A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Revolução Industrial

2 O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho assalariado.

3 Tipos de produção Produção artesanal Manufatura Maquinofatura

4 Produção artesanal

5 Manufatura

6 Maquinofatura

7 Por que a Inglaterra? Acúmulos de capitais por meio da concentração de terras; Tinha a mais importante zona de livre comércio da Europa; Um sistema de créditos desenvolvido; A Inglaterra é situada à margem da Europa Ocidental; Grande quantidade de ferro e carvão em seu território.

8 Como ocorreu o processo? Devido ao grande acúmulo de riquezas, os donos das manufaturas industrializaram os processos agrícolas fazendo, com isso, que diminuísse a necessidade de trabalhadores rurais. Perdendo seus trabalhos, os camponeses passaram a migrar para as cidades.

9 Consequências Aumento da produção de alimentos; Aumento da população nas cidades (1750: 6,5 milhões de habitantes/ 1801: 16,3 milhões/ 1851: 27,5 milhões de habitantes); Aumento da oferta de mão-de-obra; Salários miseráveis; Desenvolvimento urbano; Consolidação do capitalismo.

10 Urbanismo

11 Exploração do trabalho A média de trabalho por dia eram de 15 horas; Mulheres e crianças eram obrigadas a trabalhar com salários inferiores aos dos homens adultos; A saúde dos operários era prejudicada devido às instalações precárias nas fábricas. A média de vida de um operário era de 55 anos.

12 Trabalho infantil

13 Impactos Resistência operária (criação de organizações operárias - sindicatos); Urbanização Transporte e comunicação  as mais importantes foram: navio a vapor, locomotiva, o automóvel, o telégrafo e o telefone. Divisão do trabalho:  Na produção artesanal o artesão participava de todos os processos da produção, a partir desse momento se originou as linhas de montagem, no qual cada trabalhador tinha responsabilidade por uma parte da produção.

14 As etapas da revolução: Primeira etapa (1760 -1860):  Ficou limitado praticamente à Inglaterra. Desenvolvimento da indústria de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico e o aperfeiçoamento das máquina a vapor.

15 Segunda etapa (1860-1900):  Espalhou-se pela Alemanha, Bélgica, França, Itália e Rússia e ganhou espaço também em outros continentes. Teve como principais inovações a substituição do aço pelo ferro, aperfeiçoamento da energia elétrica e do petróleo, invenção do motor à explosão, da locomotiva e do barco a vapor e o desenvolvimento dos produtos químicos. A invenção dos meios de comunicação.


Carregar ppt "Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google