A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rússia e Europa Oriental. 1917 - Revolução Russa: O partido Bolchevique (proletariado urbano e camponeses) derrubou o Czarismo. Implantam o primeiro governo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rússia e Europa Oriental. 1917 - Revolução Russa: O partido Bolchevique (proletariado urbano e camponeses) derrubou o Czarismo. Implantam o primeiro governo."— Transcrição da apresentação:

1 Rússia e Europa Oriental

2 1917 - Revolução Russa: O partido Bolchevique (proletariado urbano e camponeses) derrubou o Czarismo. Implantam o primeiro governo socialista em uma nação. 1922 - Rússia se une a outras repúblicas vizinhas formando a URSS - Reforma Agrária - Estatização de fábricas e bancos - A economia passou a ser controlada de forma mais direta pelo Estado. Lenin

3

4 Inicia uma Guerra Civil: Antigos detentores do poder x Comunistas - Desorganização da economia Russa - Período de Comunismo de Guerra: mercado abolido, reforma agrária, estatização de bancos e fábricas. Os comunistas vencem a Guerra Civil

5 URSS precisa reorganizar a economia - NEP (Nova Politica Econômica) – permitia a entrada de capital estrangeiro - Planos Quinquenais – planejar a produção industrial e a agricultura A industrialização cresce, com destaque para as indústrias de bens de produção (mineradoras, siderúrgicas, etc.) A industrialização crescente gera grande urbanização.

6 II Guerra Mundial – URSS é muito afetada - 20 milhões de mortos - Parque industrial, produção agropecuária e Infraestrutura urbana destruídos. Com grandes esforços tornou-se uma potência econômica e militar com a ajuda da indústria de bens de produção.

7 Guerra Fria Período em que os Estados Unidos e a União Soviética disputam a hegemonia política, econômica e militar no mundo. A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra.

8 Fim da URSS - Produção agrícola insuficiente - Muitos problemas com as precárias industrias de bens de consumo (remédios, têxtil, de calçados, etc.) Década de 1980 - problemas se agravam 1985 - Perestroika: política de abertura econômica criada para minimizar os efeitos da crise, mas os problemas se aprofundaram. 1991- As republicas que fazem parte da URSS se tornam independentes, e a mesma se extingue. Criação da CEI – Comunidade dos Estados Independentes: acordo entre as ex- repúblicas soviéticas (exceto Estônia, Letônia e Lituânia), para cooperação econômica e no âmbito da defesa sob liderança da Rússia.

9 Rússia e a Economia de Mercado A abertura econômica da Rússia e a adesão a economia capitalista gerou profunda crise, aumentou a pobreza e o desemprego. A Máfia Russa aumenta seu poder ao adquirir muitas empresas que estavam sendo privatizadas. 2000 - Vladimir Putin ganha as eleições - Política nacionalista recupera a economia - Aumento do preço do petróleo, um dos principais produtos de exportação do país)

10 Rússia hoje: - Pertente aos BRICS – nações emergentes que podem vir a se tornar grandes potencias mundiais. - Pertence ao G8 - Agricultura vem ganhado importância no país(busca pela autossuficiência alimentar) - Industria diversificada(metalúrgica, petroquímica, siderúrgica, naval, automobilística, têxtil, eletrodomésticos)

11 O Leste europeu - Até o século XX a região era dominada pelos impérios Alemão, Otomano e Russo. - I Guerra Mundial – esses impérios acabam, e a região se fragmenta em vários países. - II Guerra Mundial – o leste adota o socialismo e se aliam a URSS. - Esses países estavam associados por vários tratados: Comecon – Aliança para cooperação econômica, científica e técnica, criada em 1949 Pacto de Varsóvia – Aliança militar criada em 1955, em resposta a Otan.

12 O fim do bloco socialista: - Com a crise do socialismo, ocorreram mobilizações populares nos países do leste europeu que culminou com a queda de vários regimes socialistas. A adesão da economia de mercado: - Privatizações - Diminuição dos direitos sociais - Desemprego - Pessoas migraram para outras regiões da Europa.

13 O Leste europeu hoje: Alguns países aderiram a União Europeia - Tiveram ajuda para reestruturar a economia - Mas em muitos países ocorreu o aumento do desemprego e aumento das tarifas de eletricidade, transporte e alugueis. Povos de diferentes culturas coexistem na região, o que gera alguns conflitos, movimentos separatistas, disputas por delimitação de fronteiras e movimentos xenofóbicos (skinhead)


Carregar ppt "Rússia e Europa Oriental. 1917 - Revolução Russa: O partido Bolchevique (proletariado urbano e camponeses) derrubou o Czarismo. Implantam o primeiro governo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google