A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO."— Transcrição da apresentação:

1 Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO

2 Natureza É raro encontrarmos substâncias puras, normalmente encontramos misturas de substâncias. Água do mar Não apresenta muita utilidade NaCl H2OH2O Apresentam inúmeras aplicações Conjunto de técnicas utilizadas para separar os diferentes componentes de uma mistura. Necessário conhecer algumas características das substâncias: densidade, P.F. e P.E.

3 Separação dos Componentes das Misturas Heterogêneas  Sólido - Sólido  Catação: Um dos sólidos é “catado” com a mão ou com uma pinça. Ex: “Catar” pedras presentes no feijão (escolher feijão).  Ventilação: O sólido mais leve é separado por uma corrente de ar. Ex: Separação dos grãos de arroz das suas cascas, nas máquinas de beneficiamento.

4  Tamisação ou Peneiração: Os sólidos são separados pelo tamanho.  Levigação: Os sólidos com diferentes densidades são separados por meio de uma corrente de água. Ex: Separação da areia fina da areia grossa. Ex: Separação do ouro da areia. Garimpo Ex: Separação do arroz da sua “poeira”. Ex: Separação dos grânulos da farinha.

5  Flotação: Os sólidos com diferentes densidades são separados pela adição de um líquido: o sólido menos denso flutua e o mais denso sedimenta. Ex: Separação da serragem da areia. ETA (Estação de Tratamento de Água): um dos processos do tratamento da água é a flotação; adição de Al 2 (SO 4 ) 3 e FeCl 3

6 6  Separação magnética: Usada quando um dos sólidos é atraído por um imã. Ex. Separação da limalha de ferro do enxofre.

7  Dissolução Fracionada: Adiciona-se um líquido que dissolve apenas um dos sólidos da mistura. Ex: separação do sal da areia. evaporação

8  Sólido - Líquido Ex: Separação do barro da água.  Decantação ou Sedimentação: A separação é realizada deixando a mistura em repouso e depois transferindo o líquido para outro recipiente. Essa separação se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.

9  Centrifugação: O sólido é separado do líquido pelo uso de uma centrífuga. Ex: Separação dos glóbulos vermelhos do plasma sanguíneo.

10  Filtração: O sólido é separado do líquido por meio de uma superfície porosa (filtro). Ex: Separação da areia da água. Filtração à Vácuo

11  Líquido - Líquido  Decantação: Líquidos imiscíveis, com densidades diferentes, são deixados em repouso e depois separados por meio de um funil de separação. Ex: Separação da água do óleo.

12  Filtração: O gás é separado do sólido por meio de uma superfície porosa (filtro). Ex: Separação da poeira do ar, que ocorre no aspirador de pó.  Gás - Sólido

13 Ex: NaCl dissolvido em água.  Destilação Simples: técnica que consiste em evaporar o solvente, para depois resfriá-lo sem a presença do outro componente da mistura.  Sólido dissolvido em um líquido Separação dos Componentes das Misturas Homogêneas

14  Evaporação: a mistura é deixada em repouso ou é aquecida até que o Líquido (componente mais volátil) evapore. Salinas: obtenção do NaCl a partir da água do mar.

15 Ex: Acetona (56°C), etanol (78°C) e água (100°C).  Destilação Fracionada  Líquido dissolvido em outro líquido (líquidos miscíveis) À aparelhagem da destilação simples, é acoplada uma coluna de fracionamento. Conhecendo-se a TE de cada líquido, pode-se saber, pela temperatura indicada no termômetro, qual deles está sendo destilado.

16 Destilação Fracionada separação dos componentes do petróleo

17 GARIMPO (sem planejamento ambiental) Tristes consequências: Assoreamento dos rios Desmatamento das matas ciliares Contaminação por Mercúrio (Hg) Agressão ao solo: desertificação *


Carregar ppt "Processos de Separação de Misturas 2013 PROFª BEATRIZ DERISSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google