A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;."— Transcrição da apresentação:

1

2 Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra

3 Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;. Formas de preservação. TEMA 1: Geologia, geólogos e os seus métodos. TEMA 2: A Terra, um planeta especial. TEMA 3: Estrutura e dinâmica da Geosfera.

4 O Método Científico

5 TEMA 1: Geologia, geólogos e os seus métodos. SITUAÇÃO- PROBLEMA: Que explicações podem estar na base da extinção dos dinossauros? Onde e como viveram os dinossauros? O que nos contam as rochas acerca dos dinossauros? Quando surgiram e quando se extinguiram os dinossauros? Em que medida o aparecimento e extinção dos dinossauros são indicadores de mudanças geológicas no planeta?

6 “ Só será possível entender a Terra como um sistema estudando o modo como os seus vários componentes interagiram ao longo do tempo. O actual estado deste sistema resultado de uma longa e complexa História.” Steven Stanley, Earth System History

7 Conjunto de elementos e fenómenos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros. In: http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/206824/A%20Terra%20como%20um%20sistema.ppt Sistema

8 Hidrosfera – a água nas suas mais diversas formas (oceanos, rios, lagos, glaciares, etc.). Geosfera – relacionada com as rochas, solo, etc. Biosfera – Ecossistemas (seres vivos + relações com o meio abiótico). Atmosfera – camada de gases que envolve a Terra (Oxigénio, Dióxido de Carbono, Azoto, Vapor de água, Ozono, etc.). In: http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/206824/A%20Terra%20como%20um%20sistema.ppt

9 Um sistema pode ser… A Terra é um sistema quase fechado, dinâmico e heterogéneo. AbertoFechado Isolado

10 Os 4 grandes subsistemas da Terra estão interligados. Alterações num deles provocam modificações no outro! A Terra e os seus Subsistemas BIOSFERA HIDROSFERA GEOSFERA ATMOSFERA In: http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/206824/A%20Terra%20como%20um%20sistema.ppt

11 Quando ocorre uma erupção vulcânica gases, poeiras e vapor de água libertam-se para a atmosfera In: http://www.drealentejo.pt/intranet/deposito/206824/A%20Terra%20como%20um%20sistema.ppt

12 Existem trocas gasosas durante a fotossíntese !

13 Ao longo de milhões de anos, restos de plantas podem ser transformados ao abrigo do ar e contribuir para a formação de CARVÕES!

14 A água das chuvas infiltra-se no solo para formar águas subterrâneas.

15 Um conjunto de componentes que se relacionam constitui um sistema … A Terra é um grande Sistema! O equilíbrio da Terra depende do bom funcionamento dos seus subsistemas. Estes subsistemas são sistemas abertos.

16

17

18 É URGENTE PROTEGER!

19 Água, o petróleo do século XXI… 2 mil milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável. Hidrosfera – conjunto de reservatórios de água da Terra. Fonte; Unesco, 2003 (Criosfera)

20 Atmosfera – o invólucro gasoso da Terra. Qual a composição química da atmosfera? As funções da atmosfera: → Filtra e absorve radiações nocivas(camada de ozono). → Protege (meteoritos). → Controla a temperatura (efeito de estufa). → Fonte de vida (oxigénio).

21 Como está estruturada a atmosfera? Troposfera Tropopausa Estratosfera Mesosfera Termosfera Exosfera Estratopausa Termopausa Mesopausa

22 Como está estruturada a atmosfera? TROPOSFERA - camada mais próxima da Terra; - espessura média 12Km (7Km nos pólos e 17Km nos trópicos); - local onde ocorrem os fenómenos meteorológicos (chuvas, nuvens, ventos); - a temperatura decresce em altitude até -50ºC. ESTRATOSFERA - Localizada entre a troposfera e a mesosfera; - estende-se dos 7-17Km até aos 50Km; - apresenta pouca concentração de vapor de água; - rica em ozono (camada de ozono- aos 22Km), responsável por filtrar os raios U.V. - a temperatura aumenta com a altitude; - muitos aviões a jacto circulam nesta zona por ser muito estável.

23 Como está estruturada a atmosfera? MESOSFERA - localizada entre os 50- 85km; - nesta zona a temperatura volta a decrescer até aos -90ºC. - ocorre o fenómeno da aeroluminescência das emissões da hidroxila e é nela que se dá a combustão dos meteoróides.meteoróides

24 Como está estruturada a atmosfera? TERMOSFERA - estende-se dos 90Km até aos 700Km; - a densidade das moléculas é muito pequena pelo que a temperatura aumenta rapidamente com a altitude até aos 200ºC; - É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita o vaivém espacial.auroras Ionosfera é a região que contém íons; compreendendo a mesosfera e a termosfera até aproximadamente 550 km de altitude.íons EXOSFERA De 600 a 1000 km. Camada mais externa da atmosfera. Liga a atmosfera ao espaço interplanetário.


Carregar ppt "Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google