A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo."— Transcrição da apresentação:

1 Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo as duas orações em um só período composto, temos: O jogo que decidirá o campeonato será no domingo. Observe que, nesse exemplo, a segunda oração se intercala na primeira, pois o pronome sempre tem que ficar próximo do seu antecedente.

2 Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque:
Para que saber? Conhecer o papel desempenhados pelos relativos é importante porque: Esses pronomes exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre as partes da frase; 2. Sua identificação na estrutura da frase é um pré-requisito para o estudo das orações subordinadas adjetivas.

3 Pronomes relativos Variáveis Invariáveis o/a qual; os/as quais Que
Cujo(s); cuja(s) Quanto(s); quanta(s) Invariáveis Que Quem Onde / aonde

4 Características e empregos dos pronomes relativos
A dupla função dos pronomes relativos Os relativos caracterizam-se pelo duplo papel que, simultaneamente, desempenham na estrutura da frase: Substituem um termo antecedente (nome ou Pronome); Iniciam sempre uma nova oração. Vocês, que sempre nos criticaram, agora pedem nosso apoio 2ª oração 1ª oração

5 Pronome relativo precedido de preposição
Em certos casos, é necessário introduzir uma preposição antes do pronome relativo. A preposição a ser empregada é, geralmente, exigida por um verbo ou por um nome presente na oração iniciada pelo relativo. Veja nestas frases: A = preposição Que= pronome relativo Referem= verbo A preposição a é exigida pelo verbo: referir-se a alguma coisa. Não é esse o lugar a que eles se referem?

6 Relativo que Quanto a esse pronome, deve-se observar o seguinte:
Pode ser empregado para retomar palavra que designa pessoa ou coisa e é substituível por o qual, a qual, os quais,aos quais. Conheço a cidade que você visitou ontem. Conheço a cidade a qual você visitou ontem . b) Pode ser empregado nos casos em que não há exigência de preposição (como no exemplo anterior), ou depois de preposição de uma única sílaba (a, com, de, em, por, etc) É muito valiosa a amizade das pessoas em que confiamos.

7 Relativo que c) Se a preposição tiver mais de uma sílaba (perante, sobre etc), o relativo “que” deve ser substituído por “o/a qual”, “os/as quais”. A notícia segundo a qual ele havia viajado é falsa. d) O relativo “que” pode ter como antecedente (termo retomado) os pronomes demonstrativos o, a, os, as. Veja estes exemplos. Dentre as propostas, escolhi as que mais interessavam à escola. Quando está nervoso , ninguém entende o que ele fala. (pronome demonstrativo “as”= aquelas/ “o”= aquilo)

8 Relativo quem Estes são os atletas a quem entregaremos os prêmios.
Só pode ser empregado quando o antecedente nomeia uma pessoa (ou um ser personificado). Exemplos: Estes são os atletas a quem entregaremos os prêmios. Desejo esclarecer que não foi ela quem nos prejudicou. O funcionário a quem entreguei o envelope faltou hoje.

9 Relativo cujo(s), cuja(s)
Esse pronome sempre estabelece uma relação de posse e é empregado entre dois substantivos. Exemplos: Serão atendidas as pessoas cujos nomes constem na lista. substantivo substantivo Pessoas cujos nomes = nomes das pessoas – ideia de posse. Função sintática desse relativo: Adjunto adnominal

10 Pronome onde / aonde Essas duas formas de pronomes relativos só podem ser empregadas para indicar lugar e têm usos diferentes. Veja: Onde indica “lugar em que”. Exemplo: Visitarei a cidade onde nasci. (lugar fixo = em que) Aonde indica “lugar a que”. Conheço a cidade aonde você irá. (lugar em movimento = a que)

11 Relativo quanto(s) / quanta(s)
A palavra quanto (e suas variações) funciona como relativo quando é empregada depois dos indefinidos tudo, todo(s), toda(s), tanto(s), tanta(s). Você fará os exercícios tantas vezes quantas forem necessárias. Ele já comprou tudo quanto precisará durante a viagem. Fátima Liporage

12 Pronome relativo Fátima Liporage Que, Quem, Qual, Onde, Cujo, Quanto
Comprei um carro. O carro é lançamento. Comprei um carro que é lançamento. (o qual) Fátima Liporage

13 Fátima Liporage Comprei um carro novo. Gosto muito do carro novo.
de que gosto muito. (do qual) Namoro uma menina. O pai da menina é delegado. Namoro uma menina cujo pai é delegado. Fátima Liporage

14 Fátima Liporage A lei era justa. Lutávamos pela aprovação da lei.
A lei por cuja aprovação lutávamos era justa. As opiniões são polêmicas. Concordo com as opiniões. As opiniões com as quais concordo são polêmicas. Fátima Liporage

15 Função do Pronome Relativo
Para sabermos a função sintática que o pronome relativo desempenha na oração, basta substituí-lo por seu antecedente (palavra que é substituída pelo pronome) e verificar que função ela teria na oração adjetiva: Gostei do vestido /que você estava usando (Você estava usando o vestido.) No exemplo acima, vestido seria o objeto direto da oração adjetiva; portanto, o pronome que tem a função de objeto direto. Fátima Liporage

16 Comprei o vestido /que estava em liquidação
Comprei o vestido /que estava em liquidação. (O vestido estava em liquidação) No caso acima, vestido seria o sujeito da oração adjetiva. Assim, a função do pronome que é de sujeito. A loja /em que comprei o vestido/ estava em liquidação. (Comprei o vestido na loja) No exemplo acima, na loja seria adjunto adverbial de lugar. Portanto, o pronome que funciona como adjunto adverbial de lugar.

17 Esta é a garota /que nós vimos na TV. (Nós vimos a garota naTV.)
Os vestidos /cujas cores eram mais atraentes/ foram vendidos logo. (As cores dos vestidos.) Nesta oração, dos vestidos seria um adjunto adnominal. Assim, a função do pronome cujas é de adjunto adnominal. Esta é a garota /que nós vimos na TV. (Nós vimos a garota naTV.) No caso acima, a garota seria o objeto direto da oração adjetiva. Assim, a função do pronome que é de objeto direto.

18 O livro /de que preciso /é este. (Preciso do livro.)
Nesta oração, o livro seria um objeto indireto. Assim, a função do pronome que é de objeto indireto. Voltarei a ser a boa aluna /que eu era. (Eu era boa aluna.) No exemplo acima, boa aluna seria predicativo do sujeito. Portanto, o pronome que funciona como predicativo do sujeito.

19 Pronome Relativo Cujo Desmembrando as orações temos:
O pronome relativo cujo é empregado em circunstâncias diferentes dos demais pronomes relativos. Ele liga dois termos estabelecendo entre eles uma relação de posse. Marcelo,/ cuja casa foi reformada,/quer comprar móveis. Desmembrando as orações temos: Marcelo quer comprar móveis. A casa de Marcelo foi reformada.

20 Na frase anterior a expressão de Marcelo, que o pronome cujo substitui, é um adjunto adnominal. Como o pronome cujo sempre acompanha um nome, sua função é de adjunto adnominal. O pronome relativo cujo é variável e concorda em gênero e número com o termo que o sucede. Nunca há artigo após o pronome cujo.

21 A escola/ onde estudo/ é excelente.
Pronome Relativo Onde Pronome Relativo onde é empregado somente para indicar um lugar concreto, nunca uma situação. A escola/ onde estudo/ é excelente. (Estudo na escola) Como o pronome relativo onde substitui um antecedente que indica lugar, sua função sintática é sempre de adjunto adverbial de lugar.

22 Aquela foi uma disputa/ em que todos saíram perdendo.
Se o termo antecedente for uma situação, e não um lugar, recomenda-se empregar em que: Aquela foi uma disputa/ em que todos saíram perdendo. (Todos saíram perdendo na disputa) Neste caso, o antecedente disputa indica um ambiente (contexto) abstrato, mas também assume a função de Adjunto Adverbial.

23 APOSTILA – EXERCÍCIO 11 - p. 159

24 QUESTÕES CONCURSOS Complete as lacunas com um dos pronomes relativos adequado, respeitando a regência: 1. Esta é a música ___________ (que OU de que) o povo gosta. 2. E o Brasil acabou chegando ao gol __________ (que OU de que) tanto precisava. 3. Esta é a marca _________ (que OU em que) o mundo confia. 4. Estes são os dados ________ (que OU a que) fizeram referência. 5. Este é o diretor ________ (que OU quem OU a quem) sempre respeitei. 6. Aqui está a lista dos técnicos ____________ (que OU com que OU com quem) pretendo viajar para Brasília. 7. Ainda não conheço a secretária do diretor _________ (de quem OU da qual OU do qual) o chefe fala tanto. 8. Não gosto muito do assunto ___________ (sobre que OU sobre o qual) conversamos ontem na reunião. 9. Isto aconteceu na semana ___________ (durante que OU durante a qual) fizemos um curso de aperfeiçoamento. 10. É um funcionário __________ (cujo OU cujo o) trabalho é sempre muito elogiado.

25 QUESTÕES CONCURSOS Complete as lacunas com um dos pronomes relativos adequado, respeitando a regência: 11. Ele é uma pessoa __________ (cujos OU com cujos OU com os quais) ideais simpatizamos muito. 12. É um político _____________ (cujas OU contra cujas OU contra as quais) ideias lutamos por toda a vida. 13. Não concordo com os argumentos _____________ (onde OU em que OU nos quais) os advogados se basearam. 14. Isto ocorreu no mês __________ (onde OU quando) o governo alterou sua política econômica. 15. Esta é a rua ________ (onde OU aonde) eles moram. 16. Esta é a empresa ___________ (onde OU aonde) nós trabalhamos. 17. Esta é a praia ___________ (onde OU aonde) ela sempre vai aos domingos. 18. Não sei _________ você vem, ________ está nem ________vai. (onde OU aonde OU de onde) 19. Era tudo ___________ (que OU quanto) ele tinha para dar. 20. Essa foi a melhor forma ____________ (que OU como) decidimos o impasse.

26 RESPOSTAS  1. Esta é a música DE QUE o povo gosta. 2. E o Brasil acabou chegando ao gol DE QUE tanto precisava. 3. Esta é a marca EM QUE o mundo confia. 4. Estes são os dados A QUE fizeram referência. 5. Este é o diretor QUE ou A QUEM sempre respeitei. 6. Aqui está a lista dos técnicos COM QUEM pretendo viajar para Brasília. 7. Ainda não conheço a secretária do diretor DA QUAL(se for da secretária) ou DO QUAL (se for do diretor) o chefe fala tanto. 8. Não gosto muito do assunto SOBRE O QUALconversamos ontem na reunião. 9. Isto aconteceu na semana DURANTE A QUALfizemos um curso de aperfeiçoamento. 10. É um funcionário CUJO trabalho é sempre muito elogiado. 11. Ele é uma pessoa COM CUJOS ideais simpatizamos muito. 12. É um político CONTRA CUJAS ideias lutamos por toda a vida. 13. Não concordo com os argumentos EM QUE ou NOS QUAIS os advogados se basearam. 14. Isto ocorreu no mês QUANDO o governo alterou sua política econômica. 15. Esta é a rua ONDE eles moram. 16. Esta é a empresa ONDE nós trabalhamos. 17. Esta é a praia AONDE ela sempre vai aos domingos. 18. Não sei DE ONDE você vem, ONDE está nem AONDEvai. 19. Era tudo QUE ou QUANTO ele tinha para dar. 20. Essa foi a melhor forma COMO decidimos o impasse.


Carregar ppt "Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google