A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Humano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Humano"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Humano
Adulto e Idoso

2 Desenvolvimento Para LIEVEGOED (1991), desenvolvimento indica um número de mudanças diretas em certo período de tempo. Faz-se importante porém distinguir mudança e crescimento. Mudança: nada é estático, tudo se move no passar do tempo. Crescimento: é uma mudança sistemática, durante o crescimento dado elemento de um sistema, passa pelo aumento quantitativo em número, tamanho ou peso.

3 Para o autor Dale Harris, o desenvolvimento é composto pelos três estágios do Ciclo Vital de Maturação: AMADURECIMENTO: processo repetititvo de divisão e diferenciação celular – Forma global do organismo. EQUILIBRIO: fase do funcionamento integral, está entre o amadurecimento e o declínio – Organismo Adulto. DECLÍNIO: Declínio acentuado – Morte.

4 Ciclo Vital (Frankl) Maturação→Equilíbrio→Declínio
Padrões de Desenvolvimento:4 Biológico→Psicológico→Espiritual Querer → Sentir →Pensar

5 Idade Adulta Início da Idade adulta: aos aproximadamente 35 anos; Idade Adulta intermediária: 35 aos 65 anos; Idade adulta avançada: + de 65 anos (envelhecimento).

6 Início da Idade Adulta Os sistemas digestivo, respiratório, circulatório e reprodutor tendem a funcionar otimamente no início da vida adulta; Quando se para de crescer, começa o envelhecimento (meninas +-16 anos e meninos anos); O ritmo do envelhecimento varia de pessoa p/ pessoa sob influência genética, ambiental e escolhas pessoais.

7 Fertilidade: - As mulheres podem ter seu primeiro filho até na faixa dos 40 anos; - Os homens a vida toda; Segundo pesquisas depois que as necessidades básicas de sobrevivência e sustento estão satisfeitas, os adultos buscam “sucesso e estima”; Intimidade: na idade adulta são amizades íntimas e parcerias amorosas.

8 Amizade: Os amigos são escolhidos e escolhem
Amizade: Os amigos são escolhidos e escolhem. Tornando-se bons companheiros, confidentes e fontes confiáveis de suporte emocional; Amor: a maioria dos adultos procuram um parceiro, “alguém significativo”; Importância do trabalho: o trabalho possibilita as pessoas a desenvolver habilidades, expressar energia criativa, produtividade, desafios.

9 Paternidade/maternidade: ter um filho, criá-lo e finalmente lançá-lo no mundo adulto, tem um impacto no desenvolvimento das pessoas; Uma criança apresenta diferentes desafios psicossociais e satisfações p/ os pais, todos os pais são testados e transformados pelo desafio de criar um filho.

10 Idade Adulta Intermediária
Durante a meia-idade, os adultos percebem que seus órgãos dos sentidos já não funcionam tão bem; Sendo mais evidentes a visão e a audição; As pessoas se tornam gradativamente mais vulneráveis a doenças crônicas; Menopausa: entre 42 e os aprox. 58 anos as mulheres costumam atingir a menopausa, a ovulação e a menstruação param e a produção de diversos hormônios, principalmente estrogênio, progesterona e a testosterona cai.

11 Para os adultos de meia-idade, o trabalho é uma parte importante da vida;
Além do salário o trabalho proporciona amizades, status, estrutura e estima; Com o passar dos anos os trabalhadores procuram a busca do equilíbrio entre a vida profissional e outros interesses;

12 Idade Adulta Avançada - Idoso
Mudanças na aparência (cabelos, pele, alteração da altura (2,5 cm) – vértebras e músculos, gordura se acumula no tronco e queixo e vãos desaparecendo dos braços, pernas e superior da face); Perdas sensoriais: 10% dos idosos enxergam bem sem lentes corretivas, aparecimento catarata e glaucoma; 40% perda de audição; 50% passam em testes de odores; Dificuldade no tato (extremidades); Dificuldade de Paladar (azedo e amargo).

13 Inatividade causa doenças;
Sistema imunológico é menos eficiente com a idade; Pesquisas apontam para declínio em cinco aptidões mentais (compreensão verbal, orientação espacial, raciocínio, aptidão numérica e fluência para palavras); Diminuição da capacidade de armazenar novas informações (memória curto prazo); Dificuldade de abandonar técnicas antigas e experimentar novas experiências (Mirna).

14 A satisfação dos idosos com a vida depende, em grande parte, do contínuo contato com os amigos e a família; A principal fonte de apoio social costuma ser os outros idosos, parentes ou amigos; É importante também, a preparação para a aposentadoria, e outras atividades como: educação continuada, trabalho voluntário.

15 Demência Comprometimento grave do raciocínio, memória e capacidade de solução de problemas; Mais de 70 doenças podem causar demência; Outros comprometimentos: diálogo incoerente, confusão de espaço e tempo, modificações de comportamento; incapacidade de se conduzir social ou profissionalmente; Perda de familiares, amigos, atividade produtiva, convivência social, dependência.

16 Referências Consultadas
BERGER, K. S. O desenvolvimento da pessoa: da infância à terceira idade. 5 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2003. CÓRIA-SABINI, M. A. Psicologia do desenvolvimento. 2 ed. São Paulo: Ática, 2006.

17 LIEVEGOED, B. Fases da Vida: crises e desenvolvimento da individualidade. Trad. Jayme Kahan. 2ª ed. São Paulo: Antroposófica, 1991


Carregar ppt "Desenvolvimento Humano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google