Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJuliana Salazar Flores Alterado mais de 7 anos atrás
1
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das interdependências a nível mundial resultante do grande desenvolvimento dos transportes e das comunicações DIMENSÕES: económica, financeira, cultural, social, política, …
2
GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA EMPRESAS TRANSNACIONAIS (ETN) EMPRESAS TRANSNACIONAIS (ETN) Deslocalizam a sua produção para outros países Aumento da circulação de bens e serviços, pessoas, informação, tecnologiae informação, tecnologia ecapitais GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA (bancos, empresas e investidores podem fazer transferências de capitais, (bancos, empresas e investidores podem fazer transferências de capitais, a nível internacional, imediatas e em qualquer ponto do mundo)
3
GLOBALIZAÇÃO CULTURAL NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Novas tecnologias de informação e comunicação INOVAÇÕES - Satélites, cabos, etc. - Satélites, cabos, etc. desenvolveram as comunicações - Convergência das tecnologias dos média – multimédia - Os media tornam-se interactivos …. Aumento da circulação de fluxos de informação Comunicação em tempo real em qualquer ponto do mundo ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO CULTURAL (conhecimento de outras culturas e para a partilha de informações em tempo real à escala planetária)
4
GLOBALIZAÇÃO CULTURAL Meios de comunicação social e difusão cultural Rádio, cinema, livros, jornais, livros, jornais,… INTERNET TELEVISÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO MEIOS DE COMUNICAÇÃO Globalizou a informação e influencia atitudes e comportamentos TELEMÓVEIS Possibilidade de interagirmos uns com os outros a nível global Facilitam a comunicação em tempo real, dão acesso a múltiplas funções (comunicação, obtenção de informações, divertimento, etc.)
5
Globalização cultural Novos meios de comunicação (televisão, Internet, telemóvel, etc.) Aumento dos contactos a nível mundial entre pessoas de culturas diferentes As empresas ligadas aos media têm-se transformado em empresas globais Maior interdependência entre indivíduos, grupos e nações ALDEIA GLOBAL Transformações culturais ACULTURAÇÃO Será que se está a caminhar para uma cultura global dominada pelos produtos e valores da cultura ocidental? HOMOGENEIDADE CULTURAL HOMOGENEIDADE CULTURAL OU As identidades estão a transformar-se em novas formas de cultura compostas por elementos de diferentes origens culturais? FRAGMENTAÇÃO CULTURAL
6
6.2. Consumo e estilos de vida CONSUMOS Satisfação das necessidades Variam no tempo e no espaço - Variam no tempo e no espaço - Dependem de vários factores (económicos e sociais) - Estão associados a um valor simbólico Interiorização dos padrões de consumo criação Hábitos de consumo
7
6.2. Consumo e estilos de vida Práticas de consumo diferenciadas ESTILOS DE VIDA Variam no tempo e no espaço - Variam no tempo e no espaço - Grande diversidade GLOBALIZAÇÃO Uniformização do consumo a nível mundial? Persistem desigualdades entre países e grupos sociais
8
6.3. Ambiente — riscos e incertezas Modelos de desenvolvimento industrial Elevados padrões de consumo Países desenvolvidos Degradação do meio ambiente - Esgotamento de alguns recursos naturais - Extinção de espécies animais ou vegetais - Poluição …. Necessidade dos governos e organismos internacionais definirem políticas para tentar recuperar o equilíbrio ambiental.
9
Nas sociedades actuais, ainda ocorrem fenómenos naturais (ciclones, terramotos, inundações). A SOCIEDADE DO RISCO E DA INCERTEZA GLOBAIS MAS, os problemas principais são as ameaças ecológicas resultantes do impacto da industrialização sobre o meio ambiente RISCOS MANUFACTURADOS Outros riscos: -Saúde (poluição, etc.) -Segurança dos alimentos Respostas globais (movimentos sociais globais)
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.