A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12."— Transcrição da apresentação:

1 Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12

2 SEABRA, Roberto. Produção da notícia. In: DUARTE, Jorge (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática.

3 O autor parte do pressuposto de que o AI deve conhecer como trabalha o jornalista. “Qualquer ‘consumidor’ de notícias deveria ver o que acontece em uma redação, tal qual um cliente de um restaurante que se certifica da qualidade de sua comida quando visita a cozinha do estabelecimento” (80). [Estudos da produção do jornalismo: newsmaking e gatekeeping]

4 Afirma que um dos princípios da notícia é compreender a diferença entre interesse e importância. Nem sempre o que tem importância é notícia. Esta depende, às vezes, mais do interesse. Discutir exemplos com os alunos

5 Hierarquia O autor fala também da hierarquia do jornal: [As instâncias de decisão no jornal são, quase sempre, autoritárias. Muitas vezes, o editor decide o que vai sair sozinho ou a partir dos filtros do jornal]

6 diretor de redação – editor-chefe- editores – subeditores – chefe de reportagem (pauteiro) – repórteres e redatores. É a partir desses postos que será feita a seleção da notícia, ou gatekeeping. É muito pequeno o número de pautas que será aproveitado na edição de um jornal.

7

8 “Esse processo de seleção de assuntos (...) tem o propósito de restringir o universo retratado pelo veículo de comunicação, uma vez que seria impossível dizer tudo o que acontece no mundo” (84).

9 Assim, deve-se levar em conta a rotina do jornal. Na verdade “(...) não adianta apenas que o acontecimento seja importante, é fundamental que seja noticiável, do ponto de vista do interesse do jornal” (88).

10 Na televisão, o assessor de imprensa deverá levar em conta a organização. A pauta tem maior peso, porque depende de uma agenda futuro e de um retrata pormenorizado. Se uma pauta cai, poderá trazer problemas para o fechamento de uma edição, já que geralmente há um número limitado de equipes de reportagem.

11 “Ao conhecermos a rotina de uma redação de jornal, fica mais fácil entender a lógica geral da comunicação jornalística [...]” (94).

12 Rotina de produção Fatores internos – Linha editorial, perfil do leitor, linha política do jornal, saúde financeira, convergência midiática (caso de grupos de comunicação). Fatores externos – leitores, associações de classe, movimentos sociais, governo, empresas, poder judiciário, movimentos políticos e culturais (minorias). Ciclo de Produção (modelo do jornalismo impresso – 24 horas) Pauta, reportagem, redação, edição (texto e diagramação), distribuição. Ciclo online (todo o tempo) – Pauta, reportagem, edição.

13 Ler com os alunos http://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/ horas_de_acao.shtmlhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/80anos/ horas_de_acao.shtml SCLIAR, Moacyr. 24 horas de ação. Folha de S. Paulo.

14 Indicações de filmes Cidadão Kane – Orson Welles Todos os homens do presidente A montanha dos sete abutres Capote Indicações de livros BUCCI, Eugenio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. LUSTOSA, Isabel. O mundo dos jornalistas. São Paulo: Summus. MARCONDES FILHO, Ciro. Os jornalistas. São Paulo: Paulus, 2008.

15 Próxima aula Escolha um dia da semana. Compare as edições de um jornal impresso, um telejornal, um noticiário de rádio e um site noticioso. Preste atenção: 1) nas diferenças de informação; 2) nas estratégias para “fisgar” a atenção da audiência; 3) no registro verbal utilizado (mais elevado ou mais simples); 4) nos gêneros textuais usados. Faça um relatório manuscrito e apresente na próxima aula.


Carregar ppt "Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google