A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva"— Transcrição da apresentação:

1 Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva
INTRODUÇÃO À ZOOTÉCNICA - CONCEITOS, OBJETIVOS, CLASSIFICAÇÃO, IMPORTÂNCIA E RELAÇÃO DA ZOOTECNIA COM OUTRAS CIÊNCIAS Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva

2 ZOOTECNIA GERAL CONCEITO ZOOTECNIA É a CIÊNCIA aplicada que trata da adaptação dos ANIMAIS DOMÉSTICOS ao ambiente criatório e deste aos animais com fins econômicos. É também a arte de criar animais. Pode-se definir zootecnia como produção animal e seu objetivo como "produzir o máximo, no menor tempo possível, sempre visando lucro, tendo em conta o bem estar animal". Como ciência deriva diretamente da BIOLOGIA como uma ZOOLOGIA aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal se aplicam os princípios da ECONOMIA.

3 Zootecnia como arte Segundo Domingues (1981), uma das primeiras realizações do homem primitivo foi criar animais, concomitante ao cultivo dos vegetais, quando deixou de ser nômade (caçador e pescador) e se tornou sedentário, passando a ser pastor e agricultor. Isto na idade da Pedra Polida, cerca de anos a.C. Inicialmente, o homem criou animais para satisfazer seu totemismo (zoolatria), em seguida, com a indisponibilidade de alimentos espontâneos próximos às aldeias, passou a utilizá- los como alimento e, por último, com os rigores climáticos ou intempéries, para proteção.

4 ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ZOOTECNIA 1843 no Cours d'Agriculture de Adrien Étienne Pierre, o Conde de Gasparin, que o fez derivar dos radicais gregos ζωον, zoon (animal) e τέχνη, techne (tratado sobre uma arte). O Conde foi o primeiro a reconhecer na arte de criar animais um objeto próprio da ciência e independente da AGRICULTURA, criando para ela uma cátedra desde a fundação do Instituto Agronômico de Versalhes em 1848.

5 ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ZOOTECNIA A seguir esta palavra passou a ser adotada por outros povos latinos influenciados pela cultura francesa.Todavia, nesta época, a “Cyclopedia of American Agriculture” vol III, p. 273 de Bailey, registrava o vocábulo “Zootechny” para designar: – a prática; – o conhecimento; – as indústrias ligadas à produção animal. Desta forma, o objeto da zootecnia é o animal doméstico, ou seja, o animal que pertence a uma espécie criada e reproduzida pelo homem, dotada de mansidão hereditária e que proporciona algum proveito ao homem.

6 ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA
1849 o naturalista (BIÓLOGO) Emile Baudement ocupou a nova cátedra e começou a formular o corpo de doutrinas com base científica e a ensinar a Zootecnia. Nesta tese, foi estabelecido o princípio teórico que consiste em considerar o animal doméstico como uma máquina viva transformadora e valorizadora dos alimentos, constituindo-se no fundamento de todos os conhecimentos zootécnicos. Assim, constata-se que a arte de criar é remota, enquanto a ciência de criar surgiu há um pouco mais de um século e meio. ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA

7 ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA
Segundo Domingues (1998), a Zootecnia, para a cultura latina, como ciência, nasceu em 1848, na França, no “Instituto Versailles” com a criação de uma disciplina destinada ao estudo da criação de animais domésticos. O primeiro mestre de Zootecnia é considerado o Professor Emile Vandement. A nova ciência evoluiu, adaptando-se as peculiaridades da Velha Europa e da Nova América, acarretando, em determinado momento, a unificação de currículos. ZOOTECNIA COMO CIÊNCIA

8 EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ZOOTECNIA - BRASIL
O Brasil usufruiu do embasamento teórico inicial, além da vinda de alguns professores europeus para ministrar aulas em Instituições brasileiras. No BRASIL a zootecnia foi ensinada como disciplina especial nos cursos de AGRONOMIA até 1966 quando foi criado, na PUC de URUGUAIANA, RS, o primeiro curso de GRADUAÇÃO em Zootecnia. Por volta de 1907 chega ao Brasil o professor Nicolau Athanassof, graduado na Bélgica, para atuar como professor de Zootecnia na Escola Agrícola Luiz de Queiroz, em Piracicaba, Estado de São Paulo, onde lançou livros e escreveu folhetos relacionados à área. No ano de 1929, o Professor Octávio Domingues definiu Zootecnia da seguinte forma: “É a ciência aplicada que estuda e aperfeiçoa os meios de promover a adaptação econômica do animal ao ambiente criatório, e deste àquele”.

9 "Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ZOOTECNIA A PROFISSÃO foi regulamentada em 4 de dezembro de 1968 pela lei federal nº Quem se forma no curso de zootecnia recebe o título acadêmico-profissional de zootecnista. Segundo esta lei, podem exercer a Zootecnia,o graduado em Zootecnia, MEDICINA VETERINÁRIA e o graduado em AGRONOMIA, "sendo estes 2 últimos apenas conhecedores dos processos de uma criação real de animais não oferecendo de fato conhecimentos aplicados na área de zootecnia", conforme trasncrito a seguir: "Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista: ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura; b) ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor; c) graduados em agronomia e medicina veterinária

10 A Zootecnia tem como objeto de estudo o animal doméstico e visa o perfeito conhecimento deste e dos demais fatores envolvidos no seu processo produtivo, sempre visando ALTO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO O animal mais produtivo não é o mais aperfeiçoado no sentido geral ou o mais especializado em determinada função produtiva. A "máquina viva" mais perfeita, capaz de oferecer maior retorno econômico, é aquela que está adaptada às condições de criação e exploração.

11 ALTO GRAU DE ESPECIALIZAÇÃO
A especialização não deve acarretar desequilíbrio fisiológico no animal; O animal adaptado às condições de criação e exploração não deve sofrer comprometimento das características adaptativas.

12 DIVISÕES DA ZOOTECNIA Zootecnia geral Nutrição; Produção animal; Melhoramento genético; Anatomia; Fisiologia; Genética; Climatologia; Higiene e profilaxia; Etologia. 2. Zootecnia especial Bovinocultura; Avicultura; Suinocultura; Ovinocultura; Equinocultura; Caprinocultura; Apicultura; Aquacultura; Sericicultura; Cunicultura; Além de estudar também os animais silvestres, visando tanto criação como conservação de espécies

13 Principais Atividades
De modo geral, as tarefas dos zootecnistas incluem: • estudar processos e regimes de criação; • avaliar geneticamente o rebanho; • selecionar os animais para formação do rebanho matriz para reprodução; • determinar o sistema e as técnicas a serem usados em cruzamentos; • determinar o sistema e as técnicas a serem usados no pasto; • pesquisar as necessidades nutricionais do rebanho e estabelecer a dieta adequada aos animais; • planejar e avaliar as instalações utilizadas para a criação de animais; • verificar as condições de higiene e da alimentação dos animais; • supervisionar a vacinação, a medicação e inseminação dos animais; • determinar e acompanhar formas padronizadas de abate, preparação e armazenamento.

14 Os que se dedicam à administração têm de:
• organizar a produção animal da fazenda; • planejar as instalações; • estabelecer programas de qualidade; • desenvolver novos métodos de exploração; • acompanhar preços; • comprar e vender animais.

15 As atividades no campo de estudos e pesquisa são:
• fazer pesquisa genética em laboratório, para conseguir espécies de melhor qualidade, mais resistentes e mais férteis; • estudar sistemas de cruzamento; • estudar o aperfeiçoamento dos métodos de abate; • pesquisar novos produtos de origem animal para os quais existe demanda; • estudar novos tipos de alimento e complementos alimentares para os animais; • aperfeiçoar métodos de armazenagem; • aperfeiçoar métodos de tratamento e despejo de resíduos, para preservação do meio ambiente. O zootecnista exerce ainda a supervisão técnica das exposições oficiais de animais.

16 O objeto da zootecnia é o animal doméstico, ou seja, o animal que pertence a uma espécie criada e reproduzida pelo homem, dotada de mansidão hereditária e que proporciona algum proveito ao homem. Para atingir o estado de domesticação, a espécie animal deve possuir os atributos de: fecundidade em cativeiro, de modo que os indivíduos não precisem ser continuamente aprisionados para serem utilizados pelo homem; ter tendência hereditária a mansidão, atributo pelo qual os animais que nascem no cativeiro aceitam facilmente o convívio com o homem e com outras espécies; sociabilidade, característica das espécies dotadas de hábitos gregários, que permite a vida em bando, próprias dos animais em domesticidade.

17 As espécies que não possuem estes atributos permanecem selvagens, mesmo aquelas cuja domesticação foi tentada pelo homem, ou seria resultado do seu convívio com o homem, como é o caso da zebra, do chacal, do leão, do bisão Americano, do falcão e do papagaio.

18 Efeitos da domesticação:
As espécies domésticas passaram a viver sob seleção artificial, isto é, uma seleção em que a luta pela vida foi substituída pela escolha feita pelo homem dos indivíduos que melhor atendem os objetivos da criação. Efeitos da domesticação: modificações do temperamento - maior mansidão e docilidade; diminuição dos órgãos de ataque - chifres dos bovinos, nos dentes dos suínos, nas garras das aves; variação da cor dos pêlos e penas; porte dos animais; além do aumento na produtividade de carne, leite, ovos, etc.

19 NOÇÕES DE RAÇAS DAS PRINCIPAIS ESPÉCIES DOMÉSTICAS
A maioria das espécies domésticas apresenta vários grupos distintos, de grande interesse para a Zootecnia, chamados de raças. A raça é uma subdivisão da espécie, estabelecida e mantida pela ação do homem. DEFINIÇÃO: Um conjunto de indivíduos da mesma espécie, com origem comum e caracteres particulares semelhantes, sob as mesmas condições de ambiente, produzindo descendentes com os mesmos caracteres. - É uma subdivisão da espécie. É uma porção de indivíduos, pertencentes à mesma espécie, que possui certos caracteres, ditos étnicos, transmissíveis por herança à descendência quando acasalados entre si, caracteres esses que permitem distingui-los dos animais de outras raças.

20 Esses caracteres étnicos ou raciais, são MORFOLÓGICOS quando são visíveis, palpáveis ou mensuráveis, tais como: Formas das diversas partes do corpo,; Untuosidade; Cor dos pelos e sua textura; Cor das mucosa; Grossura, posição, forma e direção dos chifres e orelhas; Peso; Estatura do animal

21 São FISIOLÓGICOS os caracteres relacionados com:
Vigor; Rusticidade; Capacidade de adaptação; Prolificidade; Qualidades maternas; Precocidade; São PSICOLÓGICOS os caracteres relacionados com o sistema nervoso: Vivacidade; Disposição; Caráter; Instintos;


Carregar ppt "Profa.Dra. Rosilene Agra da Silva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google