A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS DE TRANSPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS DE TRANSPORTES
PROFESSOR: Me. Denes Morais

2 MEDIÇÕES DE PRESSÃO A pressão é uma característica muito importante do campo de escoamento. Por esse motivo, vários dispositivos e técnicas foram desenvolvidos e são utilizados para sua medição. A pressão num ponto do sistema fluido pode ser designada em termos absolutos ou relativos. As pressões absolutas são medidas em relação ao vácuo perfeito (pressão absoluta nula) enquanto a pressão relativa é medida em relação a pressão atmosférica local.

3 Manometria Uma das técnicas utilizadas na medição da pressão envolve o uso de colunas de líquido verticais ou inclinadas. Os dispositivos para a medição da pressão baseados nesta técnica são denominados manômetros. O barômetro de mercúrio é um exemplo deste tipo de manômetro mas existem outras configurações que foram desenvolvidas para resolver problemas específicos. Os três tipos usuais de manômetros são o tubo piezométrico, o manômetro em U e o manômetro metálico ou de Bourdon.

4 Manômetro de Bourdon

5 Manômetro de Bourdon

6 O tubo deforma-se sobre o efeito da mudança de pressão
Manômetros MANÔMETRO METÁLICO OU DE BOURDON Mede a pressão de forma indireta, por meio da deformação de um tubo metálico um sistema do tipo engrenagem-pinhão, acoplado à extremidade fechada do tubo, transmite o movimento a um ponteiro, que se desloca sobre uma escala O tubo deforma-se sobre o efeito da mudança de pressão

7 Manômetros MANÔMETRO METÁLICO OU DE BOURDON
Mede a pressão de forma indireta, por meio da deformação de um tubo metálico Se a pressão ambiente for igual a pressão atmosférica local, a pressão indicada é a pressão relativa

8 O líquido é empurrado pela pressão reinante no reservatório
Manômetros PIEZÔMETRO O mais simples dos manômetros Consiste em um tubo de vidro ou plástico transparente, acoplado diretamente ao reservatório que se deseja medir a pressão do líquido O líquido é empurrado pela pressão reinante no reservatório Da Lei de Stevin:

9 Manômetros PIEZÔMETRO
Não mede pressões negativas (não se forma a coluna de líquido) É impraticável para medida de pressões elevadas (a altura da coluna será muito alta) Não mede pressão de gases (o gás escapa, não formando a coluna)

10 Tubo piezômetro

11 Tubo piezômetro

12 Manômetros MANÔMETRO DE TUBO EM U
Foi concebido para permitir a leitura de pressões negativas

13 Manômetros MANÔMETRO DE TUBO EM U Da Lei de Stevin:

14 O líquido impede que o gás escape
Manômetros MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO Foi concebido para permitir a medição de pressões de gases O líquido impede que o gás escape

15 Manômetros MANÔMETRO DE TUBO EM U COM LÍQUIDO MANOMÉTRICO
Da Lei de Stevin:

16 Manômetro com tubo em U h2

17 Manômetros Diferenciais
Os manômetros diferenciais determinam a diferença de pressões entre dois pontos A e B, quando a pressão real, em qualquer ponto do sistema, não puder ser determinada.

18 Manômetro com tubo em U

19 Equação manométrica

20 EXERCÍCIO RESOLVIDO 1 A uma tubulação que transporta um fluido de peso específico 850 N/m3 acopla-se um manômetro de mercúrio, conforme indicado na figura. A deflexão no mercúrio é de 0,9 m. Sendo dado Hg= N/m³, determine a pressão efetiva a que o fluido está submetido, no eixo da tubulação. Dados: Pede-se:

21 Pela Lei de Stevin: Como trata-se de pressão efetiva Como P e Q estão na mesma horizontal, pelo princípio de Pascal: Logo:

22 EXERCÍCIO RESOLVIDO 2 Um piezômetro de tubo inclinado é usado para medir a pressão no interior de uma tubulação. O líquido no piezômetro é um óleo com = 800 kgf/m³. a posição mostrada na figura é a posição do equilíbrio. Determinar a pressão no ponto P em kgf/cm², mm Hg e em mca. Dados: Pede-se:

23 Pela Lei de Stevin: Como trata-se de pressão efetiva Pelo princípio de Pascal: Logo:

24 Lista de Exercícios Dado o esquema da figura:
a) Qual é a leitura no manômetro metálico? b) Qual é a força que age sobre o topo do reservatório?

25 No manômetro da figura, o fluido A é água e o fluido B, mercúrio
No manômetro da figura, o fluido A é água e o fluido B, mercúrio. Qual é a pressão p1? Dados:

26

27 Determinar as pressões efetivas e absolutas:
do ar; no ponto M. Dados: leitura barométrica 740 mmHg e

28 Bibliografia complementar
Bibliografia básica ÇENGEL, Y. A. Transferência de calor e massa. 3. ed. SP: McGraw Hill Artmed, 2009. BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. SP: Pearson Prentice Hall, 2008. INCROPERA, F. P.; WITT, D. P. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 6. ed. RJ: LTC, 2008. Bibliografia complementar BISTAFA, S. R. Mecânica dos fluidos: noções e aplicações. SP: Edgard Blücher, 2010. ÇENGEL, Y. A.; CIMBALA, J. M. Mecânica dos fluidos: fundamentos e aplicações. SP: McGraw Hill – Artmed, 2007. FOX. R. W.; PRITCHARD, P. J.; McDONALD, A. T. Introdução à mecânica dos fluidos. 7. ed. RJ: LTC, 2010. MORAN, M. J. Introdução à engenharia de sistemas térmicos. RJ: LTC, 2005. WHITE, F. M. Mecânica dos fluidos. 6. ed. SP: McGraw Hill – Artmed, 2010.


Carregar ppt "FENÔMENOS DE TRANSPORTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google