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Determinação de Preços

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Apresentação em tema: "Determinação de Preços"— Transcrição da apresentação:

1 Determinação de Preços
Universidade Federal de Itajubá Instituto de Engenharia de Produção e Gestão Determinação de Preços mercados perfeitos, monopólios e oligopólios Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos

2 Desenvolvimento da Aula
1.Concorrência Pura: Características de mercados puros; Curvas de demanda de mercado; Curvas de demanda individual; Comportamento da firma; 2.Monopólio: Características do monopólio; Demanda da firma monopolista; Estabelecimento de preços com Mark-up; Comportamento da firma monopolista; 3.Oligopólio: Características de mercados oligopolistas; Modelo de Cournot; Modelo de Stackelberg; Modelo de Bertand;

3 Ambientes de Mercado Toda empresa se depara com duas decisões:
escolha do volume de produção; escolha do preço de seu produto; Toda empresa enfrenta dois tipos de restrições: Restrições tecnológicas (função de produção); Restrições de mercado (uma empresa pode produzir qualquer coisa que se deseja fisicamente factível e pode fixar qualquer preço que deseje, mas só poderá vender se as pessoas quiserem comprar).

4 Concorrência Pura Compradores e vendedores são price takers;
Mercado atomizado; Produto homogêneo; Informação perfeita; Livre mobilidade; Não há lucros no LP; Modelo teórico e estilizado.

5 Curvas de Demanda de Mercado
p s O preço é determinado pelas forças de mercado da oferta e da demanda; p* D Q

6 Curvas de Demanda Individual
Preço é dado, por isso curva de demanda percebida por uma firma individual deve ser infinitamente elástica, indicando que o preço p* que essa firma pode cobrar pelo seu produto é igual ao preço de mercado, independetemente de quanto essa firma produz. p d p* A firma toma esse preço como um dado que ela não pode afetar, assim, sua curva de demanda é uma linha horizontal com altura igual ao preço de mercado. Q

7 Comportamento da firma
firma busca maximizar o lucro (lucro = receita – custo) p p = d = RMg = RMe q

8 Comportamento da firma
Condição de máximo de primeira ordem para essa função:

9 Monopólio Vendedores não são price takers; Mercado não atomizado;
Produto heterogêneo; Informação perfeita; Exitência de lucro no LP; Barreiras.

10 Demanda da firma Monopolista
A curva de demanda individual de uma firma monopolista é negativamente inclinada (coincidente com a curva de demanda de mercado); RMg < p Preço de venda da mercadoria do monopolista é dado pela demanda do mesmo, isto é, ele depende da quantidade (q) colocada à venda (p=p(q) e como p diminui q aumenta).

11 Demanda da firma Monopolista
Supondo curva de receita marginal quando a demanda é linear. p RMg é duas vezes mais inclinada que a curva de demanda. d = RMe p=a-bq RMg q

12 Estabelecimento de preços com Mark-up
Elasticidade-preço da demanda

13 Comportamento da firma
Condição de máximo de primeira ordem para essa função:

14 Estabelecimento de preços com Mark-up
O lucro máximo é obtido quando o CMg = RMg. CMg CMg p’ d q q RMg Mark-up

15 Oligopólio Poucos vendedores; Produtos podem ou não ser diferenciados;
Ações de cada vendedor afetam todos os outros vendedores; Formas de oligopólio: Oligopólio com produto homogêneo; Oligopólio com diferenciação de produto; Modelo em que as firmas competem entre si, alterando a quantidade produzida (Modelo de Cournot, Modelo de Stackelberg ); Modelo em que as firmas competem entre si, alterando o preço do produto (Modelo de Bertrand).

16 Modelo de Cournot Esse modelo pressupõe que cada uma das firmas que compõem o oligopólio toma a quantidade produzida pelas outras firmas como um dado que ela não pode alterar (fixo).

17 Modelo de Cournot Curva de reação da firma 1

18 Um exemplo: Cournot Duas empresas idênticas se defrontam com uma curva de demanda linear de mercado e que custo marginal de ambas é igual a zero: Curva de Reação de 1: Curva de Reação de 1

19 Curva de Reação de 1 Curva de Reação de 2 30 Curva de Reação de 2 Equilíbrio Competitivo 15 Equilíbrio Cournot Equilíbrio Coalizão 10 7,5 Curva de Reação de 1 7,5 10 15 30

20 Modelo de Stackelberg Esse modelo pressupõe que apenas uma das firmas reconhece que, à medida que modifica sua quantidade produzida, ela induz uma modificação na quantidade produzida por sua concorrente. A outra firma continua a comportar-se como em Cournot. (Supondo que a firma 1 seja a líder) Sujeito a Função de reação de 2 Resolvendo por Lagrange

21 Um exemplo: Stackelberg
Duas empresas idênticas se defrontam com uma curva de demanda linear de mercado e que custo marginal de ambas é igual a zero, empresa 1 é lider. Curva de Reação de 2: Curva de Reação de 2

22 O que ocorre com a empresa 1?
A empresa 1 produz o dobro do que produz a empresa 2 e gera um lucro duas vezes maior. A empresa 1 foi beneficiada por ter sido a primeira a escolher sua produção.

23 Modelo de Bertrand As firmas fixam os preços de seus produtos e deixam que a demanda determine a quantidade a ser produzida. O modelo supõe que o produto é homogêneo e cada firma parte do princípio que o preço cobrado não deve alterar-se. suposições A empresa com menor preço abastecerá o mercado, portanto, o equilíbrio será de concorrência perfeita:


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