A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization."— Transcrição da apresentação:

1 5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization

2 2-5 Maio 2014 A OMS pretende encorajar as Unidades de Saúde a desenvolver atividades alusivas à higiene das mãos e às restantes Precauções Básicas e, às resistências aos antimicrobianos, durante uma semana, a terminar no dia 9 de maio.

3 5 Maio 2014 Papel da higiene das mãos no combate às resistências aos antimicrobianos

4 5 Maio 2014 call to action: Sem a Prevenção e ação Hoje - não há controlo e cura Amanhã Garanta que os 5 Momentos propostos pela OMS são implementados nas unidades de saúde, como parte integrante da política local de segurança dos doentes contra os microrganismos multirresistentes

5 16 220 Unidades de Saúde registadas, de 168 Países Mais de 9.2 MIO profissionais de saúde e 3.9 MIO de camas incluídas 1 May 2013 update Being updated!

6 Meta de Registo de Unidades de Saúde para o dia 5 May 2014:  Novos registos de pelo menos 5 novos Países – com pelo menos um registo de uma Unidade de Saúde por País membro!. http://www.who.int/gpsc/5may/registration_update/en/index.html  Aumento de Registo das Unidades de Saúde nos Países com baixo número de unidades aderentes (pelo menos acima de 5 por País)  Colocar no mapa a Africa a cor-de-laranja!

7 Exemplo de Países sem registos Americas - Barbados, Dominica, Saint Lucia e Saint Vincent e Grenadines No Eastern Mediterranean Region - South Sudan No Western Pacific Region - Micronesia, Nauru, Niue, Palau e Samoa Poderão os Países e Profissisonais aderentes, influenciar as Unidades de Saúde destes Países, a se registarem?

8 A OMS pede a VOSSA ajuda Ajude a OMS a atingir a meta de participação de todas as Unidades de Saúde, em todo o mundo, a aderir à Campanha Clean Care is Safer Care! Divulgue no país ou países para que haja o apoio desejado e necessário ao cumprimento da meta da Campanha - Unindo pessoas para melhorar e manter a higiene das mãos e reduzir e prevenir as IACS e as RAM em todo o mundo, sejam elas causadas por microrganismos comuns ou multirresistentes Certifique-se de que a prática da higiene das mãos tem um grande impacto no progresso da prevenção da infeção para a segurança do doente hoje! Health-care facilities register at http://www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html http://www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html

9 Africa: 627 registos de unidades de saúde de 35 países Registe a sua Unidade de Saúde em: http://www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html http://www.who.int/gpsc/5may/register/en/index.html 1 May 2013 update Ajude a OMS a colocar a África no mapa a Laranja!

10  Revisão de literatura científica sobre o papel da HIGIENE DAS MÃOS na redução da transmissão de MDRO Gram negativo e das IACS associadas - Resumo e Scientific paper;  Propostas para redução de IACS e da transmissão cruzada de MDRO’s (M 1 e 2) e sobre o uso adequado de antibióticos. WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (1)

11 WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (2) 1.Estudo de Prevalência Global (e protocolo) sobre os microrganismos multirresistentes (MDROs) – A OMS convidará os Hospitais em todo o mundo, para apresentarem os dados laboratoriais de rotina de hemoculturas e de uroculturas colhidas em doentes internados, com registo dos cinco (5) MDROs selecionados - Lançamento em fevereiro de 2014 – implementação durante uma semana em março de 2014. 2. Estudo de Prevalência Global (e protocolo) sobre o uso de antibióticos em Profilaxia Cirúrgica. OMS vai convidar os Hospitais em todo o mundo, para apresentar dados sobre uso de antibióticos em profilaxia cirúrgica, em doentes submetidos a cirurgia, num determinado dia - Lançamento em Fevereiro de 2014 – implementação entre 15 e 31 de março.

12 WHO 5 Maio 2014 – PLANEAMENTO DAS ATIVIDADES (3) Foi editado em 2014: Um Novo Cartaz, destacando o papel da higiene das mãos no combate às RAM (fevereiro). Um novo cartaz que caracteriza a importância dos 5 Momentos relacionado com a contaminação do meio ambiente por MDROs (março). Um novo diagrama para mostrar os 5 momentos, relativamente à avaliação de risco para a infeção associada a cateter urinário (edição em abril). Um novo screensaver – final de Abril de 2014, para que possam lançar, como parte integrante das vossas atividades, alusivas ao dia 5 de Maio.

13 CHM – Que atividades poderão apoiar nos vossos Países, no 5 May 2014? (1) Promover a adesão aos dois estudos propostos pela OMS e devolver os dados digitados na base de dados da OMS Promover o registo de outros hospitais do País que ainda não se tenham registado na Campanha SAVE LIVES: Clean Your Hands Newsletter, enquanto explicam aos profissionais de saúde e apresentam um power point que contenha pelo menos 1 slide sobre o registo no link da OMS Usar as mensagens da OMS da Newsletter, ou através do Twitter, Facebook, para informar os meios de comunicação social e outras Entidades que possam ajudar na divulgação.

14 CHM – Que atividades poderão apoiar nos vossos Países, no 5 May 2014? (2) Ideias para organizar as atividades do 5 de maio de 2014 dirigidas à sensibilização dos profissionais de saúde para: Enfatizar o papel das mãos dos profissionais de saúde na disseminação dos MDRO’s Exercícios com culturas feitas às mãos dos profissionais ou usando um aparelho de luz negra ou outro, para destacar a contaminação das mãos e a importância da sua higiene. Exercício para avaliar o nível de contaminação do ambiente com “pó de brilho”, para destacar os locais onde a contaminação está presente e disseminada, quer no meio ambiente, quer nas mãos do staff - mais uma vez isto ilustra o poder dos 5 momentos da OMS, como uma barreira para impedir a disseminação de MDRO’s entre doentes e staff.

15 CHN - what can you do to support 5 May 2014? (3) Disponibilizar a mensagem do link: WHO SAVE LIVES: Clean Your Hands” na web (site da DGS/PPCIRA e sites das ARS e das Unidades de Saúde) Partilhar essa página com a OMS para que possa ser reconhecida Usar os materiais novos fornecidos pela OMS - cartazes, screensaver, documentos e divulgá-los a nível nacional, regional e local Enviar à OMS cópias dos documentos traduzidos e dos materiais que os Países desenvolvem Criar os seus próprios cartazes, de acordo com as mensagens da OMS

16


Carregar ppt "5 Maio de 2014 WHO Call to Action Dr. B. Allegranzi & Claire Kilpatrick Clean Care is Safer Care Service Delivery and Safety World Health Organization."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google