A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir."— Transcrição da apresentação:

1 Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota

2 Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir

3 Objetivos para aula 1 – Exposição do conteúdo pelo professor; 2 – Realização de atividades pelos alunos; 3 - Entender o processo da Guerra da Secessão; 4 – Encontrar permanências e heranças da Guerra de Secessão na História Ocidental

4 1. Questões econômicas e sociais: um país divido. AtividadesNorteSul EconomiaPequena propriedadeLatifúndio TrabalhoTrabalho livreEscravos Produção Comércio/Manufatura s Exportação IndústriasIncentivos locaisExportação de algodão Organização Mobilidade social e vida urbana Sociedade hierarquizada Escravidão Abolição e formação de mercados Produção escravocrata Comércio Alfândegas protecionistas Comércio com a Inglaterra Em comum: afro-americanos considerados inferiores e sem direitos políticos

5 2. Uma nação dividida: A Guerra de Secessão -O debate sobre a abolição e os conflitos de interesse da cada região (norte e sul) levou a Guerra de Secessão -Estados da União e Estados Confederados da América (liderados pela Carolina do Sul).

6 3. A marcha para o Oeste: Escola do Rio Hudson -A ocupação do Oeste americano estava baseada em uma ideia inevitável e evidente: o Destino Manifesto. Os colonizadores acreditavam e defendiam os valores morais de levar a “civilização” aos “selvagens” e “atrasados.

7

8

9 - 1860: Eleições presidências de Abraham Lincoln, Como abolicionista moderador, Lincoln, defendia o fim da escravidão, embora, não fosse um defensor da igualdade entre brancos e negros. O presidente tentou se aproximar dos estados sulistas, porém, não obteve êxito.

10 Um dos grupos existentes nos Estados Unidos neste momento era a Ku Klux Klan. Defendiam a superioridade dos descendentes europeus, e perseguiam “brancos liberais”, judeus, chineses e negros, considerados inferiores. A discriminação racial persistiu até as lutas de Malcon X, Rosa Parx e Luther King.

11 A Ku Klux Klan (KKK) foi uma organização racista secreta que nasceu no final do século 19 nos Estados Unidos. Ela foi fundada em 1866, no Tennessee, como um clube social que reunia veteranos confederados, ou seja, soldados que haviam lutado pelos estados do Sul, o lado derrotado, na Guerra Civil Americana (1861-1865).

12 5. A guerra: triunfo do norte e a destruição do sul. Início: Estados Confederados da América ao forte de Sumter. Reagindo, Lincoln enviou tropas militares, levando ao massacre de mais de 600 mil pessoas em 5 anos de conflitos.

13

14 Norte: produção industrial capitalista, transformando as manufaturas, expandindo novas tecnologias de produção, investimentos em educação e universidades, houve um rápido progresso econômico. Sul: Destruição nos territórios confederados, somado a paralisação agrícola, queda de exportação, escassez de combatentes, e os prejuízos causados pela abolição aprovada por Lincoln (embora muitos combates do Sul fossem os negros).

15 6. Permanências e heranças 1.Nem sempre a luta por “liberdade” representa a luta por “igualdade”; 2. Negros e Brancos não devem ser tratados com diferenças ou ausências de direitos, liberdade, implica em igualdade racial. 3. Uma nação dividida em seus ideais, ao invés de progresso, colhe guerras e derrotas.

16 Agora é sua vez Faça a atividade no caderno. - Para refletir: Crie o hábito de ser proativo! Você é livre para escolher e é responsável pelas suas escolhas. Você escolherá a tristeza ou felicidade? O medo ou coragem? Sucesso ou fracasso? Dedicação ou distração? Seja seguro em fazer uma boa escolha.


Carregar ppt "Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google