A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu."— Transcrição da apresentação:

1

2 PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu

3

4 Conheci cidades litorâneas adj. Conheci cidades que ficavam no litoral pron. relat. (as quais)

5 O nabo saboroso foi vendido adj. O nabo que era saboroso foi vendido pron. relat. (o qual)

6 RESTRITIVAEXPLICATIVA

7 Os balões que subiam eram aplaudidos. Os balões, que subiam, eram aplaudidos. Os balões, que subiam, eram aplaudidos. Alguns balões não subiam. (só os que subiam eram aplaudidos) Todos os balões subiam. (todos eram aplaudidos)

8 Os carros que ultrapassaram o semáforo serão multados. Só os que ultrapassaram o semáforo serão multados. Os carros, que ultrapassaram o semáforo, serão multados. Todos ultrapassaram o semáforo e todos serão multados.

9 Comprei um carro. O carro é lançamento. Que, Quem, Qual, Onde, Cujo. Comprei um carro que é lançamento. (o qual)

10 Comprei um carro novo. Gosto muito do carro novo. Comprei um carro novo de que gosto muito. (do qual) Namoro uma menina. O pai da menina é delegado. Namoro uma menina cujo pai é delegado.

11 A lei era justa. Lutávamos pela aprovação da lei. A lei lei por cuja cuja aprovação lutávamos era justa.

12 A mulher que o amava fugiu. Ela disse que estava bem. (a qual) pron. relat. conj. OR. SUBORD. SUBST.

13 Orações Reduzidas  São denominadas orações reduzidas aquelas que apresentam o verbo numa das formas nominais, ou seja, infinitivo, gerúndio e particípio.  As orações reduzidas não são introduzidas por conectivo.

14  Adjetivas Restritivas: são aquelas que exercem a função de adjunto adnominal da or. Principal e não são separadas por vírgulas.  Classificação:or.sub. adjetiva restritiva reduzida de gerúndio. gritando alto chamou a atenção de todos.  O menino gritando alto chamou a atenção de todos.  Classificação:or.sub. adjetiva restritiva reduzida de particípio. deitado no chão chamou a atenção de todos.  O menino deitado no chão chamou a atenção de todos.  Classificação:or.sub. adjetiva restritiva reduzida de infinitivo. a gritar na rua chamou a atenção de todos.  O menino a gritar na rua chamou a atenção de todos.

15  Adjetivas Explicativas: são aquelas que exercem a função de adjunto adnominal da or. Principal e são separadas por vírgulas.  Classificação:or.sub. adjetiva explicativa reduzida de gerúndio. gritando alto, chamaram a atenção de todos.  Os meninos, gritando alto, chamaram a atenção de todos.  Classificação:or.sub. adjetiva explicativa reduzida de particípio. deitados no chão, chamaram a atenção de todos.  Os meninos, deitados no chão, chamaram a atenção de todos.  Classificação:or.sub. adjetiva explicativa reduzida de infinitivo. a gritar na rua, chamaram a atenção de todos.  Os meninos, a gritar na rua, chamaram a atenção de todos.

16 Função do Pronome Relativo Para sabermos a função sintática que o pronome relativo desempenha na oração, basta substituí-lo por seu antecedente (palavra que é substituída pelo pronome) e verificar que função ela teria na oração adjetiva: Gostei do vestido /que você estava usando. (Você estava usando o vestido.) No exemplo acima, vestido seria o objeto direto da oração adjetiva; portanto, o pronome que tem a função de objeto direto.

17 Comprei o vestido /que estava em liquidação. (O vestido estava em liquidação) No caso acima, vestido seria o sujeito da oração adjetiva. Assim, a função do pronome que é de sujeito. A loja /em que comprei o vestido/ estava em liquidação. (Comprei o vestido na loja) No exemplo acima, na loja seria adjunto adverbial de lugar. Portanto, o pronome que funciona como adjunto adverbial de lugar.

18 Os vestidos /cujas cores eram mais atraentes/ foram vendidos logo. (As cores dos vestidos.) Nesta oração, dos vestidos seria um adjunto adnominal. Assim, a função do pronome cujas é de adjunto adnominal. Esta é a garota /que nós vimos na TV. (Nós vimos a garota na TV.) No caso acima, a garota seria o objeto direto da oração adjetiva. Assim, a função do pronome que é de objeto direto.

19 O livro /de que preciso /é este. (Preciso do livro.)  Nesta oração, o livro seria um objeto indireto. Assim, a função do pronome que é de objeto indireto. Voltarei a ser a boa aluna /que eu era. (Eu era boa aluna.) No exemplo acima, boa aluna seria predicativo do sujeito. Portanto, o pronome que funciona como predicativo do sujeito.

20 O livro /de que preciso /é este. (Preciso do livro.)  Nesta oração, o livro seria um objeto indireto. Assim, a função do pronome que é de objeto indireto. Voltarei a ser a boa aluna /que eu era. (Eu era boa aluna.) No exemplo acima, boa aluna seria predicativo do sujeito. Portanto, o pronome que funciona como predicativo do sujeito.

21 Pronome Relativo Cujo O pronome relativo cujo é empregado em circunstâncias diferentes dos demais pronomes relativos. Ele liga dois termos estabelecendo entre eles uma relação de posse. Marcelo,/cuja casa foi reformada,/quer comprar móveis. Desmembrando as orações temos: Marcelo quer comprar móveis. A casa de Marcelo foi reformada

22 Na frase anterior a expressão de Marcelo, que o pronome cujo substitui, é um adjunto adnominal. Como o pronome cujo sempre acompanha um nome, sua função é de adjunto adnominal.  O pronome relativo cujo é variável e concorda em gênero e número com o termo que o sucede.  Nunca há artigo após o pronome cujo.

23 Pronome Relativo Onde Como o pronome relativo onde substitui um antecedente que indica lugar, sua função sintática é sempre de adjunto adverbial de lugar. Pronome Relativo onde é empregado somente para indicar um lugar concreto, nunca uma situação. A escola/ onde estudo/ é excelente.

24 Se o termo antecedente for uma situação, e não um lugar, recomenda-se empregar em que: Aquela foi uma disputa/ em que todos saíram perdendo.


Carregar ppt "PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO Orações subordinadas adjetivas Professora: Suzete Beppu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google