A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial."— Transcrição da apresentação:

1 COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial. -Educadores do primeiro mundo e a mesmice. - Hegemonia X Multiculturalismo. - A força antagônica-hegemônica. - Busca das qualidades “lá de fora”. - Diagnóstico das escolas. - Falta de realismo entre as propostas e a realidade - Negligência. - Concepções pedagógicas pré-estabelecidas. - Pertinência na “Escola Ideal” (antagonismo²)

2 COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial. -Educadores do primeiro mundo e a mesmice. - Hegemonia X Multiculturalismo. - A força antagônica-hegemônica. - Busca das qualidades “lá de fora”. - Diagnóstico das escolas. - Falta de realismo entre as propostas e a realidade - Negligência. - Concepções pedagógicas pré-estabelecidas. - Pertinência na “Escola Ideal” (antagonismo²)

3 TEMAS TRANSVERSAIS Questões urgentes! -”pela importância da proposta, faz-se necessário que eia seja amplamente trabalhada em todas as instâncias, desde os escalões mais altos da equipe governamental até a escola” -Meio ambiente -Solidariedade -Higiene - Cidadania....

4 ECOLOGIA ACÚSTICA Tema Transversal Proposto -Relação Ambiente x Qualidade de Vida -Ambiente sonoro -Exercícios para melhoria auditiva - Divulgação do Murray Schafer

5 MÚSICA E TECNOLOGIA - Importância x Perigo -Comunicação x Relações pessoais e coletivas “ Há uma tendência, em vários setores ligados à educação, de confundir modernização de recursos com aperfeiçoamento da prática educativa”

6 A MÚSICA NA PCN “O ramo mais frágil da arvore educativa” - Formação de conceitos x Prática musical - Falta de ênfase na prática - Apreciação musical ( - ) “A escuta de qualidade está ligada ao desenvolvimento da percepção auditiva (sonoro/musical) e prende-se diretamente aos parâmetros do som (altura, duração, intensidade e cimbre) e às diferentes formas de organização musical (horizontal e vertical), Não se limita a isso,, porém, abrigando a expressão, a sensibilidade ar tística e a execução.” - Ausência da proposta de leitura musical.

7 A BIBLIOGRAFIA SUGERIDA PELO PCN -Excludente -Enfoque teórico -Negligente

8 AREAS ARTÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL -Multiplicação das aéreas artísticas (visuais, corporais, etc...) -Requer uma nova proposta de organização curricular “A partir cia avaliação do documento fica a impressão de que as escolas subestimam a capacidade do aluno, o que dificulta o aprofundamento em uma das linguagens artísticas” - Projetos indisciplinares + aprofundamento na área.

9 MÚSICA E INTERDISCIPLINARIDADE - Participação dos outros professores (processo de criação) - Música não é terra de ninguém. “Para isso, o professor não necessita de formação específica, mas de musicalidade e interesse pela música e pelos sons, além do "instinto de un sabujo", para farejar bibliografia e materiais que possam auxiliá-lo nessa prática”.

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS No caso dos documentos governamentais RCN e PCN, o modelo de ensino trazido peio governo, não obstante o cuidado com que foi feito, não é capaz de dar conta da diversidade nacional e regional. Os cursos de licenciatura em educação artística, organizados de acordo com o modelo multidisciplinar, em que a habilitação em música só ocorre na metade do percurso, têm dificuldade em formar professores eficientes na área específica. No entanto, o bom trânsito pelas outras áreas expressivas, bem como a formação pedagógica, faz que o aluno de licenciatura cm Educação Artística esteja mais bem preparado para organizar uma aula eficiente do que os colegas provindos dos cursos de bacharelado em Música. Assim, se os futuros bacharéis têm melhor domínio musical que os licendandos, estes, por sua vez, dominam melhor a prática pedagógica do que os bacharelandos. É importante valorizar o músico educador no aspecto pedagógico e multidisciplinar, mas, ao mesmo tempo, espera-se que ele seja tão competente musicalmente quanto o instrumentista, cantor, regente ou compositor, o que, nos antigos cursos de Educação Artística, de cunho polivalente, pelas razões apontadas, dificilmente ocorria.


Carregar ppt "COMENTÁRIOS DE ORDEM GERAL -Parâmetros curriculares Nacionais (EnsinoFundamental) - Análise dos textos teóricos. - O Brasil e sua Posição no cenário mundial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google