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Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.

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1 Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev

2 Durante O Desenvolvimento Da Criança O Lugar Que Ela Ocupa No Sistema De Relações Humanas Se Altera influência das situações concretas de sua vida

3 ESTÁGIOS REAIS DO DESENVOLVIMENTO Infância Pré - Escolar BRINQUEDOS Atividade principal. Não há compromisso com a produtividade de seus atos. A criança só presta atenção em si mesmo Atividade principal. Não há compromisso com a produtividade de seus atos. A criança só presta atenção em si mesmo

4 Assimilação do mundo objetivo como um mundo de objetos humanos (reprodução das ações humanas com eles) Dependência das pessoas que a cercam (dependência do adulto para a satisfação de suas necessidades vitais)

5 Relações com as pessoas do 1º grupo determinam suas relações com o resto do mundo pessoas inteiramente relacionadas com ela pessoas inteiramente relacionadas com ela Demais Pessoas

6 CRIANÇA NA ESCOLA REORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE RELAÇÕES Obrigações não apenas com o círculo mais estreitos. Busca de outros grupos.

7 Reestruturação das relações vitais básicas responsabilidades delegadas pelos adultos Lugar da sua atividade na vida adulta é modificado (ex. espaço para realização da tarefa em casa – estudo)

8 ADOLESCÊNCIA TRANSIÇÃO Inclusão nas formas de vida acessíveis a ele

9 Alteração no papel que ocupa na vida diária dos adultos que o cercam Crescimento de uma atividade crítica em face das exigências, do comportamento e das qualidades pessoais dos adultos

10 Desenvolvimento dos processos REAIS da vida da criança DESENVOLVIMENTO DA PSIQUE DE UMA CRIANÇA Desenvolvimento da ATIVIDADE da criança (aparente ou interna) Desenvolvimento da ATIVIDADE da criança (aparente ou interna) Opera na sua atividade e atitude diante da realidade

11 CONDIÇÕES HISTÓRICAS CONCRETAS Seqüência no tempo ATIDADE PRINCIPAL Conteúdo dos estágios Nela surgem outros tipos de atividades e são diferenciadas É aquela na qual os processos psíquicos tomam forma e são reorganizados Dela dependem, de forma íntima, as principais mudanças na personalidade infantil

12 MUDANÇA NA ATIVIDADE PRINCIPAL – CRITÉRIO DE TRANSIÇÃO DE UM ESTÁGIO PARA OUTRO Lugar que a criança ocupa no mundo das relações humanas POTENCIALIDADES

13 Atividades “ São processos psicologicamente caracterizados por uma meta a que o processo se dirige (seu objeto) coincidindo sempre com o objetivo que estimula o sujeito a executar esta atividade, isto é o motivo”(LEONTIEV, O Desenvolvimento do Psiquismo)

14 ATIVIDADES AÇÃO OPERAÇÃO Dirigida por um MOTIVO Orientação OBJETIVOS Orientação OBJETIVOS Regulada por CONDIÇÕES

15 Atividades dominantes no curso do desenvolvimento humano JOGO - ESTUDO - TRABALHO A estrutura da atividade humana ATIVIDADE dirigida por um MOTIVO AÇÕES orientadas a OBJETIVOS OPERAÇÕES reguladas por CONDIÇÕES

16 O ciclo: atividade-necessidade- atividade A necessidade somente é objetivada a partir do momento, que o objeto que satisfaz essa necessidade é descoberto. Neste momento, o objeto assume o papel de ativador, de diretor da atividade, isto é, de motivo. Esta relação nos leva ao entendimento de que as necessidades podem ser criadas ou produzidas. Neste sentido, podemos falar em necessidades biológicas e sociais.

17 Os dois gêneros dos motivos Os motivos-estímulos ou “apenas compreendidos”: –São aqueles que assumem o papel de fatores impulsores (negativos ou positivos), e estão privados da função de conferir sentido a atividade. Os motivos geradores de sentido ou “motivos- eficientes”: –São aqueles que estimulam a atividade conferindo-lhe um sentido pessoal. As contradições existentes entre esses dois gêneros propicia ao indivíduo o desenvolvimento de novos tipos de atividade.

18 AÇÃO é transformada em ATIVIDADE quando o motivo da atividade é substituído, passando para o objetivo (ALVO) da ação Isso ocorre quando o resultado da ação é mais significativa que o motivo que realmente a induziu AÇÃO é transformada em OPERAÇÃO quando o ALVO da ação, se converte em uma CONDIÇÃO da ação requerida por um novo propósito

19 O CONHECIMENTO DA CRIANÇA ( INTERPRETAÇÃO DOS FENÔMENOS DA REALIDADE) OCORRE EM CONEXÃO COM SUA ATIVIDADE SENTIDO PESSOAL de um fenômeno para a criança Os fatos podem adquirir NOVO SENTIDO

20 Sensações FUNCÕES PSICOFISIOLÓGICAS Fenômenos subjetivos da consciência MEMÓRIA FENÕMENOS SENSORIAIS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS

21 O Desenvolvimento dessas funções depende dos processos concretos nos quais estão envolvidas – só ocorre quando têm lugar preciso na ATIVIDADE. Seu desenvolvimento torna possível um desempenho melhor da atividade correspondente O Desenvolvimento dessas funções depende dos processos concretos nos quais estão envolvidas – só ocorre quando têm lugar preciso na ATIVIDADE. Seu desenvolvimento torna possível um desempenho melhor da atividade correspondente A CRIANÇA MUDA DE LUGAR NO SISTEMA DE RELAÇÕES SOCIAIS E TORNA – SE CONSCIENTE DESSAS RELAÇÕES, INTERPRETANDO - AS

22 DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA mudança da motivação de sua atividade, velhos motivos perdem a força estimuladora e nascem novos, conduzindo a uma reinterpretação de suas ações anteriores

23 FORMAS PRINCIPAIS DE ATIVIDADE MOTIVOS QUE A ENCORAJAM SENTIDO

24 A atividade de aprendizagem e os seus motivos O objeto principal e o sentido real da atividade de aprendizagem é a produção de novas atividades: sociais e objetais. A motivação para a aprendizagem pode ser classificada em três níveis principais: – o nível dos motivos que se encontram na própria aprendizagem; –o nível dos motivos que se encontram na vida escolar e nas relações com a classe e com o coletivo da escola; –o nível de motivos que se encontram no mundo, na futura ocupação e nas perspectivas da vida do sujeito.


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