A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa."— Transcrição da apresentação:

1 DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa

2 1. Introdução 1.1- Merece grande destaque a certeza assegurada sobre a onisciência de Deus, referenciando-se o conhecimento sobre tudo. 1.2- Amplia-se o horizonte da trindade com a onipresença de Deus, fato notório e existencial no plano diuturno de Sua manifestação. 1.3- Completa-se o sentimento de proteção, com a segurança da onipotência de Deus, como autor e consumador da própria fé.

3 2. Perfil do autor 2.1- João era um cristão de origem hebraica. 2.2- Conhecedor do Antigo Testamento de ponta a ponta. 2.3- Não registra para si o título de apóstolo. 2.4 - Afirmou João que era um profeta. (Apocalipse 22.9) 2.5 - O Evangelho de João apresenta um estilo suave, fluente e um grego simples e direto.

4 3. Estrutura do texto bíblico 3.1 - Prólogo – João 1:1-18 – Advertência que antecede a obra escrita. 3.2 - Relação paralela – Gênesis 1:1 e João 1:1 – No princípio. 3.3 - Grande ênfase – Gênesis 1:1 – História da primeira criação. João 1:1 – História da nova criação. 3.4 - Sentido pragmático – Nas duas obras de criação o agente é único – A Palavra de Deus. 3.5 - Expressão verbo – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus”. (NVI)

5 Frederick Fyvie Bruce “João conferiu a máxima importância à verdade eterna, que se identificou com a auto-manifestação divina, o Verbo que existia no princípio com Deus. Mas ele insistiu em que a verdade eterna foi revelada de maneira singular no tempo e no espaço – na Palestina, durante o governo de Pôncio Pilatos – quando o Verbo apareceu na terra na vida humana de Jesus de Nazaré.”

6 4. Humanidade e Divindade de Jesus 4.1- Etapas do casamento entre os judeus: 4.1.1- Compromisso – Geralmente feito pelos pais, às vezes sem o conhecimento do casal. 4.1.2 - Desposório – Corresponde ao casamento civil em nossos dias. 4.1.3 - Bodas – Momento de grande festa, geralmente realizada na casa do noivo.

7 5. Humilhação e Exaltação de Cristo 5.1- Estágios da humilhação de Cristo: 5.1.1 - Encarnação – Vida terrena. 5.1.2 - Sofrimento – Se fez servo, não tinha pecado, mas tinha que viver com os pecadores. 5.1.3 - Morte – Resultado de um julgamento injusto, crucificado entre dois ladrões 5.1.4 - Sepultamento – Um instrumento para simbolizar o pecador, ou seja, voltar ao pó. 5.1.5 - Descida ao hades – Local por demais sombrio, traduzido como o mundo dos mortos.

8 5. Humilhação e Exaltação de Cristo (cont.) 5.2 - Estágios da exaltação de Cristo: 5.2.1 - Ressurreição – A natureza humana foi totalmente restaurada. 5.2.2 - Ascensão – Cristo é visto como o grande Sumo Sacerdote. 5.2.3 - Sessão à destra do Pai – Representa um lugar de poder e glória. 5.2.4 - Regresso físico para julgar vivos e mortos – Volta gloriosa na condição de Juiz.

9 Adão Carlos Nascimento Mas o estágio mais avançado da exaltação de Cristo será a sua volta gloriosa na condição de Juiz. Jesus “está no fim da estrada da vida de todas as pessoas, sem exceção.” Os ímpios serão condenados ao sofrimento eterno; e os redimidos entrarão na bem-aventurança eterna. E assim estará consumada a obra redentora.

10

11 6. Os Ofícios de Cristo 6.1 - Profeta – Revelação exercida através de sua Palavra e pelo seu Espírito, sobre a vontade de Deus para a salvação do homem. (I Pedro 1.11) 6.2 - Sacerdote – Oferecimento próprio em sacrifícios como meio de intercessão pelo próprio pecador. (João 10.10) 6.3 - Rei – Como Filho de Deus e segunda Pessoa da Santíssima Trindade, Jesus tem poder e domínio sobre todo o universo. (Mateus 11.28)

12 Louis Berkhof “Podemos definir a realeza de Cristo como o Seu poder oficial de governar todas as coisas do céu e da terra, para a glória de Deus e para a execução do Seu propósito de salvação.”

13 7. Aplicação 7.1- Em três anos de ministério terreno, Jesus curou doentes, libertou endemoniados e resolveu toda sorte de problemas. 7.2 - Em três anos de ministério terreno e efetivo, Jesus deu vista a cegos, fez paralíticos andar e curou leprosos. 7.3 - Em três anos de ministério terreno, efetivo e glorioso, Jesus restaurou mutilados, ressuscitou mortos e restaurou vidas. 7.4 - Jesus continua como grande especialista em dar jeito em gente, transforma ladrões em pessoas de bem, corruptos em pessoas honestas e fracassados em vitoriosos. 7.5- Jesus não faz acepção de pessoas e o convite é para todos, indistintamente.

14 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28)

15

16 Muito Obrigado! Fim josimar.sinodo@terra.com.br


Carregar ppt "DEUS CONOSCO: Deus Filho Texto Bíblico – João 1:1-14 Presb. Josimar Santos Rosa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google