A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes."— Transcrição da apresentação:

1 TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes

2 CONTEÚDO Conceitos Representação Divisão Topologia
Instrumentos, equipamentos e acessórios topográficos

3 CONCEITOS Definição: a palavra “topografia” deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever) o que significa, a descrição exata e minuciosa de um lugar. Finalidade: determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, desconsiderando a curvatura terrestre.

4 CONCEITOS Quando desejamos levar ao terreno dados e indicações obtidas nesta representação gráfica (planta topográfica), chamamos de locação topográfica. Quando desejamos colher todas as informações de uma área e defini-la nesta planta topográfica, chamamos de levantamento topográfico.

5 CONCEITOS Importância: ela é a base de qualquer projeto e de qualquer obra realizada por engenheiros ou arquitetos. Por exemplo, os trabalhos de obras viárias, núcleos habitacionais, edifícios, aeroportos, hidrografia, usinas hidrelétricas, telecomunicações, sistemas de água e esgoto, planejamento, urbanismo, paisagismo, irrigação, drenagem, cultura, reflorestamento, etc.

6 CONCEITOS Diferença entre Geodésia e Topografia A Topografia e a Geodésia se utilizam dos mesmos equipamentos e praticamente dos mesmos métodos para o mapeamento da superfície terrestre. A Topografia tem por finalidade mapear uma pequena porção da superfície terrestre (área de raio até 30km)

7 CONCEITOS A Geodésia, tem por finalidade, mapear grandes porções desta mesma superfície, levando em consideração as deformações devido à sua esfericidade.

8 REPRESENTAÇÃO A porção da superfície terrestre, levantada topograficamente, é representada através de uma Projeção Ortogonal colcada e denomina-se superfície topográfica. Isto equivale dizer que, não só os limites desta superfície, bem como todas as suas particularidades naturais ou artificiais, serão projetadas sobre um plano considerado horizontal.

9 REPRESENTAÇÃO A esta projeção ou imagem figurada do terreno dá-se o nome de Planta ou Plano Topográfico.

10 DIVISÃO A Topografia está dividida em dois ramos distintos
Topometria, como a própria palavra sugere, neste ramo, estão agrupados todas as operações de medidas, tais como: Planimetria Altimetria

11 DIVISÃO Planimetria é a representação em projeção horizontal dos detalhes existentes na superfície, ou seja, na planimetria são medidas as grandezas sobre um plano horizontal. Tais grandezas são as distânciais e os ângulos horizontais. (Não levamos em consideração a curvatura terrestre).

12 DIVISÃO Altimetria é a representação em projeção vertical, onde são medidas as grandezas sobre um plano vertical, ou seja, os ângulos e as distâncias verticais. Sua representação gráfica será em corte, vista lateral, perfil, considerando a terra como esfera de raio médio igual a km.

13 TOPOLOGIA É a parte da topografia que estuda a morfologia do terreno, através de sua conformação, das suas modificações e das leis do seu modelado. Sua aplicação principal é na representação cartográfica do terreno pelas curvas de nível.

14 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Os instrumentos mais utilizados em levantamentos plamimétricos / altimétricos. Teodolito: Instrumento topográfico bastante utilizado na execução de levantamento planimétricos, altimétricos e planialtimétricos. Tem por finalidade única a medição de ângulos verticais e horizontais.

15 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Telurômento: Instrumento utilizado na determinação de grandes distâncias através da telemetria, comprimentos de ondas através do som. Receptores GPS: Instrumentos eletrônicos acompanhados de antenas e computadores, que determinam as coordenadas e altitudes de pontos atráves de conexão com satelites ativos.

16 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Trenas simples / Eletrônicas: Instrumento utilizados na medição de distâncias lineares horizontais ou verticais. Normalmente de fibra de vidro enrolada num carretel com 10, 20, 30 ou 50 metros ou: Trena eletrônica utilizadas na medição de pequenas distâncias através de ondas (raio lazer).

17 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Níveis: Instrumento topográfico empregado para nivelamento de pontos. Serve para indicar uma ou mais retas no plano horizontal. Alguns têm linha de visada dirigida direta, e outros, a linha de visada é dirigida por meio de luneta. Existem os níveis de bolha, de água, colimador e os eletrônicos.

18 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Mira ou Régua Melimetrada: É uma régua centrimetrada, destacando-se cada centímetro e cores variadas, ou seja, preta e branca, branca e vermelha e branca e amarela. Os números nela existentes são diretos ou invertidos: pode ser dobradiça ou encaixe.

19 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Tripé: Suporte portátil com três pernas corrediças (reguláveis) sobre o qual se acoplam os instrumentos topográficos (teodolitos, níveis, etc).

20 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Balizas: É uma haste de madeira ou ferro, de seção circular sextavada ou oitavada, com 2,00 metros de altura com 1,5 cm a 2,5 cm de diâmetros, tendo em uma de suas extremidades a parte pontiaguda normalmente pintada de vermelho e branco em intervalos variados, podendo ser inteira ou desmontável.

21 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Bússola: Instrumento que tem finalidade básica a determinação de ângulos azimutais e rumais através do norte magnético. Tipo de Bússolas: Declinatória, Rumal e Azimutal.

22 INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS TOPOGRÁFICOS
Umbrela: Também chamado de guarda sol, serve para proteger os instrumentos topográficos contra o sol ou chuvas.


Carregar ppt "TOPOGRAFIA Por Júlio Lopes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google