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PublicouEster Natal Arantes Alterado mais de 8 anos atrás
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Ciclo ou Séries Luiz Carlos de Freitas - FE-UNICAMP
O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos- espaços da escola? Resumo elaborado pelo Professor Ricardo da Silva Miranda
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O formato da escola atual - Construção historica do final da idade média Destinada a escolher novas gerações; Campos de poder; Delimitação clara dos tempos Espaços e tempos contraditórios Disputa entre fatores internos e externos à escola. Modelo baseado na necessidade de preservação da ordem econômica e social moderna Subordinação ao capitalismo
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I – O QUE MUDA? O modelo da escola que prioriza a redução das estatísticas de repetência e os custos do sistema; Distinção entre Progressão continuada e sistema de ciclos; A visão da comunidade é de que “vive-se num sistema de 'enganação coletiva'” , a “política educacional de hoje foi montada para mostrar resultados estatísticos a curto prazo” e "Quase não há preocupação com o processo de ensino e aprendizagem, só com os números"
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alunos por faixa etária, considerando o estágio de desenvolvimento cognitivo mecanismos de acompanhamento permanente dos alunos com dificuldades de aprendizagem; melhoria de infra-estrutura das escolas formação, atualização e aperfeiçoamento dos professores gestão democrática da escola integração entre a escola e a comunidade (Revista Fórum na Rede, No. 2, 2001).
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A Progressão Continuada Objetivos: 1 -Lidar como os problemas educacionais dentro de uma perspectiva economicista; 2 – Escola que ensine tudo a todos dentro do próprio sistema capitalista.
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planejamento que visa garantir a um maior número de alunos a aprendizagem escola deve encontrar diferentes formas de ensinar que assegurem a aprendizagem dos alunos e o seu progresso intra e inter-ciclos a crença de que toda criança é capaz de aprender escola, deve garantir a aprendizagem do aluno.
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Progressão continuada / Promoção Automática Progressão continuada => a criança avança em seu percurso escolar em razão de ter se apropriado, pela ação da escola, de novas formas de pensar, sentir e agir Promoção Automática => permanece na unidade escolar, independentemente de progressos terem sido alcançados”
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“ser contra a progressão continuada é, ... negar a evidência científica de que toda criança é capaz de aprender, se lhe forem oferecidas condições para tal; ou seja: respeito a seu ritmo de aprendizagem e a seu estilo cognitivo, bem como recursos para que interaja de modo profícuo com os conhecimentos (São Paulo (Estado), 1998d, p. 2)”
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Não basta dar todo o tempo necessário, é preciso que ele tenha ajuda igualmente diferenciada para aprender Elemento chave para tornar a diversificação do tempo eficaz – existência de “apropriadas formas de ajuda” disponíveis para lidar com os diferentes alunos luta-se pela inclusão e pelo ensino para todos As finalidades correntes da escola atual não se destinam à inclusão e ensino para todos
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Conservadores versus Liberais Aqui, a questão, não é progressão continuada ou séries mas avaliar com poder de reprovar ou não
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Conservadores =>seriação formal e avaliação com poder de reprovação Liberais => progressão continuada, características da seriação, avaliação de cunho formativo
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Ambos: Responsabilização do professor e da escola Fatores internos à escola devem suplantar as limitações dos fatores externos, gerando equidade, a partir de controle externo
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Os ciclos É um tempo contínuo que se identifica com o tempo de formação do próprio desenvolvimento humano: infância, puberdade e adolescência (Dalben, 2000a, p. 92)
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Altera os tempos e os espaços da escola Visão crítica das finalidades educacionais da escola Visão de homem enquanto sujeito histórico Entende a sociedade como construção histórica em permanente processo de transformação Valoriza a diversidade e dos ritmos no processo educativo. O conhecimento como processo de construção e reconstrução Entende a aprendizagem como um direito da cidadania Coletivo de Educadores redução de reprovação e a ações de recuperação e reforço da aprendizagem do aluno
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II – O QUE NÃO MUDA O sistema educacional brasileiro não opera no vácuo, ele é reflexo direto da situação social brasileira (ex-Ministro Paulo Renato Souza (2001),) Inclusão de alunos “pobres” na escola Universalização da educação
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A natureza da escola na modernidade controlar os alunos em seu interior processo de avaliação estabelecer um rigoroso controle sobre o comportamento dos alunos e seus valores e atitudes poder do professor Avaliação Formal (Provas, Trabalhos, etc) Avaliação Informal (Juízos de valor) – Tendencia natural dos professores
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As novas formas de exclusão • troca da avaliação formal pela valorização da avaliação informal de caráter hierarquizador e excludente; • criação de trilhas diferenciadas de progressão no interior da escola (exclusão por dentro). a evasão já é tida como algo mais natural e aceitável reforçou os processos de avaliação e reprovação informais
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III – PARA IR ALÉM DAS PRÁTICAS ATUAIS
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O conceito de ciclo Os ciclos devem: • pautar a questão da “formação” e não só a da instrução (português e matemática); • introduzir o componente “desenvolvimento” (infância, pré-adolescência e adolescência) na organização da escola; • remeter à relação educação e vida não só como vivência de experiências sociais, mas também como estudo crítico da atualidade; • apostar no desenvolvimento da auto-organização do aluno, com sua participação em coletivos escolares como vivência real de poder e decisão nos assuntos da escola; • incorporar a progressão continuada Gestão (participação) democrática.
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Uma prática curricular superadora Complexos temáticos que orientam a ação dos docentes Combinação de fases de desenvolvimento com características pessoais do aluno Demanda curricular partindo da comunidade Prática cultural os estudantes como ponto de partida Cada um deve definir o seu próprio caminho
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A garantia de “ajuda apropriada” para o aluno Políticas públicas adequadas
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Educação de tempo integral como horizonte Formação em tempo integral que permita lidar com motivadores naturais das crianças e não apenas com motivadores artificiais baseados em nota ou avaliação informal
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Qualidade negociada: controlando as novas formas de exclusão Processo democrático de avaliação institucional de escolas ancorado no projeto político pedagógico Qualidade é um processo de reflexão compartilhada e coletivo que implica em que sejam assumidos compromissos locais com ela. A qualidade é uma construção permanente que avança compromisso a compromisso
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Texto completo disponível em: Resumo elaborado pelo Professor Ricardo da Silva Miranda –
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