A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS."— Transcrição da apresentação:

1  Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS de uma bolsista ID no PIBID MATEMÁTICA Sthefany Caroline Volpato – Universidade Estadual de Maringá Bolsista PIBID-UEM (volpato.sthefany@gmail.com); Coordenadora de área (aoacousin@uem.br) O projeto PIBID-Matemática tem como objetivo inserir o licenciando no meio educacional de forma que o mesmo adquira experiência em sala de aula. Além do trabalho com alunos, realizamos trabalhos e discussões nas reuniões na instituição referentes a temas que são importantes para nossa formação. No ano de 2013 iniciamos o projeto com novas escolas parceiras, o Colégio Estadual Tomaz Edson de Andrade Vieira e o Colégio Estadual Vital Brasil. A proposta de trabalho nas escolas era de que realizássemos atividades que auxiliariam os alunos nos conteúdos matemáticos. Haviam monitorias, mini cursos, acompanhamento em sala e entre outros. Neste primeiro ano de projeto trabalhei no colégio Estadual Tomaz Edson de Andrade Vieira, com alunos do Ensino Médio. Realizei um mini curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) juntamente com outra bolsista. No ano de 2015 mudei de escola parceira. Agora estou realizando monitorias com os sétimos e oitavos anos do Colégio Estadual Vital Brasil. No ano de 2015 comecei a trabalhar no Colégio Estadual Vital Brasil. Diferente do que eu fazia no colégio anterior, aqui realizo monitorias com os alunos de sétimo e oitavo ano. A metodologia que utilizamos é baseada em tarefas referentes aos conteúdos matemáticos que os alunos dos respectivos anos estão estudando em sala de aula. Os professores das turmas nos indicam o conteúdo e a forma com que desejam que a monitoria seja realizada. Não descartamos a possibilidade de trabalhar com a matemática a partir de jogos manipulativos e atividades diferentes das corriqueiras tarefas. Os alunos se interessam bem mais quando a forma de trabalho é diferente do que já estão acostumados a ver em sala de aula. Tive experiência com jogos matemáticos, onde determinados conteúdos são possíveis relacioná-los com a matemática. Apresentei aos alunos o jogo da memória com números inteiros e foi um sucesso. Todos gostaram muito e relataram ser algo que ajuda a descontrair e aprender. Continuo com as monitorias no colégio e o retorno que obtive dos professores das turmas atendidas foi ótimo. Relataram que os alunos estão com menos dúvidas nas aulas e que as notas dos que frequentam o projeto melhoraram significativamente. Nesse período de quase dois anos de atuação no Pibid pude perceber o quanto o projeto me fez crescer como profissional. Minha visão de escola e aluno eram totalmente diferentes. Acredito que o projeto ajuda não somente os bolsistas, mas também os alunos que frequentam as atividades oferecidas. Até o momento a respeito do trabalho que já desenvolvi nas duas escolas citadas só tive bons retornos e elogios tanto dos professores, quanto dos alunos que agradecem muito por terem a oportunidade de participar do projeto. Pude perceber o quanto é grande as diferenças entre uma escola e outra, pois tive a oportunidade de trabalhar nas duas escolas parceiras, de modo que precisei me adaptar as necessidades e ao modo com que cada uma trabalhava com os alunos. Apesar das atividades desenvolvidas nas duas escolas serem distintas, creio que o aproveitamento de tudo que foi feito foi o máximo possível. E hoje é graças ao projeto que realmente sei que o que eu quero para minha vida profissional é lecionar. Minha primeira experiência com alunos foi no colégio em questão. Como dito anteriormente realizei juntamente com outra bolsista um mini curso preparatório para o ENEM com os alunos do Ensino Médio. Com o inicio deste mini curso percebemos o quão eram grandes as dificuldades dos alunos quanto a matemática básica então resolvemos juntamente com a coordenação sanar essas dúvidas antes de dar continuidade ao mini curso.Este trabalho foi realizado por meio tarefas com exercícios que envolviam conceitos matemáticos básicos. Após percebermos que as dificuldades haviam melhorado demos continuidade ao mini curso preparatório para o ENEM. Este mini curso consistia em resolver questões dos exames anteriores que envolviam conteúdos matemáticos. As atividades eram escolhidas por nós e entregues aos alunos, onde esses tentavam resolver sem nosso auxilio, para que depois, caso necessário, entrevíssemos na solução. O objetivo era de que os alunos se familiarizassem com o tipo de questão que o exame se baseava para que pudessem se sair bem nas questões referentes a disciplina de Matemática. Durante todo o ano trabalhamos com este método e o resultado foi satisfatório. Tivemos a semana da família na escola onde a exposição de jogos matemáticos da UEM (MATEMATIVA) disponibilizou os materiais para que levássemos até a escola. A exposição foi um sucesso, pois os alunos gostaram muito dos jogos e materiais apresentados, oportunizando aos mesmos ver a Matemática de forma diferenciada. II Seminário de Avaliação do Pibid/UEM IV Fórum das Licenciaturas da UEM 30/11 e 01/12 de 2015 Maringá - Paraná Figura 2: Aplicação do jogo da memória com números inteiros Figura 1: Exposição MATEMATIVA (Jogos Matemáticos)


Carregar ppt " Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google