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PublicouSabrina Lombardi Madeira Alterado mais de 7 anos atrás
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Internacionalização do Agronegócio Brasileiro
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Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades de comércio Oportunidades de captação de recursos Promoção Internacional do Agronegócio
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Investimento em outros países Internacionalização Exportação Captação de investimentos Importação
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Inserção brasileira no comércio agrícola internacional
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Comércio agrícola é menos dinâmico que o dos demais setores (no longo prazo)
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Em bilhões 2008 Total Mundial12.041,2 Agrícola Mundial (1) 789,5 Part. Agrícola/Total – Mundial (%)6,6% Total Brasil197,9 Agrícola Brasil (1) 58,2 Part. Agrícola/Total – Brasil (%)29,4% Part. Total Brasil/ Total Mundial (%)1,6% Part. Agricultura Brasil/ Agricultura Mundial (%)7,4% Participação agrícola no comércio mundial (1) (2) Fontes: Comtrade/ONU, Trademap/CCI, e EUROSTAT. Elaboração: CGOE/DPI/SRI/MAPA Notas: (1) Conceito agrícola conforme nota metodológica. (2) Exclui o intra-comércio da U.E.-27. Mas é fundamental para o Brasil
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Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 64,8 bilhõesTotal: US$ 20,5 bilhões 2009 1999 Exportações do agronegócio brasileiro Principais destinos UE + EUA: 58,0 % UE + EUA: 36,3 %
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Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Total: US$ 64,8 bilhões Total: US$ 20,5 bilhões 20091999 4 maiores: 49,5 %4 maiores: 66,4 % Exportações do agronegócio brasileiro Principais produtos
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10 Importações mundiais de frutas e participação brasileira em 2008 O Brasil participa muito pouco do mercado internacional de frutas
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13 Fonte: AgroStat Brasil, a partir de dados da SECEX/ MDIC Intercâmbio Comercial do Agronegócio
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14 Evolução das exportações agrícolas (US$ milhões) Fonte: OMC... mas, mundo não está parado!
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15 Crescimento da população mundial Crescimento da renda per capita Mudança nos hábitos alimentares Poucos países em condições de aumentar a oferta de produtos agrícolas Oportunidades
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Há mercado para “tudo” Grãos em geral Carnes, lácteos, açúcar, frutas Produtos elaborados ... Que propiciem diferentes experiências sensoriais Mais saudáveis Mais sofisticados Com características funcionais. Orgânicos / “naturais” /”sustentáveis” (COM CERTIFICAÇÃO) Que utilizem produtos exóticos. Em países desenvolvidos, há crescente interesse por produtos:
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Oportunidade de captação de recursos Oportunidade de captação de recursos
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Duas Perspectivas: Como Política de Segurança Alimentar de países importadores líquidos de alimentos Como Investimento Econômico-Financeiro, visando maiores taxas de retorno Investimentos externos no agronegócio Possibilidade de equacionar um dos mais importantes entraves ao crescimento
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Cenário Atual: Como Política de Segurança Alimentar: Japão; China; Coréia do Sul; Arábia Saudita...... compra de terras em outros países: Sudão, Madagascar, Etiópia, Ucrânia... Investimentos externos no agronegócio
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Como oferecer um “bom negócio” para o investidor? Cooperativas? Produtores rurais? Como ficam as questões de TRANSPARÊNCIA e GOVERNANÇA ? E a SEGURANÇA do investidor? Desafios:
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Um investidor quer saber como seus recursos estão sendo aplicados e pode querer participar das decisões, quer segurança (mas está disposto a correr riscos). Desafios: Como oferecer um “bom negócio” para o investidor?
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O Brasil é o alvo mais atraente para receber investimentos....Porém... Os agentes brasileiros precisam fazer o “dever de casa” “Saúde” Financeira e Adequação Jurídica Condições de Gestão Corporativa Plano de Negócios Disposição para mudança de cultura
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PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO AGRONEGÓCIO
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ATIVIDADES Inteligência comercial; Fomento às exportações; Organização para exportações; Feiras e eventos comerciais internacionais; Eventos de imagem no Brasil e no Exterior; Ações de atração de investimentos; Missões comerciais no exterior; Missões estrangeiras no Brasil.
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MISSÕES COMERCIAIS INTERNACIONAIS Seminários sobre o mercado local; Visitas técnicas; Rodadas de negócios; Agendas institucionais e empresariais; Divulgação do agronegócio brasileiro; Ações de atração de investimentos; Coletivas de imprensa.
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INVESTIMENTO EXTERNO NO AGRONEGÓCIO ARÁBIA SAUDITA & EMIRADOS ÁRABES Novembro 2009
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PARCERIAS Outras unidades do próprio Ministério da Agricultura - DECAF, DENACOOP Ministério das Relações Exteriores; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos;
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Agenda institucional; Agenda empresarial; Atração de investimentos. AÇÕES DIRIGIDAS GOIÁS CHINA PARCERIAS ADHOC POSSIBILIDADES DE OUTRAS PARCERIAS
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Apoiar preparação de agentes para recepcionar investimentos externos Realizar ações de atração de investimentos – missões Missões exportadoras Participação em feiras internacionais ... POSSIBILIDADES
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EventoLocalData 31º AgroExLondrina/PR05 de março 32º AgroExMontes Claros/MG15 de abril 34º AgroExMarco/CE27 de Maio 33º AgroExPalmas/TO10 de Junho 35º AgroExCristalina/GOAgosto 36º AgroExPelotas/RSSetembro 37º AgroExSantarém/PAOutubro 38º AgroExEspírito SantoNovembro Seminários AgroEx programados para 2010
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PROMOÇÃO INTERNACIONAL 2010 (MAPA) CALENDÁRIO 2010 (MAPA)
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PROMOÇÃO INTERNACIONAL 2010 (MAPA) CALENDÁRIO 2010 (MAPA)
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Eduardo Sampaio Marques Eduardo Sampaio Marques Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tel: (61) 3323-1079 / 3218-2425 Fax: (61) 3225-4738 Email: eduardo.sampaio@agricultura.gov.br
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