A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Samba Como PDC e Compartilhamento de Arquivos Julio Cezar Gross Junior Projeto Integrador I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Samba Como PDC e Compartilhamento de Arquivos Julio Cezar Gross Junior Projeto Integrador I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 Samba Como PDC e Compartilhamento de Arquivos Julio Cezar Gross Junior Projeto Integrador I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Sumário o Objetivo. o Introdução; o Samba oOque é o samba? o Histórico oCaracterísticas oPré-requisitos o Domínio oOque é um domínio? oServidor de domínio oEleição para Local Master Browser o Instalação o Configurações

3 o Conclusão o Referencias bibliográficas

4 Objetivos do Trabalho O objetivo deste trabalho é apresentar o samba e demonstrar as configurações necessárias para seu funcionamento como PDC (controlador de domínio) e compartilhamento de arquivos implantando segurança via autenticação do usuário.

5 Introdução O presente trabalho aborda o estudo e implantação de um servidor que permite realizar o controle de usuários, acesso a suas pastas, e o compartilhamento de arquivos, foi utilizado o Samba por ser um aplicativo Open source sem custo de aquisição para a empresa que desejar implantar um ambiente de domínio e compartilhar arquivos, assim mantendo as informações centralizadas em um único servidor.

6 Samba o Oque é o Samba? O SAMBA é um aplicativo Linux que tem como função principal o compartilhamento de arquivos e impressoras para Windows.

7 o Histórico O SAMBA foi criado em meados de 1992 por um australiano chamado Andrew Tridgel, ele nasceu a partir de um problema interligar o Unix ao Dos. Na época o protocolo SMB (Server message block) não era aberto, portanto Andrew utilizou engenharia reversa para decifrar o protocolo. O projeto foi abandonado por 2 anos, após este período Andrew se surpreendeu pois precisou interligar seu Linux ao Windows de sua esposa e tudo funcionou perfeitamente. Hoje existem diversos colaboradores e o projeto deixou de ser uma iniciativa isolada. O nome SAMBA foi escolhido após uma pesquisa por palavras que continham as letras S,M e B.

8 o Características oCompartilhamento de arquivos entre máquinas Windows e Linux. oServidor de impressão. oControle de acessos aos recursos compartilhados de diversas maneiras(compartilhamento, usuário,domínio). oPossibilidade de definir contas de convidados para acesso sem senha. oPermite o uso de aliase na rede para identificar uma máquina. oServidor de data e hora. oSuporte completo ao servidor wins. oPossui auditoria de acessos, entre os detalhes estão data de acesso e IP de origem. oSuporte completo a controlador de domínio. oRecurso de bloqueio de extensões indesejadas nos compartilhamentos.

9 o Pré-requisitos Para instalação do samba é necessário uma máquina com sistema operacional Linux, com processador Pentium 100Mhz ou superior 1024 de espaço em disco ou superior e 128 de memória RAM, não levando em conta o conteúdo que será armazenado no servidor

10 Domínio o Oque é um domínio? Um domínio é um conjunto de computadores que estão na mesma sub-rede e pertencem ao mesmo grupo de trabalho e um deles atua como controlador de domínio.

11 o Servidor de Domínio Com o crescimento das redes e o aparecimento de servidores dedicados a filosofia de redes ponto- a-ponto foi abandonada adaptando-se a um modelo cliente servidor, os workgroups se transformaram em domínios. O acesso ao domínio é controlado por um servidor conhecido como PDC.

12 o Eleição para Local Master Browser Em uma rede local as máquinas participantes realizam uma eleição para decidir qual delas se tornará LMB. Logo que é declarada a Local Master Browser ela recebe via broadcasting os recursos compartilhados por cada máquina para montar a lista principal de recursos que retornara para as outras máquinas do grupo de trabalho. Uma nova eleição é feita a cada 36 minutos ou quando a máquina escolhida é desligada, cada sistema operacional recebe um valor numérico na eleição (OS level) conforme a tabela apresentada a seguir.

13 Sistema operacionalOS level Windows NT Server 4.0 33 Windows NT server 3.5 32 Samba 32 Windows 2000 Server(dc) 32 Windows NT Workstation 4.0 17 Windows NT Workstation 3.51 16 Windows 2000 Server (st) 16 Windows NT Server Profissional 16 Windows 98 2 Windows 95 2 Windows 3.1 1

14 Também é atribuído um valor ao status do computador Status Valor Primary Domain Controller 128 Wins Client 32 Preferred master Browser 8 Active Master Browser 4 Standby Browser 2 Active Backup Browser 1

15 o As eleições são decididas na seguinte ordem. 1.A máquina com o protocolo de eleição mais alto vence. 2.A máquina com o sistema operacional de versão mais alto vence. 3.Se houver algum problema, o computador que for configurado como Preferred Master vence. 4.Se ainda houver algum problema, a máquina que estiver na rede por mais tempo vence. 5.E finalmente se ainda houver algum problema o cliente cujo nome vem primeiro na ordem alfabética vence.

16 Instalação o Neste artigo foi utilizada a distribuição Debian 6.0 que utiliza o mecanismo apt-get para instalação de pacotes portanto basta executar o comando abaixo para instalar o Samba em seu sistema operacional. # apt-get install samba* Este comando busca por todos os pacotes que contenham o nome samba e efetua a instalação.

17 Configurações o No arquivo /etc/samba/smb.conf, encontram- se todas as configurações relacionadas ao samba, este arquivo é dividido em seções. oSeção [global] oSeção [home] oSeção[printer] oSeção[profile] Aseguir segue uma imagem das configurações utilizadas

18

19 Algumas imagens das configurações em funcionamento.

20

21

22 Conclusão o No presente artigo concluiu-se que o Samba é um potente aplicativo com diversas funcionalidades que permitem a integração de servidores Linux com estações clientes Windows.Como controlador de domínio ele supre as necessidades do administrador permitindo implantar servidores de arquivos com permissões especificas para cada usuário e após o administrador ter o conhecimento da estrutura do seu arquivo de configuração e suas funcionalidades, facilmente poderá construir um servidor de domínio do zero e ir adicionado suas necessidades a este servidor.

23 Referencias Bibliográficas o FERREIRA; Rubem E. Linux Guia do administrador do Sistema 2ª Ed. São Paulo: Novatec, 2008 ISBN 978-5-75-22-177-8 o FERRARI; Sandro Roberto. Sambando com Linux 2ª Ed. Rio de Janeiro:Alta Books, 2009 o SILVA,Gleydson Mazioli. Guia Foca GNU/Linux. 2010. Disponível em:. Acesso em: 27 fev. 2011, 15:30:00


Carregar ppt "Samba Como PDC e Compartilhamento de Arquivos Julio Cezar Gross Junior Projeto Integrador I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google