A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SENTIR O NATAL CLICAR O NATAL Leio o teu nome Na página da noite. Menino Deus… E fico a meditar No milagre dobrado De ser Deus e menino. Em Deus não.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SENTIR O NATAL CLICAR O NATAL Leio o teu nome Na página da noite. Menino Deus… E fico a meditar No milagre dobrado De ser Deus e menino. Em Deus não."— Transcrição da apresentação:

1

2 SENTIR O NATAL CLICAR

3 O NATAL Leio o teu nome Na página da noite. Menino Deus… E fico a meditar No milagre dobrado De ser Deus e menino. Em Deus não acredito. Mas de ti como posso duvidar? Todos os dias nascem Meninos pobres em currais de gado. Crianças que são ânsias alargadas De horizontes pequenos. Humanas alvoradas… A divindade é o menos. MIGUEL TORGA

4 Estamos no Natal, quadra tão desejada não só pelo que traduz, mas porque nesta altura parece existir uma maior compreensão entre os homens

5 O natal é assim… Se alguns se sentem felizes e contentes, outros há, que o vivem com saudade e tristeza. As crianças, na sua ingenuidade, não deixam de acalentar a esperança de um presente na chaminé.

6 Um estábulo, figuras de barro, um menino que, desnudo, se deita num leito de palha, sob a vigilância terna de seus pais.

7

8

9 É ideal para tratar a arteriosclerose, A noite de Natal. No meu país, agora, O que não vai até romper o dia, a aurora! As mesas de jantar na cidade e na aldeia, À luz das velas, ou à luz de uma candeia, Entre risadas de crianças e cristais (De que me chegam até mim só ais, só ais!) Dois milhões de almas e outros tantos corações, Pondo de parte ódios, torturas, aflições, Que o mel suaviza e faz adormecer o vinho: São todas em redor de uma toalha de linho! ANTÓNIO NOBRE (“O Meu Natal”)

10

11 Se considero o triste abatimento Em que me faz jazer minha desgraça, A desesperação me despedaça No mesmo instante o frágil sofrimento. Mas súbito me diz o pensamento Para aplacar-me a dor, que me trespassa, Que este, que trouxe ao mundo a lei da graça teve num vil presepe o nascimento.

12 Vejo na palha o redentor chorando, Ao lado a mãe, prostrados os pastores, A milagrosa estrela os reis guiando: Vejo-o morrer depois, oh pecadores, Por nós, e fecho os olhos adorando Os castigos do céu como favores. M. M. BARBOSA DU BOCAGE

13

14 Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates, com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica, cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates, as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica. A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento. Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembuchar-se no ar. E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento e compra – louvado seja o Senhor! – o que nunca tinha pensado comprar. (Excertos do poema “Dia de Natal”, de ANTÓNIO GEDEÃO) Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates, com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica, cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates, as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica. A Oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento. Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembuchar-se no ar. E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento e compra – louvado seja o Senhor! – o que nunca tinha pensado comprar. (Excertos do poema “Dia de Natal”, de ANTÓNIO GEDEÃO)

15

16 O canapé onde eu fazia, outrora, O presépio que já não sei fazer, Foi para o velho sótão onde, agora, Os móveis mutilados vão morrer. A mesa onde era a ceia, inútil fôra, Como em tempos felizes, estender: Tantos convivas, já, se hão ido embora, Que sem custo os que estão hão-de caber.

17 O menino Jesus, louro e simplório, é que inda nos sorri lá do oratório, E alguém há!, - haverá… - que lhe sorria. Lá fora, uivando, o vento estala e açoite… Sim, Jesus inda nasce nesta noite! Só sou eu, meu Jesus!, que o não diria. “NATAL” de JOSÉ RÉGIO

18 Formatação de JBVieira


Carregar ppt "SENTIR O NATAL CLICAR O NATAL Leio o teu nome Na página da noite. Menino Deus… E fico a meditar No milagre dobrado De ser Deus e menino. Em Deus não."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google