A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220."— Transcrição da apresentação:

1 Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220

2 Meio Natural 1ª Etapa -Coleta, Caça e pesca; -Nomadismo. 2ª Etapa -Agricultura e pecuária; -Sedentarismo.

3 Meio Técnico Artesanato -Produção Individual; -Pequena Escala; -Pouca utilização de Matéria Prima. Manufatura -Produção coletiva – Artesanal; -Pequena escala; -Máquinas movidas a tração.

4 Meio Técnico Maquinofatura -Produção em Larga Escala; -Máquinas a Vapor, Elétrica; -Desenvolvimento do Capitalismo Comercial.

5 O papel da Revolução Industrial A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial.

6 O papel da Revolução Industrial Além disso, a modernização tecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente. Antes da Revolução Industrial, menos de 10% da população europeia vivia nas cidades. A maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. Os burgueses eram donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos.

7 O processo de industrialização exigiu: a)desenvolvimento tecnológico e científico; b)investimento de grandes somas em dinheiro (capital); c)fornecimento de matérias-primas; d)consumidores para os produtos transformados.

8 FASES DA REVOLUÇAO INDUSTRIAL Primeira fase: 1750 – 1850: 1.invenção do tear mecânico e do descascador de algodão e consequente desenvolvimento da indústria têxtil; 2.invenção da máquina a vapor, que substituiu as fontes tradicionais de energia mecânica, como a roda d’água, a roda de vento e a tração animal; 3.uso do carvão para a fundição do ferro, a produção de lâminas de ferro e a produção de aço em larga escala;

9 Primeira fase: 1750 – 1850: 4. melhoria no processo de exploração do carvão mineral com a utilização de maquinas a vapor para retirar a água acumulada nas minas de carvão; 5. revolução nos transportes e nas comunicações, com a invenção da locomotiva, do navio a vapor e do telégrafo; 6. progressos na agricultura, com a produção de adubos, melhores grades (instrumento usado para revolver e depois alisar a terra) e arados, invenção da debulhadora e da ceifadeira mecânica.

10 Segunda fase: de 1850 até cerca de 1945: 1.aperfeiçoamento na produção do aço, que superou o uso do ferro; 2.aperfeiçoamento do dínamo (gerador que transforma a energia mecânica em elétrica); 3.utilização de novas fontes de energia como o petróleo e a energia elétrica;

11 Segunda fase: de 1850 até cerca de 1945: 4.invenção do motor de combustão interna; 5.emprego dos metais leves, como o alumínio e o magnésio; 6.nova revolução nos transportes, com a introdução das locomotivas e dos navios a óleo, a invenção do automóvel, do avião, do telégrafo sem fio, do rádio e da televisão; 7.introdução de máquinas automáticas, permitindo a produção em série e provocando um grande aumento da produção.

12 Terceira Fase ou Revolução Técnico-científica: 1.surgimento de grandes complexos industriais e empresas multinacionais; 2.automação da produção; 3.desenvolvimento da indústria química e a eletrônica; 4.avanços da robótica e da engenharia genética; 5.dependência cada vez menor de mão-de-obra e mais de alta tecnologia;

13 Desemprego: Estrutural Conjuntural

14 Resultados da Industrialização: A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda parte; em outras palavras, impôs-se o capitalismo industrial.


Carregar ppt "Formação da sociedade Urbano- Industrial Professor: Jeferson Geografia 220."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google