A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT."— Transcrição da apresentação:

1 ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT

2 INTRODUÇÃO Abordagem dos aspectos básicos do arranjo físico das organizações; Arranjo físico adequado proporciona: maior economia para a empresa, através da boa utilização dos instrumentos de trabalho, do uso otimizado dos equipamentos e do fator humano alocado no sistema.

3 INTRODUÇÃO Apresenta um dinamismo relacionado à evolução dos sistemas e ao aprimoramento técnico-profissional dos funcionários alocados no sistema; O arranjo físico pode afetar o comportamento das pessoas, pela alteração nos métodos e no processo de trabalho.

4 OBJETIVOS DO ARRANJO FÍSICO
Obter um fluxo eficiente e eficaz de comunicações administrativas dentro da organização; Melhorar a utilização da área disponível da empresa; Obter um fluxo de trabalho eficiente; Facilitar a coordenação e supervisão; Impressionar favoravelmente clientes e visitantes;

5 OBJETIVOS DO ARRANJO FÍSICO
Reduzir a fadiga do empregado no desempenho de sua tarefa (isolar ruídos, reduzir espaços desnecessários, etc..) Aumentar a flexibilidade ao modificar as tecnologias dos processos; Proporcionar clima favorável para o trabalho e aumento da produtividade.

6 INDICADORES DE PROBLEMAS NO ARRANJO FÍSICO
Demora no desenvolvimento dos trabalhos; Acúmulo e concentração de pessoas e formulários; Fluxo de trabalho inadequado; Má projeção dos locais de trabalho; Perda de tempo na locomoção das pessoas em suas atividades.

7 ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO
1 - Levantamento da situação atual Estudo do local (espaço disponível, vias de acesso, instalações, etc.) Estudo das divisões, móveis e equipamentos (formato das salas, medida dos móveis, aparência, etc.); Levantamento do fluxo de trabalho e das atividades relacionadas (QDT x movimento dos funcionários, etc.);

8 ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO
d) Análise do ambiente (temperatura, umidade, ventilação, ruído, etc.); e) Preparação da lista de checagem (itens para elaboração do novo layout) f) Elaboração da “planta baixa” (miniaturas de móveis e equipamentos).

9 ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO
2 - Estudo das soluções alternativas (situação atual X situação proposta) 3 – Consolidação da solução (desenhos, maquetes, planta baixa, cronograma de implantação, etc.) 4 - Implantação e avaliação do arranjo físico escolhido.

10 ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO
No estudo de layout considera-se: Isolamento auditivo e visual; Detalhes do trabalho executado em cada unidade; Quantidade de pessoal empregado; Necessidade de comunicações entre as pessoas incluídas no campo da análise;

11 ETAPAS DE UM PROJETO DE ARRANJO FÍSICO
Necessidade de arquivamento e armazenagem; Compartimentação (isolamento físico); Intensidade de iluminação; Portas e janelas; Status obtido pela localização de mesas e cadeiras; Quantidade e tipos de máquinas.

12 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio da Economia de Movimentos Princípio do Fluxo Progressivo Princípio da Flexibilidade Princípio da Integração Princípio do Atendimento ao Cliente

13 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio da Economia de Movimentos Todas as ferramentas, instrumentos e equipamentos de trabalho devem ficar ao alcance da mão dos trabalhadores.

14 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio do Fluxo Progressivo A disposição do layout deve observar o fluxo dos processos de trabalho para se adequar ao mesmo no sentido de melhorar a comunicação,interação e o ganho de tempo.

15 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio da Flexibilidade O layout moderno deve se caracterizar por tornar as mudanças fáceis, rápidas e de baixo custo. Nada de paredes fechadas e compartimentos estanques.

16 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio da Integração O layout deve possibilitar a integração dos funcionários e não o contrário.

17 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Princípio do Atendimento ao Cliente Se existir uma área de atendimento ao cliente ela deve ser pensada, principalmente, considerando-se:

18 PRINCÍPIOS DO ESTUDO DO ARRANJO FÍSICO
Deixá-lo à vontade; Causar-lhe a impressão certa; Propiciar-lhe conforto e agilidade; Evitar “bloqueios” físicos ou psicológicos entre ele e a organização ou entre ele e os produtos ou serviços oferecidos.

19 RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST
Colocar as unidades que realizam tarefas inter-relacionadas o mais próximo possível, com o objetivo de reduzir o tempo de tramitação entre elas; Colocar chefe imediato ou supervisor em local que lhe permita observar facilmente o que acontece na área sob sua supervisão

20 RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST
Separar das demais unidades as que utilizam equipamentos ruidosos; Localizar as unidades que têm contato freqüente com o público o mais perto possível das áreas de entradas.

21 RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST
Colocar os arquivos e demais equipamentos freqüentemente utilizados o mais perto possível das pessoas que deles fazem uso, desde que não prejudiquem o fluxo interno.

22 RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST
Dotar os balcões de atendimento ao público de divisórias internas ou mesmo gavetas para a guarda do material necessário; Evitar o uso de gabinetes ou salas particulares; Utilizar área grande e contínua, quando possível;

23 RECOMENDAÇÕES FINAIS CHECK-LIST
Um arranjo físico bem estruturado representa um excelente instrumento que pode e deve ser utilizado pelas organizações para aumentar a produtividade e a qualidade dos trabalhos das várias unidades organizacionais.


Carregar ppt "ARRANJO FÍSICO ESTUDO DE LAYOUT."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google