DO MEIO Planejamento Execução Exploração dos resultados e Avaliação RELAÇÕES COM FATOS SOCIAIS (realidade do aluno)

31 Classificação dos Métodos de Ensino:
Aprendemos a aprender nas experiências ao longo da vida, nas relações do homem com o meio. A comunicação entre os grupos é mais clara, facilitando a construção de novos saberes. “Ninguém sabe tudo que não possa aprender e ninguém sabe tão pouco que não tenha nada a ensinar.” Autor desconhecido

32 Ana Maria Damaceno Cristiane Kumbartzk Eliane Santos Jesuel Cruz Renato Nunes Teixeira


Carregar ppt "Trabalho de Didática Métodos de Ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google