A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosto Cânone de Representação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosto Cânone de Representação."— Transcrição da apresentação:

1 Rosto Cânone de Representação

2 O cânone de representação do rosto ajuda-nos a desenhar o rosto com as proporções correctas.
Existem vários métodos de representação do rosto. Ao longo dos séculos, os artistas desenvolveram truques que lhes permitiam representar de forma realista o corpo humano e as suas proporções.

3 Esquema inicial Topo da cabeça Linha do cabelo
A cabeça é igual a três vezes e meia a altura da testa. A partir desta medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto. Linha dos olhos Linha do nariz Linha do queixo

4 Esquema geral No centro vertical do rectângulo está a linha de simetria que divide o rosto. A medida da testa pode ser aplicada à largura do rosto. O rosto mede duas vezes e meia a medida da testa. Conseguimos definir um rectângulo que contém o rosto. No centro horizontal do rectângulo podemos encontrar os olhos, que estão ao meio do rosto.

5 Pormenores Se dividires ao meio o primeiro rectângulo, encontras o tamanho do olho. O espaço entre os olhos é igual à largura de um olho. Transporta a distância que vai do primeiro rectângulo até à linha de simetria para saberes a largura do nariz. A posição dos lábios é dada pela divisão ao meio do rectângulo que vai do queixo ao nariz.

6 Processo Começa por traçar as linha horizontais, aplicando a medida da testa. Descobres a altura da oval. Em seguida, traça as linha verticais, também com a medida da testa, para saberes a largura da oval. Traça as linhas de simetria e desenha a oval do rosto. Podes desenhar as orelhas: estão entre a linha do nariz e as sobrancelhas. Traça as linhas auxiliares para saberes onde podes desenhar os olhos, o nariz e a boca. Quando desenhares o cabelo, não te esqueças que ultrapassa os limites da oval do rosto.

7 Saber mais Frontal Perfil Três quartos
O cânone de proporção do rosto é uma técnica que permite representar o rosto com precisão nas suas proporções. A expressividade do retrato é muito importante. A expressão é o que vai dar vida à obra, representando a humanidade de quem é retratado. Frontal Perfil Três quartos Na arte, o retrato tem uma grande importância.

8 Proportions of the Human Head
Saber mais Face Proportions Proporções do Rosto Proportions of the Human Head Web Gallery of Art Webmuseum


Carregar ppt "Rosto Cânone de Representação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google