A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias fabiodias@fgf.edu.br

2 Criar códigos para a captura de dados pelo teclado Usar a classe BufferedReader para captura, através de uma janela de console, de dados digitados no teclado Utilizar a classe Scanner para captura, através de uma janela de console, de dados digitados no teclado Utilizar a classe JOptionPane para captura, através de uma interface gráfica, de dados digitados no teclado Objetivos

3 Foram discutidos três métodos de capturar entrada de dados utilizando-se as Classes: BufferedReader Scanner JOptionPane Breve visão de pacotes Sumário

4 API Interfaces de Programação de Aplicações, ou Application Programming Interface (API) contêm centenas de classes pré-definidas que se pode utilizar no programas Classes são organizadas dentro do que chamamos de pacotes Pacotes contêm classes que se relacionam com um determinado propósito

5 Capturando entrada de dados através do teclado Existem três formas para entrada de dados: Através da Classe BufferedReader Através da Classe Scanner Através da Classe JOptionPane

6 Usando a Classe BufferedReader Digite as seguintes instru ç ões no in í cio do programa: import java.io.BufferedReader; import java.io.InputStreamReader; import java.io.IOException; Adicione as seguintes instru ç ões no m é todo main: BufferedReader dataIn = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));

7 Usando a Classe BufferedReader Declare uma vari á vel tempor á ria do tipo String para receber a entrada de dados e chame o m é todo readLine() para capturar, linha a linha, o que for digitado. Deve ser colocado em um bloco try-catch: try { String temp = dataIn.readLine(); } catch(IOException e) { System.out.println("Error in getting input"); }

8 Usando a Classe Scanner Digite a seguinte linha no início do código: import java.util.Scanner; Inicialize uma variável da classe Scanner: Scanner sc = new Scanner(System.in);

9 Usando a Classe Scanner Utilize um dos métodos abaixo para capturar os dados:

10 Usando a Classe JOptionPane Outro modo de receber a entrada de dados é utilizar a classe JOptionPane, que pertence ao pacote javax.swing. A JOptionPane possui m é todos que permitem mostrar uma caixa de di á logo para que o usu á rio informe os dados.

11 Obtendo Dados A instru ç ão: name=JoptionPane.showInputDialog( “ Please enter your name"); cria uma caixa de entrada, que exibir á um di á logo com uma mensagem, um campo de texto, para receber os dados do usu á rio, e um botão OK, como mostrado na figura

12 Mostrando Dados A instru ç ão: JOptionPane.showMessageDialog(null, msg); exibir á um di á logo contendo a mensagem e o botão de OK

13 As 3 palavras (versão Console) Utilizando a classe BufferedReader ou Scanner, capture três palavras digitadas pelo usuário e mostre-as como uma única frase na mesma linha. Por exemplo: Palavra 1: Goodbye Palavra 2: and Palavra 3: Hello Goodbye and Hello Exercícios

14 As 3 palavras (versão Interface Gráfica) Utilizando a classe JOptionPane, capture palavras em três caixas de diálogos distintas e mostre-as como uma única frase. Por exemplo: Exercícios

15

16 Apostila JEDI – Introdução a Programação I - aula 5 - http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp. http://www.dfjug.org/DFJUG/jedi/index.jsp Referência Bibliográfica


Carregar ppt "Laboratório de Computação Aula 03 Prof. Fábio Dias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google