A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Operações e Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Operações e Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Operações e Logística
Prof. Luiz Alberto krummenauer

2 Introdução a Administração da Produção e Operações
1.1 Evolução Histórica Definição do campo da Administração de Produção 1.3. O papel do administrador de produção 1.4 Classificação dos sistemas de produção As decisões abrangentes na área da produção

3 Uma questão fundamental........
Porque as firmas existem?

4 Uma questão fundamental
O homem primitivo não precisava de empresas... Coletava na natureza e processava ou elaborava tudo que era importante para sua vida.... Homo habilis

5 Com o aumento da organização social, iniciaram-se as trocas de bens e verificou-se que nem tudo podia ser coletado ou elaborado por um único indivíduo. Alguns eram mais hábeis em certas tarefas, outros em outras... iniciara-se a especialização... Os produtos e as trocas configuraram os mercados.....

6 Uma questão fundamental
Aprendeu-se que era mais eficiente organizar firmas para elaborar os produtos do que tentar comprar os insumos no mercado e fazer tudo em casa...

7 Uma questão fundamental
Então..., as firmas existem porque os mercados são imperfeitos..!! Ronald Coase " The Nature of the Firm" 1937

8 Uma questão fundamental
Uma vez que as firmas existem, a natureza econômica das ações do homem faz com que seja necessário administrá-las para o uso eficiente dos recursos escassos !!

9 Tudo que utilizamos foi produzido em algum momento e esta produção foi gerenciada em maior ou menor grau

10 Definição de Administração da Produção
“É a gestão do processo de conversão que transforma insumos, tais como matéria-prima e mão-de-obra, em resultados na forma de produtos acabados e serviços.” Richard B. Chase.

11 Definição de Administração da Produção
A administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços

12 A Administração de Produção é importante?

13 A Administração de Produção é importante?
Uma pesquisa citada na revista The Economist, concluiu que nos EUA, 31 % dos serviços de consultoria oferecidos por 40 grandes empresas está na área de Administração da Produção, seja para serviços ou produtos.

14 Salários em Administração de Produção
WW.GUIADELOGISTICA.COM.BR 2009

15 Há hoje um movimento crescente de revalorização do papel da produção no atingimento dos objetivos da organização: Crescente pressão por Competitividade Prod. e Oper. Valorizadas Melhor entendimento do papel estratégico da Produção/Operações Potencial competitivo das novas tecnologias de processos

16 Evolução Histórica da Administração de Produção

17 Evolução Histórica da A.P.
Idade média A.C. Artesanato Máquina a Vapor 1800 1900 2000 Era do Conhecimento Producao em massa Customizacao em massa Flexibilidade Producao enxuta

18 7000 a.C., pode ter sido Çatal Hüyük na Turquia uma das primeiras cidades do mundo, onde os homens descobriram as vantagens da vida urbana, iniciando assim uma nova civilização e cujo processo de construção demonstra um espantoso planejamento de pequenas casas retangulares de tijolos crus, estendendo-se em degraus pela encosta de uma colina, cada qual com as respectivas paredes, confinando umas com as outras como favos de uma colméia, formando grandes blocos de habitação. Naquela época, martelava-se o cobre, o chumbo e apareceu a cerâmica. O tecido mais antigo que se tem notícia é desta época. A fiação limitava-se a friccionar as fibras roladas à mão.

19 3500-2500 a.C., em Ur, na Caldeia, registra-se o nascimento da metalurgia, com a fabricação
de peças e objetos em bronze. No terceiro milênio aparecem no Egito ferramentas obtidas a partir do cobre. O ouro, a prata e o chumbo são trabalhados. Neste período foi fabricado o vidro provavelmente como subproduto dos fornos de olarias, e a “roda” uma das maiores invenções da humanidade teve origem na Mesopotâmia.

20 2780-2280 a.C., os egípcios, ao sul do Cairo e ao largo da margem esquerda do Nilo, esta
incrível civilização até hoje impressiona o mundo pela técnica de construção das pirâmides. De um grande sistema de produção de matéria-prima, logística de transportes, engenharia e construção, dispunha este povo na época.

21 450 a. C. – 300 d. C. Império Grego e do Império Romano
450 a.C. – 300 d.C. Império Grego e do Império Romano. Evolução das técnicas de construção

22 1500 D.C. Idade Média Toda manufatura era feita por artesãos, inicialmente para consumo próprio e depois para escambo. A forma de como fazer as coisas era transmitida de pai para filho.

23 1500 Havia as guildas que estabeleciam as bases comuns dos programas de aprendizes. As guildas, corporação artesanal ou corporações de ofício, eram associações de artesãos de um mesmo ramo, isto é, pessoas que desenvolviam a mesma atividade profissional que procuravam garantir os interesses de classe e regulamentar a profissão. Ocorreram na Europa, durante a Idade Média e mesmo após. Cada cidade tinha sua própria corporação de ofício. Essas corporações tinham como finalidade proteger seus integrantes. Nenhum produto era igual ao outro !!!

24 Nenhum produto era igual ao outro !!!
Problema: Nenhum produto era igual ao outro !!! Isto é bom ou ruim?

25 Nenhum produto era igual ao outro !!!
Prós Os produtos eram customizados e diferenciados Contras A produção era baixa Os produtos eram caros O resultado era incerto

26 Os inventos e os precursores
Máquina de fiação - Hardgreaves

27 Os inventos e os precursores
Máquina a vapor (força motriz) - James Watt

28 Os inventos e os precursores
Máquina de fiação com mais capacidade - Crompton – 1779.

29 1800 Em 1801, Eli Whitney introduziu a idéia de padronização de produtos e processos criando sistemas de produção e processamento de algodão nos EUA

30 Começa a era industrial

31

32 Como produzir mais barato ?
E uma série de novos desafios...... Como produzir melhor ? Como produzir mais ? Como produzir mais barato ?

33 1900 A administração científica de Taylor
Frederick Winslow Taylor foi um personagem de grande destaque na história da adm. de produção Preocupado com as relações patrão-operário, o sofrimento da classe e a desorganização dos processos produtivos, Taylor iniciou estudos para racionalizar o trabalho, implantando um sistema de tempo-padrão para cada operação e determinando requisitos físicos para cada operário.

34 1900 Casal Gilbreth - estudo dos movimentos e a psicologia industrial.
1911 – FRANK G. GILBERT ( ), discípulo de Taylor, engenheiro e auxiliado pela sua esposa a psicóloga LILLIAN M. GILBERT, dá novo impulso ao pensamento, demonstrando que os padrões básicos das operações manuais dos trabalhadores provocam fadiga em muitas situações. Suas análises de micromovimentos, visando reduzir essa fadiga, deram início aos estudos dos tempos e movimentos no processo produtivo.

35 1900 1909 – Henry Ford ( ) revoluciona os métodos operacionais na indústria. Começando como aprendiz de torneiro e depois mecânico, construiu seu primeiro carro em 1896 e em 1903 fundou sua própria empresa, iniciando com a produção do “modelo A”. Um ano depois Henry Ford produzia e vendia seiscentos veículos por mês e foi o primeiro a utilizar a produção em grande escala. Em 1908 nasceu o Ford “modelo T”. Entre 1908 e 1927 sua fábrica de Highland Park em Michigan, U.S.A., utilizando as técnicas de produção em larga escala, produziu 15 milhões de carros modelo T, e se tornou a maior fábrica do mundo.

36 O império de Ford River Rouge, com seus 93 prédios, 90 milhas de linhas ferroviárias, máquinas e empregados. 36

37 37

38 Visão Ford “Vou construir um carro a motor para as grandes multidões.
O preço será tão baixo que todos que tenham um bom salário poderão possuí-lo”. 38

39 Produção em Massa A condição-chave da produção em massa é a simplicidade. Três aspectos suportam o sistema: 1. A progressão do produto através do processo produtivo é planejada, ordenada e contínua. 2. O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo. 3. As operações são analisadas em seus elementos constituintes.

40 Críticas Mecanicismo da Administração Científica.
Superespecialização do operário. Visão microscópica do homem “Principal Virtude: obediência às ordens!” 4. Abordagem Incompleta da Organização Ignora a vida social interna da organização. As pessoas são tomadas como indivíduo isolado.

41 Contribuições que permanecem:
Linha de montagem. Preocupações com ergonomia. Preocupações para com a remuneração pela produção (variável, fixa, mista). Estudos da seqüência da produção. Preocupações com o homem

42 1920 – 1930 Entre as décadas de 20 e 30 - as experiências na General Eletric em Chicago - Hawthorne, Elton Mayo – motivação  mudanças no ambiente do trabalho.

43 1940 Na década de 40 – Pesquisa Operacional (2ªGG)  utilização de métodos quantitativos para se obter a solução ótima dos problemas logísticos e posteriormente de produção.

44 1950 No final dos anos 50, início dos 60: Teoria dos Sistemas.
Administração da Produção é vista dentro de um sistema como uma das funções da Administração Geral.

45 Teoria Geral de Sistemas
ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA FEEDBACK

46

47 1970 Sistema MRP Materials Requirement Planning
Planejamento de Necessidades de Materiais 47

48 1970 A manufatura pode ser um forte recurso competitivo se devidamente projetada e operada! Manufacturing missing link in corporate strategy Harvard Business Review, 1969 Wickham Skinner

49 1980 Nos anos 80 a Administração da Produção foi o campo fértil para a Teoria da Qualidade. Tudo é uma questão de processo. Aumenta a produção de serviços.

50 Quando os americanos menos esperavam
Quando os americanos menos esperavam.. Tres palavras começaram a mudar a forma de se pensar a Produção

51 Made In Japan

52

53

54

55 Elementos do sistema Toyota de produção.
Qualidade Produtividade Participação

56 A criação do sistema se deve a três pessoas:
O fundador da Toyota e mestre de invenções, Toyoda Sakichi, seu filho Toyoda Kiichiro e o principal executivo o engenheiro Taiichi Ohno. O sistema objetiva aumentar a eficiência da produção pela eliminação contínua de desperdícios. 56

57 Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.
Idéias Orientais Idéias Ocidentais Grupos de trabalho autogerenciados Linha de montagem móvel, com trabalhadores especializados Parcerias com fornecedores dedicados, produção enxuta, mentalidade just in time Verticalização, controle de todas as fontes de fornecimentos, administração de estoques, mentalidade just in case Guerra ao desperdício Tamanho é documento Produção flexível Máquinas e equipamentos dedicados

58 Um contraste entre idéias ocidentais e orientais.
Idéias Orientais Idéias Ocidentais Administração enxuta, empresa enxuta Estruturas organizacionais divisionalizadas e hierárquicas Círculos da qualidade, aprimoramento contínuo Controle da qualidade Alta qualidade e baixo preço Alto luxo e alto preço Toyota, Honda, Mitsubishi, Nissan Ford, General Motors, General Electric

59 Grupos autogeridos de trabalho, uma idéia popularizada pela Toyota.

60

61

62 Origens do modelo japonês de administração
Sistema Toyota de Produção Modelo Japonês de Administração Deming Ford Taylor e outros da Administração Científica Shewhart Cultura Japonesa orientada para o trabalho de grupo e a economia de recursos

63 Desperdícios e agregação de valor
Ineficiências evitáveis Desperdícios Atividades que Agregam Valor ao Produto ou Serviço Espera. Transporte. Deslocamentos. Perdas inevitáveis. Fabricação de quantidade maior que o necessário. Refugos. Tempo perdido em consertar erros. Estoque. Realização de operações e atividades de transformação estritamente ligadas ao produto ou serviço.

64 Evolução e universalização do modelo japonês
Sistema Toyota de Produção Modelo Japonês de Administração Acréscimos e Modificações no Ocidente Modelo Universal de Administração Competitiva Outros Ingredientes ISO 9000, Modelo Europeu da Qualidade etc.

65 1990 Tecnologia da informação Contribuições:
Revisão de processos – Reengenharia. Estratégias. Cadeia de suprimentos. Ferramentas para o planejamento e controle de produção. Robótica e automação - redução de custos e aumento da performance.

66 1990 Revisão de processos – Reengenharia.
A Reengenharia, criada por Michael Hammer, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alçarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas ou processos.

67 Anos 2000 Artesão trabalhava em casa, virou trabalhador, foi para fábrica e agora busca-se o home-office...

68 Anos 2000 O trabalhador se aperfeiçoa e controla o robô

69 Anos 2000 as fábricas fazem partes do produto no mundo todo 69

70 Anos 2000

71 Anos 2000 Fim do paradigma da produção em massa Personalização e diversidade de produtos Ciclos de vida cada vez mais curtos

72 O Futuro vantagens competitivas através da produção, da tecnologia destinada para a produção, das pesquisas... Inovação radical produção enxuta e produção limpa Auto produção não-produção O que mais ?

73 O Futuro Made in China ?

74 Quais as implicações disto ?

75 Reflexão Final "Lucro é subproduto das coisas bem-feitas." Phillip Kotler – Professor de marketing

76 Continua


Carregar ppt "Gestão de Operações e Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google