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Atividade Física e Qualidade de Vida Atividade Física e Qualidade de Vida.

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Apresentação em tema: "Atividade Física e Qualidade de Vida Atividade Física e Qualidade de Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Atividade Física e Qualidade de Vida Atividade Física e Qualidade de Vida

2 O que é atividade física? Ato de movimentar o corpo, proporcionando a ele, saúde física e mental.

3 Tipos de atividade física  aeróbica: caminhada, corrida, natação, jogos, dança, etc.  anaeróbica: musculação, levantamento de peso, barra, etc.

4 Boa atividade física  prazer em realizá-la  motivação pessoal  prevenção e tratamento de doenças

5 Sedentarismo No Brasil: 69,5% da população é sedentária; mortes/ano por DCV uma morte a cada dois minutos A prática regular de exercício reduz em 34% o risco de DCV cerca de mortes/ano 70% dos gastos com saúde

6 Atividade física/Modificação do estilo de vida Pode evitar: 58% de D. Mellitus tipo 2 54% de infarto 50% de AVC ( derrame ) 37% de câncer

7 Benefícios da atividade física em Psiquiatria  aumenta a auto estima  diminui a depressão  diminui o stress  aumenta o bem estar  reduz o isolamento social

8 Benefícios da atividade física para o corpo  diminui a pressão arterial  controla o peso corporal  melhora o perfil lipídico ( gorduras )  melhora a resistência à insulina  aumenta a densidade óssea

9 Atividade física em casa  empurrar carrinho  lavar carro  passear com cachorro  cuidar do jardim  lavar vidraças

10 Atividade física no trabalho  andar  subir escadas  descer escadas  evitar elevador  evitar escada rolante  descer um ponto antes p.ex. ônibus, metrô

11 Indivíduo X Atividade física sedentário pouco ativo regularmente ativo muito ativo

12 Recomendações do exercício  maior ou igual a 30 minutos / dia  contínuo ou acumulado  vários dias da semana  recomendado: 5 vezes / semana  intensidade moderada

13 Ritmo m por semana ( 15 km ) m por dia ( 5 dias ) m cada 10 min 100 m cada 1 min

14 Orientações para uma atividade física saudável  sòmente quando sentir-se bem  roupas e calçados adequados  respeitar os limites, interrompendo se causar desconforto  hidratação adequada  não se exercitar em jejum  ingerir carboidratos  evitar extremos de temp. / umidade  iniciar atividade lenta e gradativa para permitir adaptação

15 Avaliação médica pré- exercício  Homens : 40 anos ou mais  Mulheres : 50 anos ou mais  Idosos : 60 anos ou mais

16 Conceitos : Frequencia Cardíaca de Repouso ( FCR ) Frequencia Cardíaca Máxima ( FCM ) ( 220-idade ) Limite Superior para exercício ( FCMx0,85 ) Limite Inferior para exercício ( FCMx0,65 ) Zona Alvo ( ZA ) – recomendável !

17 No exercício aeróbio o oxigênio funciona como fonte de queima dos substratos que produzirão a energia transportada para o músculo em atividade. O exercício aeróbio é um exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Estimula a função dos sistemas cardiorrespiratório e vascular e também o metabolismo, porque aumenta a capacidade cardíaca e pulmonar para suprir de energia o músculo a partir do consumo do oxigênio (daí o nome aeróbio). São exemplos de exercícios aeróbios: Caminhar, correr, andar, pedalar, nadar, dançar. Estes exercícios utilizam vários grupos musculares ao mesmo tempo. Nestes exercícios, a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade para caracterizar se a atividade é suave, moderada ou exaustiva.

18 O exercício anaeróbio é qualquer atividade física que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. O treino anaeróbico melhora significativamente o funcionamento do coração, pulmões e todo o sistema cardiovascular contribuindo para uma entrega de oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos e há produção de ácido lático. São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curta duração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio. São atividades breves de alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos.

19 O corpo humano é o maior acervo histórico de conhecimentos que o homem já possui, porém, é um acervo que ele pouco conhece. ( França, 1995 )

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