A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipologia textual Dissertação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipologia textual Dissertação."— Transcrição da apresentação:

1 Tipologia textual Dissertação

2 O texto dissertativo-argumentativo
É aquele usado para expor ideias e, ao mesmo tempo, tentar convencer o interlocutor. Essa denominação une dois conceitos: dissertação e argumentação.

3 O que é dissertar? É explanar um tema e apresentar os diferentes pontos de vista a seu respeito, sem, no entanto, tomar partido. Encontra-se esse tipo de texto em matérias jornalísticas não opinativas, como reportagens e textos de divulgação científica. Dicionários, enciclopédias e manuais didáticos são, em geral, gêneros dissertativos.

4 E o que é argumentar? Mais do que apresentar um tema, é posicionar-se criticamente diante dele. Quem argumenta não apenas explica as diferentes correntes de opinião como também manifesta preferência por uma delas. Além disso, tenta convencer o interlocutor de que seu posicionamento (tese) é o mais correto e, para tanto, usa argumentos.

5 Resumindo Texto dissertativo-argumentativo é aquele que expõe ideias e, ao mesmo tempo, tenta convencer o interlocutor da validade delas. Apresenta uma tese (opinião central) sustentada por argumentos. É encontrado em inúmeros gêneros, como editoriais de jornais e revistas, artigos de opinião, cartas argumentativas, etc. É também o mais solicitado no Enem e nos vestibulares.

6 Tipos de argumento Argumento baseado no senso comum: fundamenta-se em valores reconhecidamente partilhados pela maioria das pessoas em uma sociedade. Argumento baseado em citação: cita a opinião de uma autoridade no assunto em pauta.

7 Argumento baseado em evidências: apresenta fatos (dados estatísticos, pesquisas, informações científicas, exemplos reais e hipotéticos, etc.) que comprovem a tese. Argumento baseado no raciocínio lógico: estabelece relações lógicas entre as ideias. Essas relações podem ser de causa e consequência, de analogia, de oposição...

8 Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

9 Introdução Ponto de partida do texto, por isso deve apresentar de forma clara o assunto a ser tratado e também delimitar as questões referentes a esse assunto que serão abordadas. Encaminha o leitor, estabelecendo para ele a orientação adotada para o desenvolvimento do texto. Atua, assim, como uma espécie de “roteiro”. Uma introdução não deve ser muito longa para não desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas, aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.

10 Desenvolvimento É o corpo do texto, onde se organiza o pensamento.
Parte do texto em que ideias, conceitos, informações e argumentos serão desenvolvidos de forma organizada e criteriosa. Enquanto a introdução estabelece a tese, o desenvolvimento justifica essa tese por meio de argumentos, os quais serão apresentados de maneira gradual e progressiva. Em uma redação de trinta linhas, o desenvolvimento deverá ter uma média de dezoito linhas.

11 Deve-se evitar em um desenvolvimento
Repetições Escrever pormenorizando Exemplos fracos e fora do contexto Exemplos demasiadamente excessivos

12 Lembre-se de que: a introdução já anuncia o desenvolvimento, o qual retoma, ampliando e desdobrando, o que lá foi colocado de modo sucinto.

13 Conclusão É a síntese do problema tratado no decorrer do texto, o fechamento da redação. Além desse resumo, deve expor claramente uma avaliação final do assunto discutido, já que o ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras partes, adquire maior destaque na conclusão. Nessa parte, também se podem fazer propostas de ação, sugerindo soluções para o problema enfocado (Enem). Se a redação está planejada para trinta linhas, a parte da conclusão deverá ficar em torno de cinco linhas.


Carregar ppt "Tipologia textual Dissertação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google