A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salmo 1. Salmo 1 Salmo 1 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salmo 1. Salmo 1 Salmo 1 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Salmo 1

3 Salmo 1 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! 2 Ao contrário, sua satisfação está na lei o Senhor , e nessa lei medita dia e noite.

4 Salmo 1 3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham Tudo o que ele faz prospera! 4 Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.

5 Salmo 1 5 Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos. 6 Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição!

6 Resumo Prefácio ao livro de Salmos Salmo sapiencial
Esperança do justo, queda do ímpio, centralidade da Lei, certeza da providência divina Salmo sapiencial Prefácio do livro de salmos – um breve resumo dos temas abordados no livro A esperança do justo, a queda do ímpio, a centralidade da Palavra de Deus, o sustento de Deus Salmo sapiencial – orientação prática sobre como Deus quer que vivamos nossa vida Forte contraste entre dois caminhos: o do justo e o do ímpio Justo: povo escolhido de Deus Ímpio: perverso, culpado de pecado, condenado – palavra usada aqui denotava intensidade para cometer o mal O caminho do ímpio leva à destruição eterna, isso é, ao afastamento definitivo de Deus na eternidade. Sua vida é inconstante, sendo como a palha que é levada pelo vento. O caminho do justo é aprovado por Deus, ele é considerado uma pessoa feliz e é comparado à uma árvore plantada junto a correntes de água – é resiliente às adversidades, tem certeza da provisão, desfruta uma vida frutífera e próspera. Trazendo para a nossa realidade, justo é todo aquele salvo e redimido por Jesus. Aquele que Foi alcançado pela graça de Deus e tem uma caminhada com Ele. Ímpio é aquele homem sem Deus, que vive guiado pelo seu coração, sem se importar com as coisas de Deus.

7 Resumo Dois caminhos Ímpio: destruição eterna, vida inconstante
Justo: salvação eterna, prosperidade e felicidade Prefácio do livro de salmos – um breve resumo dos temas abordados no livro A esperança do justo, a queda do ímpio, a centralidade da Palavra de Deus, o sustento de Deus Salmo sapiencial – orientação prática sobre como Deus quer que vivamos nossa vida Forte contraste entre dois caminhos: o do justo e o do ímpio Justo: povo escolhido de Deus Ímpio: perverso, culpado de pecado, condenado – palavra usada aqui denotava intensidade para cometer o mal O caminho do ímpio leva à destruição eterna, isso é, ao afastamento definitivo de Deus na eternidade. Sua vida é inconstante, sendo como a palha que é levada pelo vento. O caminho do justo é aprovado por Deus, ele é considerado uma pessoa feliz e é comparado à uma árvore plantada junto a correntes de água – é resiliente às adversidades, tem certeza da provisão, desfruta uma vida frutífera e próspera. Trazendo para a nossa realidade, justo é todo aquele salvo e redimido por Jesus. Aquele que Foi alcançado pela graça de Deus e tem uma caminhada com Ele. Ímpio é aquele homem sem Deus, que vive guiado pelo seu coração, sem se importar com as coisas de Deus.

8 O homem sem Deus ...“A natureza caída e carnal do homem faz com que ele tenha padrões de pensamento e comportamento auto- destrutivos e egoístas. Mostre-me um homem natural, que não conhece os princípios de Deus, e eu te mostrarei um homem natural que sofre de dor emocional. Eu te mostrarei um homem que experimenta a culpa e o desconforto provocados pela ausência de Deus em sua vida... Dr. Paul Meier

9 O homem sem Deus ... Eu te mostrarei um homem que inconscientemente luta por senso de significado, usando caminhos mundanos (por exemplo, fantasias sexuais, materialismo, desejo de poder e prestígio). Essa luta é inútil, já que todos esses meios irão falhar. Os caminhos do mundo trazem alívio temporário, como um band-aid colocado sobre uma ferida aberta, mas nunca o alívio completo que só existe ao entender sua insignificância longe de Deus.” Dr. Paul Meier

10 O caminho do justo: santificação
Ser como Jesus Ser conhecido por Deus. E Deus se deixa conhecer Essa caminhada cheia de obstáculos é a caminhada de santificação: isto é, pela obra do Espírito Santo em nós, somos transformados dia-a-dia em pessoas mais parecidas com o nosso Mestre: JESUS. Somos conhecidos por Deus, por isso Ele aprova nosso caminho. E nessa jornada, Deus deixa-se revelar a nós, a cada dia. Sua revelação a nós gera transformação. Somos transformados para agir como Jesus agia. E para agir como Jesus, devemos pensar como Jesus A Bíblia toda está repleta de exemplos e exortações da importância em cuidar de nosso pensamento. Um deles é o texto de Filipenses 4, que diz: 8 Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Que desafio! O Salmo 1 nos revela duas características do homem que verdadeiramente quer ser como Jesus. Ele foge das seduções do mundo e medita na Lei do Senhor. Vamos então analisar essas duas características. Deixe o Senhor sondar o teu coração e te mostrar se você tem essas características. Agir como Ele. Pensar como Ele.

11 O homem justo foge das seduções do mundo
O homem pós-moderno Prazer e consumismo Ditadura da felicidade “A felicidade não é um lugar aonde se chega, mas sim um jeito como se vai.” 1) Fugir das seduções do mundo 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Em nosso contexto pós-moderno, o homem se entrega ao prazer e ao consumismo. Vivemos uma ditadura da felicidade, onde parece obrigação de vida sermos felizes a todo o momento. A sociedade parece não entender que a felicidade não é um lugar aonde se chega, mas sim um jeito como se vai".

12 O homem justo foge das seduções do mundo
Não podemos confiar no coração do homem “Assim diz o Senhor : “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força,  mas cujo coração se afasta do Senhor . Além disso, tudo é relativo. Não existem referências absolutas. Cada um tem a sua verdade, não existe a verdade. Assim, cada um faz o que quer. Dizem que a resposta certa está dentro do coração de cada um. Porém, olhar para dentro de si é um grande erro.Veja o que a Bíblia diz sobre isso em Jeremias 17: “Assim diz o Senhor : 5 “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor   O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

13 O homem justo foge das seduções do mundo
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17: 5 e 9 Além disso, tudo é relativo. Não existem referências absolutas. Cada um tem a sua verdade, não existe a verdade. Assim, cada um faz o que quer. Dizem que a resposta certa está dentro do coração de cada um. Porém, olhar para dentro de si é um grande erro.Veja o que a Bíblia diz sobre isso em Jeremias 17: “Assim diz o Senhor : 5 “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor   O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?”

14 SEGUIR

15 SEGUIR IMITAR

16 SEGUIR IMITAR ZOMBAR

17 O homem sem Deus vive sem esperança

18 Fuja das seduções do mundo...

19 O homem justo MEDITA na Palavra
Meditação bíblica não é: Esvaziar a mente e pensar em “nada” Repetir chakras e mantras Pensamento positivo Garantia de vida sem problemas

20 O homem justo MEDITA na Palavra
Meditação bíblica é: Esvaziar a mente das coisas erradas e substituir pelos valores de Deus Libertar-se da influência do mundo Método divino de renovação dos nossos pensamentos

21 A meditação bíblica renova sua mente
Objetivo: Internalizar + Personificar RENOVAR

22 Remindo o tempo... Atividades demais, tempo de menos “O importante é raramente urgente e o urgente é raramente importante”

23 “Estou ocupado demais para não orar.” Bill Hybels

24 Dicas para meditar Arrume sua agenda! Leia o texto mais de uma vez
Use as ferramentas do MEB (OIA) Permita-se um tempo em silêncio Coloque em prática

25 Promessas para o justo no Sl 1
Você resistirá aos tempos de adversidade Tudo o que fizer prosperará Avançar, Atingir o propósito Você será verdadeiramente FELIZ

26 “Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.  Eu me deixarei ser encontrado por vocês, declara o Senhor.” Jeremias 29:13,14a


Carregar ppt "Salmo 1. Salmo 1 Salmo 1 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google