A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crises Econômicas Materialismo Poluição Corrupção Fome Crises Políticas Violência Guerras Incertezas Desencantamento Terremotos Drogas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crises Econômicas Materialismo Poluição Corrupção Fome Crises Políticas Violência Guerras Incertezas Desencantamento Terremotos Drogas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Crises Econômicas Materialismo Poluição Corrupção Fome Crises Políticas Violência Guerras Incertezas Desencantamento Terremotos Drogas

3 Tecnologias Incentivo à cultura Ecologia CPIs Ações sociais VacinasVisão Holística Organizações Humanistas Esportes

4 EM QUAL CIVILIZAÇÃO ESTAMOS INSERIDOS?

5 “Reconhecê-la-eis pelo desenvolvimento moral.(...) Até então, sereis apenas povos esclarecidos, que hão percorrido a primeira fase da civilização.” Por que indícios se pode reconhecer uma civilização completa? (O Livro dos Espíritos – perg. 793)

6 Civilização do Conhecimento Civilização do Conhecimento CivilizaçãodaSabedoriaCivilizaçãodaSabedoria

7 POR QUE É IMPORTANTE O CONHECIMENTO ESPÍRITA? POR QUE É IMPORTANTE O CONHECIMENTO ESPÍRITA?

8 O homem deve adquirir o conhecimento para elevar- se do ser bruto, tornando-se o sujeito detentor da consciência. Não lhe bastará conhecer, mas também, viver a experiência de ser objeto conhecido. Não somente conhecer de fora para dentro, porém, vivenciar o que é conhecido, incorporando-o à sua realidade... Joanna de Ângelis O Homem Integral

9 DEVE PROMOVER A NOSSA MUDANÇA COMPORTAMENTAL. reforma íntima caridade trabalho estudo fé

10 “ Nada existe em caráter permanente, a não ser a mudança”. Heráclito (510 a.C.) “ Nada existe em caráter permanente, a não ser a mudança”. Heráclito (510 a.C.)

11 “Para ser o que sou hoje, fui vários homens e, se volto a encontrar-me com os homens que fui, não me envergonho deles. Foram etapas do que sou. Tudo o que sei custou as dores das experiências. Tenho respeito pelos que procuram, pelos que tateiam, pelos que erram. E, o que é mais importante, estou persuadido de que minha luz se extinguiria se eu fosse o único a possuí-la.” Goethe Goethe (1749 –1832 / Escritor, cientista e filósofo alemão (1749 –1832 / Escritor, cientista e filósofo alemão ) “Para ser o que sou hoje, fui vários homens e, se volto a encontrar-me com os homens que fui, não me envergonho deles. Foram etapas do que sou. Tudo o que sei custou as dores das experiências. Tenho respeito pelos que procuram, pelos que tateiam, pelos que erram. E, o que é mais importante, estou persuadido de que minha luz se extinguiria se eu fosse o único a possuí-la.” Goethe Goethe (1749 –1832 / Escritor, cientista e filósofo alemão (1749 –1832 / Escritor, cientista e filósofo alemão )

12 “Que importa crer na existência dos Espíritos, se essa crença não tornar melhor, mais bondoso e mais indulgente para os seus semelhantes, mais humilde e mais paciente na adversidade aquele que a adotou? De que serve ao avarento ser espírita se continuar sempre avarento; ao orgulhoso, se continuar sempre cheio de si; ao invejoso, se permanecer sempre ciumento?” LM – Cap.XXIX, item 350 “Que importa crer na existência dos Espíritos, se essa crença não tornar melhor, mais bondoso e mais indulgente para os seus semelhantes, mais humilde e mais paciente na adversidade aquele que a adotou? De que serve ao avarento ser espírita se continuar sempre avarento; ao orgulhoso, se continuar sempre cheio de si; ao invejoso, se permanecer sempre ciumento?” LM – Cap.XXIX, item 350

13 Ensinar a viver é a função maior do conhecimento espírita que envolve toda uma filosofia de vida capaz de garantir ao Espírito reencarnado o pleno sucesso de sua existência terrena. O que é evangelização? Fundamentos da evangelização da infância e juventude Ensinar a viver é a função maior do conhecimento espírita que envolve toda uma filosofia de vida capaz de garantir ao Espírito reencarnado o pleno sucesso de sua existência terrena. O que é evangelização? Fundamentos da evangelização da infância e juventude

14 CONCLUINDO...

15 Professores se constroem na relação com os alunos. Toda vocação nasce de um grande amor. (Libâneo)

16 “Laborai sem descanso o vosso campo, o campo do Senhor, e procurai sempre ascender, munindo-vos das únicas asas que a Deus conduzem: a Sabedoria e o Amor.Tais sãos os desejos veementes deste vosso irmão, que vos abençoa e deseja todo o bem...” Convite de Angel Aguarod

17 “.....embora reconhecendo a nossa incapacidade para chegar às últimas causas, temos meios de progredir no conhecimento e ultrapassar as restrições pela matéria. É questão de maturidade e perseverança, pois a verdade não está nos objetos nem tampouco nas fórmulas e nos conceitos: a verdade é luz interior.” (AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas-pág.179)

18 CONHECIMENTO E SABEDORIA

19 Dois discípulos procuraram um mestre para saber a diferença entre Conhecimento e Sabedoria.

20 O mestre disse-lhes: Amanhã, bem cedo, coloquem dentro dos sapatos vinte grãos de feijão, dez em cada pé. Subam, em seguida, a montanha que se encontra junto a esta aldeia, até o ponto mais elevado, com os grãos dentro dos sapatos.

21 No dia seguinte os jovens discípulos começaram a subir o monte. Lá pela metade,um deles estava padecendo de grande sofrimento: seus pés estavam doloridos e ele reclamava muito.

22 O outro subia naturalmente a montanha. Quando chegaram ao topo um estava com o semblante marcado pela dor; o outro, sorridente.

23 Então, o que mais sofreu durante a subida perguntou ao colega: - “Como você conseguiu realizar a tarefa do mestre com alegria, enquanto para mim foi uma verdadeira tortura”?

24 O companheiro respondeu: - Meu caro colega, ontem à noite cozinhei os vinte grãos de feijão.

25 É comum que se confunda Conhecimento com Sabedoria, mas essas são coisas bem diferentes. Se prestarmos atenção, podemos verificar que a diferença é clara e visível.

26 O Conhecimento é o somatório das informações que adquirimos, é a base daquilo que chamamos de Cultura.

27 Podemos adquirir Conhecimento sem sequer vivermos uma experiência fora dos livros e das aulas teóricas.

28 Podemos nos tornar Cultos sem sairmos da reclusão de uma biblioteca.

29 Já a Sabedoria, por outro lado, é o reflexo da vivência na prática, quer pela experimentação, quer pela observação, da utilização dos conhecimentos previamente adquiridos.

30 Para se ser Sábio é preciso viver, experimentar, ousar, ponderar, amar, respeitar, ver e ouvir a própria vida.

31 É preciso buscar, sim, o conhecimento, a informação.

32 Deve-se atentar para não se tornar alguém fechado em si mesmo e no próprio processo de aprendizado.

33 Fazer isso é o mesmo que iniciar uma viagem e se encantar tanto com a estrada, a ponto de se esquecer para onde se está indo.

34 E isso não parece ser uma atitude muito sábia. Então, sejamos Sábios : vivamos, amemos e compartilhemos o que há de melhor em nossos corações!

35 E que saibamos cozinhar nossos feijões...

36 Muito obrigada! Muito obrigada!

37  JOÃO, cap.III, 1-12  DEJEAN, Georges. A Nova Luz  XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã  XAVIER, Francisco Cândido. Missionários da Luz. FEB,1991, cap. 18, p 316 e 347  XAVIER, Francisco Cândido. Dicionário da Alma. FEB.1990,p.405  AMORIM, Deolindo. Análises Espíritas-pág.178,179,182  KARDEC, Viagem Espírita – 1862, Instruções Particulares – Item, X  KARDEC, Obras Póstumas- Projeto 1868  KARDEC, Revista Espírita, dezembro, 1868.  KARDEC: O Livro dos Espíritos - Introdução VIII.  KARDEC: O Livro dos Médiuns, cap. XXIX e XXX.  FRANCO, Divaldo. Joana de Ângelis, Alegria de Viver  FRANCO, Divaldo. Joanna de Ângelis, Aos espíritas p.107  FRANCO, Divaldo. Loucura e Obsessão BIBLIOGRAFIA


Carregar ppt "Crises Econômicas Materialismo Poluição Corrupção Fome Crises Políticas Violência Guerras Incertezas Desencantamento Terremotos Drogas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google