A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS GRUPOS. Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS GRUPOS. Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto."— Transcrição da apresentação:

1 OS GRUPOS

2 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais OS GRUPOS 1.O conceito de grupo e a sua formação;O conceito de grupo e a sua formação; 2.Grupos primários e grupos secundários;Grupos primários e grupos secundários; 3.Socialização, papel e estatuto social;Socialização, papel e estatuto social; 4.Liderança, comportamento e motivação.Liderança, comportamento e motivação.

3 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais “ O GRUPO “ O Homem é, por natureza, um ser eminentemente social.” Esta frase, cuja autoria se atribui a Aristóteles, traduz a necessidade de relação, de vivência em grupo que caracteriza o Homem e que justifica a sua presença simultânea em diferentes tipos de grupos. Desde o grupo familiar, até ao grupo escola ou ao grupo profissional onde vai estruturando a sua personalidade, o Homem participa em diversos grupos que influencia e de que recebe influencias.

4 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais “DO MESMO MODO QUE É IMPOSSIVEL, PELO SIMPLES EXAME DE ALGUNS MINUTOS, DESCOBRIR NO BATER DAS ONDAS NUMA PRAIA, O MOVIMENTO REGULAR DAS MARÉS, ASSIM TAMBÉM QUEM SE DETIVER NA CONTEMPLAÇÃO DE UM ÚNICO MOMENTO (…), NÃO PODERÁ SURPREENDER O RITMO DA EVOLUÇÃO QUE O DETERMINA E CONDICIONA.DO MESMO MODO QUE É IMPOSSIVEL, PELO SIMPLES EXAME DE ALGUNS MINUTOS, DESCOBRIR NO BATER DAS ONDAS NUMA PRAIA, O MOVIMENTO REGULAR DAS MARÉS, ASSIM TAMBÉM QUEM SE DETIVER NA CONTEMPLAÇÃO DE UM ÚNICO MOMENTO (…), NÃO PODERÁ SURPREENDER O RITMO DA EVOLUÇÃO QUE O DETERMINA E CONDICIONA. (…)SÓ O RECUO QUE FORNEÇA AOS FENÓMENOS UMA PERSPECTIVA ADEQUADA PODE PERMITIR UM ESTUDO OBJECTIVO DA SUA NATUREZA E SIGNIFICAÇÃO.(…) É TODO UM LARGO PERIODO DE HISTORIA/S (…), QUE SE TORNA INDISPENSÁVEL ABRAÇAR NUMA APRECIAÇÃO DE CONJUNTO.” - Bento de Jesus Caraça; A Cultura Integral do Individuo -

5 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O QUE É UM GRUPO? É um conjunto de indivíduos com um objectivo comum e em interdependência, que cooperam para atingir o fim que os reuniu: -Ter um objectivo comum é essencial para a existência de um grupo, mas não basta que as pessoas tenham um objectivo comum para formarem um grupo. As pessoas que fazem compras num supermercado podem comunicar entre si e até estabelecer relações, porém, elas terão um carácter transitório, momentâneo, o que não é suficiente para se falar de um grupo. A existência de um grupo implica um certo carácter de permanência.

6 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O QUE É UM GRUPO? - Os elementos de um grupo estão em interdependência e obedecem a normas. - Para atingir o objectivo de grupo, cada um desempenha determinados papeis. - Para atingir o seu objectivo é necessária a cooperação de todos.

7 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais A COESÃO DO GRUPO A coesão do grupo resulta da relação entre as forças atractivas (factores que levam à união do grupo) e as forças repulsivas (factores que levam à desagregação do grupo). Grupo coeso é aquele em que as forças atractivas predominam sobre as repulsivas, e em que os estados de tensão no interior do grupo são reduzidos. Em resumo, podemos afirmar que um grupo é coeso porque: - Existe uma interdependência entre os elementos, trabalham em conjunto para um objectivo comum e este é conseguido com o trabalho de todos;

8 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais - existe alguma semelhança entre os membros do grupo, o que faz com que eles executem as actividades de grupo; - existe a oportunidade de todos participarem nas decisões. O grupo apresenta tanto mais sucesso quanto mais coeso for! A coesão do grupo permite, de um modo geral: -Que os membros do grupo permaneçam juntos; -Que os membros do grupo confiem e sejam leiais; -Que os seus membros se sintam seguros; -Que os seus membros se deixem influenciar pelo grupo; -Que aumente significativamente a satisfação dos seus membros á medida que o trabalho se desenvolve; -Que a interacção entre os seus membros se intensifique.

9 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais Um grupo coeso é fundamental para as decisões de rotina.grupo coeso Porém, pensa-se que quando é necessário criar novas ideias para resolver situações ou novos problemas, o grupo coeso pode apresentar algumas dificuldades. Neste caso, as pessoas manifestam atitudes semelhantes, desenvolvendo o que se chama o pensamento de grupo. Elas pensam que são impenetráveis e que qualquer ideia que se introduza contra esse pensamento, não é bem aceite. Os grupos coesos apresentam menos discordância entre os seus membros. Tal facto pode trazer vantagens para o desenvolvimento do grupo. O grupo é tanto mais coeso quanto maiores forem as recompensas e as satisfações que o grupo oferece aos seus membros.

10 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais Factores que Diminuem ou Aumentam a Coesão do Grupo: Diminuem a coesão do grupo Aumentam a coesão do grupo Desacordo quanto á tarefa e/ou objectivos Acordo quanto à tarefa e/ou objectivos Grupo muito grandeFrequência das interacções Experiências desagradáveis Atracção pessoal Competição dentro do grupo Competição entre grupos Dominação por um ou vários membros Avaliação positiva

11 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais Etapas de Desenvolvimento do Grupo Todos os grupos passam por diversas transformações ao longo da sua vida. Essas etapas de desenvolvimento assentam, essencialmente, em duas vertentes fundamentais: 1ª Desenvolvimento orientado para a tarefa: tem a ver com os comportamentos que levam o grupo a empenhar- se na concretização dos objectivos, na realização da tarefa. 2ª Desenvolvimento orientado para a relação: refere-se aos comportamentos que tem como objectivo manter o grupo unido, reforçar a coesão do grupo.

12 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais Etapas de Desenvolvimento do Grupo ORIENTAÇÃO DA ACTIVIDADE COMPORTAMENTOS PARA A TAREFA-Pedir informação ou opinião; -Dar informação ou opinião; -Elaborar, analisar; -Reformular, sintetizar. PARA A RELAÇÃO-Concordar; -Promove a harmonia; -Encorajar, apoiar

13 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais GRUPO PRIMÁRIO/GRUPO SECUNDÁRIO Grupo Primário: É um grupo restrito e espontâneo, com motivações afectivas. Os seus membros partilham de um sentimento de solidariedade e valores sociais comuns. Ex.: A Familia. Grupo Secundário: É um grupo formado em interesses comuns, experiências pessoais idênticas, de escolha pessoal, em alternativa ao grupo primário. A nossa sociedade actual tende, cada vez mais, a substituir o grupo primário. É uma associação mais ampla, mais organizada e menos espontânea. Ex.: Colegas, amigos, etc..

14 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O GRUPO E A “PERSONALIDADE” “Cada individuo é o produto de múltiplos factores sociais, evoluções hereditárias e experiências pessoais.” A Personalidade: (termo latino “persona” = mascara) a)É um conjunto de características pessoais, que nos torna únicos; b)Ela reflecte o nosso estado de maturação psicológica (grau de autonomia; auto controle; valores; capacidade de relacionamento com o outro; capacidade de exprimir sentimentos e ideias; construção de um projecto de vida, etc.

15 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O GRUPO E A “PERSONALIDADE” A construção da nossa personalidade é influenciada pelos: a)Factores hereditários – Constituição física; património genético e sistema nervoso; b)Factores Sociais – Familia; amigos; escola; local de residência ou de trabalho, etc.; c)Factores de vivência pessoal – experiências vividas na infância e adolescência.

16 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O GRUPO E A “PERSONALIDADE” -A atitude é a tendência para reagir de determinado modo, face a um objecto ou a um estímulo; -A atitude manifesta-se através do nosso comportamento verbal e não verbal; -“As atitudes são aprendidas no meio social, elas não nascem connosco!”.

17 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais O GRUPO E A “PERSONALIDADE” A TRANSFORMAÇÃO DO “EU”… EM “NÓS”: -O grupo condiciona alguma perda de liberdade de acção dos sujeitos que o compõem. Á medida que o grupo se desenvolve e estrutura, criam-se certas expectativas mútuas entre os seus membros que obrigam á representação de determinados papeis, em favor da coesão e do conformismo que, muitas vezes, se torna útil para o funcionamento do grupo. -A coesão do grupo, apesar de possibilitar a transposição de uma resposta unitária para o exterior do grupo, pode ter como consequência o aniquilar das próprias pessoas e a sua submissão ao Nós, que é o grupo.

18 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais DEFINIR LIDERANÇA De acordo com George Terry (1960) “a liderança é a actividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objectivos de grupo!” Para qualquer situação de grupo em que um individuo procure influenciar o comportamento de outro individuo, estamos perante o fenómeno de liderança. A liderança é pois um fenómeno de influência interpessoal exercida em determinada situação através do processo de comunicação humana, com vista à concretização de determinados objectivos.

19 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais DEFINIR LIDERANÇA -O comportamento de liderar envolve múltiplas funções, tais como planificar, informar, avaliar, controlar, motivar, recuperar, punir, etc. Contudo, liderar é essencialmente orientar o grupo, as pessoas em direcção a determinados objectivos ou metas. -Sendo a liderança um processo de influencias, é necessário que o líder modifique intencionalmente o comportamento de outras pessoas, o que é possível através do modo como utiliza o seu poder e a sua autoridade.

20 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA White e Lippit (1939) estudaram a liderança em termos de estilo de comportamento do líder, na relação com o subordinado. O estilo de comportamento do líder refere-se ao que ele faz e como o faz. Estes autores consideram que existem três estilos de liderança: a)AutoritáriaAutoritária b)DemocráticaDemocrática c)LiberalLiberal

21 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA a)Estilo Autocrático:Estilo Autocrático: -Apenas o líder fixa as directrizes, sem qualquer participação do grupo; -O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, uma de cada vez, á medida que são necessárias para o grupo; -O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; -O líder é dominador e é “pessoal” nos elogios e nas criticas ao trabalho de cada subordinado.

22 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA Consequências no Grupo: -O grupo revela uma grande tensão, frustração, agressividade, ausência de espontaneidade e iniciativa. Não existe amizade; -Embora, aparentemente, gostem do que fazem, não revelam qualquer satisfação em relação à tarefa; -O trabalho só se desenvolve na presença física do líder. Quando este se ausenta os grupos produzem pouco e tendem a expandir os sentimentos recalcados, agredindo-se e tornando-se indisciplinados.

23 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA b) Estilo Democrático: -A directrizes são debatidas e decididas pelo grupo, sendo o papel do líder, de assistir e de estimular; -É o grupo que esboça os providências e as técnicas para atingir os objectivos, solicitando aconselhamento técnico ao líder, quando necessário, sugerindo este, duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham uma nova dimensão à medida que sucedem os debates; -É o grupo que decide sobre a divisão das tarefas e cada membro do grupo tem a liberdade para escolher o seu companheiro de trabalho; -O líder procura ser um membro igual aos outros do grupo, não se encarregando de muitas tarefas. O líder é objectivo e quando critica e elogia, limita-se aos factos.

24 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA Consequências no Grupo: -Desenvolve a amizade entre os vários membros do grupo; -O líder e os subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais. O trabalho desenvolve-se a um ritmo suave e seguro, mesmo que o líder se ausente.

25 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA c) Estilo Liberal: -Os elementos do grupo têm liberdade completa para tomar decisões com a participação mínima do líder; -A participação do líder é limitada, esclarecendo apenas quem pode fornecer informações ao grupo; -É o grupo quem decide sobre a divisão de tarefas e escolhe os seus companheiros. O líder não participa. -O líder não regula, nem avalia o que se passa no grupo. O líder faz alguns comentários irregulares sobre a actividade do grupo, quando é questionado.

26 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais ESTILOS DE LIDERANÇA Consequências no grupo: -Apesar dos membros do grupo terem uma actividade intensa, a produção não é satisfatória; -As tarefas desenvolvem-se ao acaso com oscilações e perde-se muito tempo com discussões. Fala-se mais de problemas pessoais do que de assuntos relativos ao trabalho. -Verifica-se um certo individualismo agressivo e pouco respeito pelo líder. Nota: O grupo que produz maior quantidade de trabalho é o autocrático, mas é o democrático que apresenta uma maior qualidade de trabalho.

27 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais OBJECTIVOS -Compreender os objectivos de diferentes grupos; Compreender o grupo como mecanismo de dispositivos para resolução de problemas e execução de tarefas; Compreender o trabalho de grupo como o produto da interacção de todos os membros; Entender a necessidade e interesse de partilhar recursos, ideias e competências; Analisar como o comportamento individual pode contribuir para o sucesso do grupo; Identificar as suas próprias competências no grupo; Trabalhar como membro de um grupo.

28 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais BIBLIOGRAFIA “Trabalho e Dinâmica para Pequenos Grupos” Lisete de Castro; Ed. Afrontamentos (1978) “Psicologia das Relações Interpessoais” M. Odete Fachada; Ed. Rumo

29 Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto social 4 Liderança, Comportamento e motivação Legenda MODULO V Relações Interpessoais TRABALHO REALIZADO POR: Lídia Cristina M. G. Cachola. Maçaira

30 FIM


Carregar ppt "OS GRUPOS. Relações Interpessoais      1 Conceito de Grupo e sua formação 2 Grupos Primários e grupos Secundários 3 Socialização, Papel e estatuto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google