Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
2
Ao ouvirmos falar de avaliação o que nos vem a mente?
Por que realizar avaliações nas turmas em que atuamos ? Qual o seu propósito? O que deve ser avaliado? O que podemos ensinar aos nossos alunos? O que esses sujeitos devem aprender? A avaliação serve à aprendizagem ou a aprendizagem serve à avaliação?
10
Para Hadji (2001), a passagem de uma avaliação normativa para a formativa, implica necessariamente uma modificação das práticas do professor em compreender que o aluno é, não só o ponto de partida, mas também o de chegada. Seu progresso só pode ser percebido quando comparado com ele mesmo: Como estava? Como está? As ações desenvolvidas entre as duas questões compõem a avaliação formativa.
11
TIPOS DE AVALIAÇÕES Diagnóstica - Aponta os avanços e dificuldades, permitindo realizar intervenções com o intuito de reorientar as ações pedagógicas. Processual - Ocorre durante as práticas pedagógicas do cotidiano, nos momentos em que as situações de ensino/aprendizagem exigirem. Cumulativa - As competências e habilidades, atitudes e procedimentos estruturados e incentivados no processo se ampliam.
12
Formativa - Permite acompanhar o processo de construção do conhecimento. Como também, do saber-fazer, saber-conviver e saber-ser. Participativa/ Emancipatória - Cumpre a finalidade de despertar nos educandos sua emancipação e autonomia.
13
Qual a função da avaliação?
19
Seletividade PARA REFLETIR...
A avaliação precisa ser um processo. Ao avaliarmos um aluno, nós também estamos nos avaliando. Ela não pode ser seletiva, excludente, onde eu separo os melhores. Será que a forma que eu estou avaliando meu aluno é a forma que eu estou trabalhando na sala de aula? Seletividade
21
O caminho para a qualidade
Um recente estudo da consultoria americana McKinsey, coordenado pela egípcia Mona Mourshed, sintetiza mais de 200 entrevistas e visitas a 120 escolas de 20 países. O objetivo era identificar as razões do sucesso dos países mais bem posicionados no Pisa e os que subiram rápido no ranking. (Publicado em NOVA ESCOLA Edição 020, SETEMBRO 2008.)
22
O caminho para a qualidade
Sistemas de alto desempenho revelam seus segredos para avançar na Educação: Selecionar os melhores professores. Cuidar de sua formação. Não deixar nenhum aluno para trás e Preparar grandes gestores.
23
http://revistaescola. abril. com
24
DESAFIOS DA MUDANÇA DE AVALIAÇÃO
Por que é tão difícil mudar? Uma outra avaliação é possível? Caminho a ser percorrido
25
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
DEMO, Pedro. Avaliação Qualitativa. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1991. HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ArTmed, 2001. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000. SAUL, Ana Maria A. Avaliação emancipatória, desafio á teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1988. qualidade04.jpg
Apresentações semelhantes
© 2023 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.