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Prof. Edilson José Graciolli Fevereiro de 2014.

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1 Prof. Edilson José Graciolli edilsongraciolli@gmail.com Fevereiro de 2014

2 Por que planejar um mandato? Previsibilidade (Maquiavel) Realismo político x idealismo Ferramenta para ampliar, aprofundar, redimensionar a intervenção na política (ações e reflexões sobre as ações)

3 O que é um mandato? agir dentro de uma parcela do Estado ações institucionais 1. Delegação para agir dentro de uma parcela do Estado (legislativo municipal) ações institucionais 2. Delegaçãorepresentação política 2. Delegação representação política quanto a interfaces e bases sociais: 1. Comunidades 2. Grupos (etários, sociais, frações de classe, “tribos” urbanas) 3. Entidades (associações, igrejas, sindicatos, partidos) 4. Temas ou bandeiras mediação de natureza estratégica 3. Ferramenta para projeto(s) político(s) mais amplo(s), ou seja mediação de natureza estratégica.

4 Quais os caminhos para o planejamento de um mandato? 1. Prospecção do que querem parcelas do eleitorado (não é o meu caminho). 2. Derivação dos princípios que se possui (vejo nisso limites). 3. Interação e ponderação entre a realidade efetiva das coisas, de um lado, e, de outro, os critérios (princípios para discernimento), culminando em um planejamento do que fazer em face da realidade existente. Método VER, JULGAR e AGIR...

5 Como aplicar ou experimentar (pôr à prova) esse método? áreas prioritárias 1. Definir áreas prioritárias para o mandato. imagem 2. Produzir e fixar, ou consolidar e ampliar, uma imagem. comunicação 3. Elaborar e implementar uma política de comunicação. assessoria 4. Estruturar uma assessoria em consonância com os itens anteriores. Ir aonde o povo está 5. “Ir aonde o povo está”.

6 Áreas prioritárias (esboço) 1. Educação e cultura 2. Direitos humanos 3. Plataforma DESC (Direitos Econômicos, Sociais e Culturais) 4. Planejamento urbano e meio ambiente 5. (...) Método VER, JULGAR e AGIR para cada área prioritária.

7 IMAGEM (esboço) 1. Trato da coisa pública 2. Coerência 3. (...) Talvez seja necessário um trabalho profissional (agência...) para este item.

8 Política de comunicação (esboço) 1. Instrumentos para o público em geral. 2. “Pautar” a imprensa. 3. Relações públicas. Método VER, JULGAR e AGIR.

9 Assessoria (esboço) Método VER, JULGAR e AGIR.

10 “Ir aonde o povo está” (esboço) Método VER, JULGAR e AGIR.


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