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Localização Localização – Conceitos Básicos

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Apresentação em tema: "Localização Localização – Conceitos Básicos"— Transcrição da apresentação:

1 Localização Localização – Conceitos Básicos
Localização – Modelos de Localização Reflexões sobre como usar modelos

2 Localização Exemplos Disneylândia Europa: o que deu de errado? Após o sucesso da “Disneylândias” no Japão, a Corporação Disney decidiu que seria interessante montar um parque temático na Europa Uma das decisões de localização mais importante da história da corporação

3 Localização Exemplos Disneylândia Europa: o que deu de errado? A escolha pela região leste de Paris (32 Km do centro) A decisão pareceu acertada na época O local foi especialmente alocado pelo governo da França Localização acessível: duas horas de carro a 17 milhões de europeus com alto poder aquisitivo Fluxo enorme de turistas Excelente infra-estrutura de transporte público de Paris (23 minutos do centro da cidade) O local é bem servido de estradas, que permitem alcançar toda a Europa Os planos da EuroDisney eram atrair 11 milhões de turistas – 50% da França, 40% de outros países europeus e 10% do resto do mundo

4 Localização Exemplos Disneylândia Europa: o que deu de errado? Depois de anos de inaugurada, o cenário não era nada animador A escolha pela região leste de Paris (32 Km do centro) O clima de Paris não era propício: chuvas e temperaturas frias boa parte do ano Houve resistência cultural da população européia aos valores americanos (porque passearmos em castelos falsos) Muitas pessoas da Europa preferiram visitar a Dineylândia nos EUA: melhor clima, tarifas baixas e hospedagem barata Funcionários eram imigrantes argelinos sem conexão com a cultura Disney A EuroDisney perdeu em torno de 1 bilhão de dólares no primeiro ano de inauguração

5 Localização Exemplos Exemplos de empresas manufatureiras
Montadora FIAT em Betim (MG) Montadora GM em São Caetano do Sul (SP)

6 Localização Exemplos Operações de mineração: próxima da fonte de matéria-prima

7 Localização Exemplos Exemplos de empresas manufatureiras
Produção de água mineral Produção de vinho na fábrica do Grupo Miolo em Bento Gonçalves

8 Localização Exemplos Exemplos de empresas manufatureiras
Produção de garrafas pet Produção de canos e tubulações Operações em que ocorre expansão volumétrica

9 Localização Exemplos Exemplos de empresas manufatureiras
Produção de cimento: próxima da fonte de matéria-prima por causa da redução volumétrica

10 Localização Exemplos Exemplos de empresas manufatureiras
Plano de algumas empresas de construir plantas de produção de plástico em alto mar, para diminuir os custos de transporte

11 Localização Conceitos Básicos
Definição: posição geográfica de uma operação relativamente aos recursos, a outras operações ou clientes com os quais interage. Por que a localização de uma empresa é uma decisão importante e estratégica? Porque é determinante para os custos da operação (ex: empresa de manufatura) e/ou a conveniência dos clientes, volume e visibilidade do negócio (ex: empresa de serviços). Porque o horizonte de impacto da decisão de localização é longo. A localização de uma operação afeta tanto a capacidade de competir quanto outros aspectos internos e externos

12 Localização Conceitos Básicos
O problema de localização envolve uma grande quantidade de fatores inter-relacionados, alguns de caráter mais quantitativo, outros de caráter mais qualitativo. Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (matéria-prima); Proximidade de fontes de mão de obra adequada à operação (barata; qualificada); Proximidade dos clientes; Fatores relacionados ao ambiente físico (ex: disponibilidade de energia elétrica, água e gás natural); ...

13 Arthur, Brian - "The structure of invention"
Localização Conceitos Básicos Fatores que afetam a localização de unidades de operação Proximidade de fontes qualificadas de suprimento (matéria-prima) Produção de queijo e outros produtos laticínios: matéria-prima perecível Produção de celulose (papel): mais fácil transportar papel do que madeira Arthur, Brian - "The structure of invention"

14 Localização Conceitos Básicos
Fatores que afetam a localização de unidades de operação Proximidade de fontes de mão de obra adequada à operação (barata; qualificada) Localização do Google em Belo Horizonte por causa de profissionais doutores em recuperação de informações Localização de call centers para empresas americanas na Índia Arthur, Brian - "The structure of invention"

15 Arthur, Brian - "The structure of invention"
Localização Conceitos Básicos Fatores que afetam a localização de unidades de operação Proximidade dos clientes Procuram-se localizar em regiões altamente densas... salões de beleza, restaurantes, postos de combustível, lavanderias e farmácias Supermercados Arthur, Brian - "The structure of invention"

16 Localização Conceitos Básicos
Fatores que afetam a localização de unidades de operação Fatores relacionados ao ambiente físico (ex: clima) Resorts localizados no nordeste brasileiro ou no Caribe Arthur, Brian - "The structure of invention" Arthur, Brian - "The structure of invention"

17 Empresa Sony localizada em Manaus: produz o console Playstation 3.
Localização Conceitos Básicos Fatores que afetam a localização de unidades de operação Fatores relacionados ao ambiente de negócios (ex: incentivos fiscais; zonas livres de comércio; leis ambientais; acesso a infra-estrutura de transportes; etc.) Empresa Sony localizada em Manaus: produz o console Playstation 3.

18 Arthur, Brian - "The structure of invention"
Localização Conceitos Básicos Fatores que afetam a localização de unidades de operação Fatores relacionados à comunidade (ex: aceitação do metrô pelos moradores do bairro Higienópolis) Polêmicas sobre a construção de presídios em cidades do interior Arthur, Brian - "The structure of invention"

19 Arthur, Brian - "The structure of invention"
Localização Conceitos Básicos Fatores que afetam a localização de unidades de operação Fatores relacionados à globalização (ex: exploração de novos mercados) Arthur, Brian - "The structure of invention"

20 Corrêa e Corrêa (2008) Fatores de Macrolocalização
Fatores de Microlocalização Corrêa e Corrêa (2008)

21 Localização Conceitos Básicos Considerar fatores relacionados à Cadeia de Suprimentos ou Rede na qual a empresa está inserida.

22 Localização Conceitos Básicos
A decisão de localização depende da cadeia de suprimentos / rede na qual a empresa está inserida.

23 Localização Conceitos Básicos
A decisão de localização depende da cadeia de suprimentos / rede na qual a empresa está inserida. Localização da Operação da Empresa Focal Fornecedores 2ª camada 1ª camada Clientes FORNECIMENTO DA REDE DEMANDA DA REDE Rede imediata de suprimentos Rede total de suprimentos

24 Localização Conceitos Básicos
A decisão de localização depende da cadeia de suprimentos / rede na qual a empresa está inserida. Exemplo: Fabricante de artigos domésticos de plástico Fornecedores 2ª camada 1ª camada Clientes FORNECIMENTO DA REDE DEMANDA DA REDE Fluxo de bens Fluxo de informações Empresa química Fornecedor de papel de tinta Distribuidor Gráfica Atacadista Varejista

25 Localização Conceitos Básicos Em seu nível mais estratégico, a atividade de projeto em administração de produção (incluindo localização) deve incluir toda cadeia de suprimentos – rede da qual uma operação faz parte.

26 Que variam de forma a influenciar o custo
Localização Conceitos Básicos Na cadeia de suprimentos / rede, quais são os fatores que influem nas decisões de localização? Fatores do lado do fornecimento Que variam de forma a influenciar o custo à medida que a localização varia Custos da mão de obra Custos da terra Custo do transporte Custos das utilidades (ex: energia) Fatores do lado da demanda Que variam de forma a influenciar os serviços/receitas dos clientes à medida que a localização varia Qualificadores da mão de obra Adequação do local Imagem Conveniência para os clientes (ex: rapidez e confiabildiade) Operação produtiva

27 Fornecedores CD’s Lojas Clientes Custos de transportes Custos de
estoques e armazenagem Custos de estoques e armazenagem Custo de produção & compra Custos de transportes Custos de transportes NÍVEL DE SERVIÇO

28 Localização Conceitos Básicos Custos

29 Localização Localização – Conceitos Básicos
Localização – Modelos de localização Reflexões sobre como usar modelos 35

30 Modelos de localização
Dentre os modelos de apoio à decisão de localização de unidades de operações, podem ser destacados: Modelo de Ponderação de Fatores; Modelo de Centro de Gravidade ou “Centróide”; Modelos baseados em Programação Matemática inteira. Modelos baseados em Simulação BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística Empresarial: O Processo de Integração da Cadeia de Suprimento. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2001.

31 Modelo de Ponderação de Fatores
Localização Modelo de Ponderação de Fatores Constitui-se em um modelo para confrontar e avaliar alternativas de macrolocalização, que pondera vários fatores locacionais. Exemplo: considere três cidades (macrolocais) e oito fatores locacionais identificados por uma equipe de projeto como sendo relevantes para a decisão de localização de uma unidade de operação, cada fator tendo “pesos de ponderação” (ou importância) distintos. Para valorar cada fator locacional das alternativas (cidades), são atribuídas notas de 0 a 10 (quanto maior a nota, mais significativo é o fator locacional daquela cidade).

32 Localização Modelo de Ponderação de Fatores
Considerando as notas atribuídas para cada fator locacional das alternativas, determine qual seria a melhor macrolocalização (cidade) da unidade de operação. Fator Locacional Importância (peso) Notas Atribuídas pela Equipe Notas Ponderadas Cidade 1 Cidade 2 Cidade 3 Acesso a mercados 8 10 7 9 10 x 8 = 80 7 x 8 = 56 9 x 8 = 72 Custo e disponibilidade de materiais 5 6 30 40 Custo e disponibilidade de mão de obra 35 50 Atitude da comunidade 4 28 24 Disponibilidade de bons locais/terrenos 20 Custo da terra 36 Infra-estrutura local de utilidade e serviços 3 18 27 21 Qualidade de vida Total = 271 267 286

33 Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide”
Localização Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide” Constitui-se em um modelo para localização de uma unidade operacional, dadas as localizações existentes de suas principais fontes de insumos e clientes, além dos volumes a serem transportados entre estes locais. Modelo bastante utilizado para localização de um armazém ou Centro de Distribuição de produtos. B A C Em sua forma mais simples, assume que os custos de transporte de material para a unidade a ser localizada (vindo de fornecedores) e de transporte do produto até o cliente, são iguais e proporcionais ao volume transportado

34 Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide”
Localização Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide” Exemplo: uma equipe de gestores da administração de uma indústria petroquímica têm que responder à seguinte situação-problema: “Onde localizar um armazém intermediário, no estado de São Paulo, entre a fábrica e os distribuidores independentes para que os custos de transporte sejam mínimos?” Grid de Localização

35 Localização Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide” Local Tipo
Localização (ver grid) Toneladas x despachadas de/ ou para o local São Paulo Fábrica (630,330) 15,50 Presidente Venceslau Distribuidor (120,510) 2,50 Bauru (410,470) 5,50 Franca (590,650) 3,00 São José dos Campos (720,350) 4,50

36 Grid de Localização Distribuidor Fábrica

37 Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide”
Localização Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide” Cx = coordenada x (eixo horizontal) do centro de gravidade; Cy = coordenada y (eixo vertical) do centro de gravidade; dix = coordenada x do iésimo local; diy = coordenada y do iésimo local; Vi = volume de bens movimentados para / do iésimo local.

38 Localização Modelo do Centro de Gravidade ou “Centróide” Local Tipo Localização (ver grid) Toneladas x despachadas de/ ou para o local (Vi) eixo x (dix) eixo y (diy) (dix,diy) São Paulo Fábrica 630 330 (630,330) 15,50 Presidente Venceslau Distribuidor 120 510 (120,510) 2,50 Bauru 410 470 (410,470) 5,50 Franca 590 650 (590,650) 3,00 São José dos Campos 720 350 (720,350) 4,50 Localização do armazém intermediário = (559,03 , 403,23) que nos leva às proximidades da cidade de Piracicaba.

39 Grid de Localização Armazém Distribuidor Fábrica

40 Gestão Estratégica da Capacidade – Impacto sobre os Objetivos de Desempenho Competitivo
A decisão sobre o momento em que se dá o incremento de capacidade em relação ao aumento da demanda deve, portanto, considerar o balanço dos desempenhos competitivos esperados que advirão da adoção das diferentes políticas / estratégias / decisões de capacidade. Corrêa e Corrêa (2008)

41 Gestão Estratégica da Capacidade – Impacto sobre os Objetivos de Desempenho Competitivo
Impactos das políticas/decisões/estratégias de capacidade sobre os objetivos de desempenho: Os custos serão afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Níveis de capacidade excedente à demanda gera subutilização e pode aumentar o custo unitário. A qualidade dos bens ou serviços pode ser afetada por um planejamento de capacidade, por meio da contratação de pessoal temporário (ex: aumentariam a probabilidade de erros). A confiabilidade do fornecimento também pode ser afetada pelo nível de proximidade entre os níveis de demanda e da capacidade máxima da operação: os gargalos oferecem riscos de atendimentos de serviços e de produtos. Slack et al. (2002)

42 Gestão Estratégica da Capacidade – Impacto sobre os Objetivos de Desempenho Competitivo
Impactos das políticas/decisões/estratégias de capacidade sobre os objetivos de desempenho: A velocidade de resposta à demanda do cliente pode ser melhorada, seja pelo aumento dos estoques (permitindo que os clientes sejam atendidos diretamente pelo estoque em vez de terem que esperar a fabricação dos itens) ou pela provisão deliberada de capacidade excedente (evitando filas de espera). A flexibilidade, especialmente a de volume, será melhorada por capacidade excedente. Se a demanda e a capacidade estiverem em equilíbrio, a operação não será capaz de responder a quaisquer aumentos inesperados de demanda. Slack et al. (2002)

43 Agenda da aula Apresentação do estudo de caso – Desempenho de Operações 1 2 Aula expositiva: Estratégia de Capacidade 2 Estudo de caso


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