A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa

2 Um individuo tem ligado um aquecedor, que funciona a gás propano. Sabendo que durante o período de funcionamento o aquecedor queima 2kg de gás propano qual a quantidade de dióxido de carbono que se liberta?

3 Um individuo tem um aquecedor, que funciona a gás propano, ligado num quarto fechado. Sabendo que durante o período de funcionamento o aquecedor queima 2kg de gás propano e que nesse quarto estão disponíveis 200dm 3 de oxigénio será que o oxigénio existente é suficiente para a queima completa do gás?

4 REAGENTE LIMITANTE reagente que é totalmente consumido (está em menor quantidade estequiométrica relativa) e que condiciona a quantidade possível que se pode obter de produto da reacção

5 Num motor de um automóvel a queima de 100 g de octano (principal constituinte da gasolina) dá origem a 92g de dióxido de carbono. a)Seria esta a quantidade que se esperava obter a partir da queima completa das 100g de octano? b)Qual o rendimento dessa reacção?

6 RENDIMENTO DE UMA REACÇÃO  = quantidade de produto obtida experimentalmente quantidade de produto que se previa obter X 100 Se:  =100% a reacção diz-se completa, isto é, pelo menos um dos reagentes transformou-se completamente em produtos da reacção;  < 100% a reacção diz-se incompleta, isto é, nenhum dos reagentes se esgota.

7 Num motor de um automóvel a queima de 100 g de octano (principal constituinte da gasolina) dá origem a 92g de dióxido de carbono. a)Seria esta a quantidade que se esperava obter a partir da queima completa das 100g de octano? b)Qual o rendimento dessa reacção? c)Se esta gasolina apresentar 15% de impurezas que quantidade de dióxido de carbono se obtém, quando a reacção é completa?

8 PUREZA DE UM REAGENTE Grau de pureza = quantidade de substância pura quantidade de material X 100

9 Qual o combustível, gasolina ou gasóleo, que liberta mais energia ao ser queimado?

10 De onde vem a energia que se liberta quando o combustível se queima?

11 R EACÇÃO Q UÍMICA para que ocorra é necessário que haja Ruptura de ligações químicas nos reagentes Formação de novas ligações químicas para se formarem os produtos

12 CH 4 (g) + 2O 2 (g)  CO 2 (g) + 2H 2 O (g) H--C--H + O=O  O=C=O + H H HH O

13 E (C-H) = 411 kJ/mol E (O=O) = 494 kJ/mol E (C=O) = 799 kJ/molE (O-H) = 459 kJ/mol Balanço Energético da reacção química  E = energia consumida (reagentes) – energia libertada (produtos) ENERGIA DA REACÇÃO

14 > 0 Energia gasta para romper as ligações dos reagentes é maior que a energia libertada na formação dos produtos Reacção ENDOTÉRMICA < 0 Energia gasta para romper as ligações dos reagentes é menor que a energia libertada na formação dos produtos Reacção EXOTÉRMICA


Carregar ppt "Módulo 3 Reacções Químicas Curso Técnico de Produção Agrária Química Maria José Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google