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PublicouMario Cortês Bugalho Alterado mais de 8 anos atrás
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Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento
Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller
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TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO
DSM-V TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTÍSTICO
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O TEA é uma desordem global do desenvolvimento
O TEA é uma desordem global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade da pessoa comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente!
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* psicoses infantis, * Síndrome de Asperger, Síndrome de Kanner * Síndrome de Rett.
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CAUSAS “ É altamente improvável que existam casos de autismo não-orgânico. O autismo é uma disfunção orgânica- e não um problema dos pais – isso não é matéria para discussão. O novo modo de ver o autismo é biológico” (Gillberg, 1990)
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Temos em torno de 200 genes com alteração no TEA.
Sempre nos genes sinápticos, aqueles responsáveis pelos processos neurais. Alta incidência de aumento do perímetro cefálico (de 25 a 30% dos casos)
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Hipótese de alteração do cerebelo,
Hipótese de alteração no lobo temporal, (dificuldade de associar visão e audição) Hipótese de alteração no lobo frontal (instabilidade emocional) Alterações na amigdala (dificuldade de reconhecer os sentimentos humanos e fixar o olhar)
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Níveis altos de chumbo, cobalto ou mercúrio agravam sintomas e aparecem freqüentemente nos exames de crianças com TEA. Baixa produção de melanina, fator este que altera o sono. Falta de ocitocina (hormônio da imitação)
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DIAGNÓSTICO Em torno de 18 meses
Aplicação de testes específicos (M-Chatt, CARS...) Observação do desenvolvimento Teste auditivo Erros inatos do metabolismo cariótipo
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Teste molecular para o gene FMR1 (x-frágil)
Aconselhamento genético
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Principais sintomas: Relação com os brinquedos e objetos Relação com o outro Ausência da linguagem oral ou fala repetitiva e sem significado Imitação pobre
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Uso do corpo Resposta emocional Adaptação a mudanças Resposta visual Resposta auditiva Resposta ao paladar, olfato, tato Medo ou nervosismo
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Nivel de atividade (inquietação ou apatia)
Nivel de coerência da resposta intelectual
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AUTISMO Autismo leve, moderado, severo
Transtorno global do desenvolvimento caracterizado por ser normal ou alterado, manifestado antes dos 3 anos de idade. Alteração na comunicação, interação e comportamento (sono, restrição alimentar, estereotipia)
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Síndrome de Asperger Leve, moderada ou severa,
Autismo de “auto-funcionamento” Nível cognitivo bom na maioria das vezes, Ecolalia na fala
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Reconhecida antes dos 24 meses,
Maior ocorrência no sexo masculino, Déficit na sociabilidade, Hiperfoco Histórico familiar Associação com quadros convulsivos
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Autismo secundário X-frágil Neurofibromatose Síndrome de Rett
Síndrome de Willians Síndrome de Georg ou Velofaríngea
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Tratamento Rotina Rotina....
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Método Teacch Método comportamental e psicolinguístico Organização
Tem como objetivo manipular o ambiente para eliminar comportamentos inadequados Imagem visual como geradora da comunicação, para posteriormente atingir linguagem oral, gestual, escrita...
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Método ABA Análise do comportamento aplicada Repetição e imitação
Posterior conversação e vida em sociedade.
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Floortime Estimulação sensorial Temple Grandin
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Terapia fonoaudiológica,
Estimulação pedagógica e sensorial, Estruturação de AVDs, Psicopedagogia, Terapia psicológica para a família,
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Terapias de Apoio Ecoterapia:
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Grupos de pais e crianças
Atividade Física
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Lei /12 Assegura aos autistas benefícios legais
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Na escola, mesmo com tempos diferentes de aprendizagem, esses alunos devem ser incluídos em classes com os pares da mesma faixa etária.
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Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola. Boa parte dessas crianças precisa de ajuda na aprendizagem da autorregulação.
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Apresentar as atividades do currículo visualmente é outra ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos. Faça ajustes nas atividades sempre que necessário
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Invista em ações positivas, estimule a autonomia e faça o possível para conquistar a confiança da criança. Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
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OBRIGADA!
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