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Formação e Aperfeiçoamento

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Apresentação em tema: "Formação e Aperfeiçoamento"— Transcrição da apresentação:

1 Formação e Aperfeiçoamento
em Técnicas de Monitoria

2 Treinamento Profª. Ana Maria Oliveira
O que é o Treinamento? É o processo sistemático e contínuo de DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS de uma organização Qual o Objetivo do Treinamento? Aquisição de conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, que levem ao ótimo desempenho de um cargo.

3 Porque Treinar é Fundamental?
Treinamento Profª. Ana Maria Oliveira O Treinamento é... Um instrumento de motivação que interfere na produtividade e na qualidade da prestação de serviços, e é considerado um investimento estratégico, pois mantém as pessoas sob medida para o trabalho e melhor convívio. Porque Treinar é Fundamental? Por meio de um conhecimento total da empresa, produtos, mercado, concorrência, clientes, procedimentos, políticas, valores, etc...os colaboradores conseguem ter “poder” para melhor representar a empresa junto aos Clientes, tomando decisões.

4 Treinamento Profª. Ana Maria Oliveira
O Papel do Instrutor de Treinamentos: Capacitar e desenvolver pessoas, despertando seus talentos. O resultado só ocorre quando habilidades, tornam-se ATITUDES e essa responsabilidade é SUA, instrutor. Seja um treinador CORUJA “Fiz minha parte... Agora é com você”(?)

5 Treinamento Profª. Ana Maria Oliveira
Quem é o Instrutor de Treinamentos? LÍDER ESPELHO INICIATIVA OUSADIA OTIMISMO CRIATIVIDADE PERSUASÃO FOCO EM RESULTADOS “MUITO TRABALHO PRA POUCO SALÁRIO” BAIXO RECONHECIMENTO “NÃO GANHO PRA ISSO” “SOU MELHOR QUE ELES...” “SEI TUDO! NÃO É POSSÍVEL! NÃO DÁ!” “CALL? QUEM É CALL?”

6 Organograma de Treinamento
Levantamento de Necessidades Planejamento Execução Avaliação dos Resultados

7 Planejamento de Treinamento
Passos para Elaborar seu Treinamento Identifique as necessidades Estabeleça o(s) objetivo(s) Conheça o público com riquezas de informações Domine o assunto Elabore Cronograma e Plano de Aula Com base no Plano de Aula Crie Apresentações (Slides) Prepare dinâmicas de grupo Certifique-se sobre a sala Prepare os recursos audio-visuais Faça uso de Técnicas de Oratória

8 Planejamento de Treinamento
Criar Slides Sucintos na medida do possível Poucas frases por slide Use imagens intuitivas Use cores que não chamem mais atenção que o conteúdo Fontes legíveis Fundo de tela que não prejudique a leitura Criar Slides, Vendendo seu Produto e Idéia

9 Dinâmicas de Grupo Processos (cadeira e bolinha)

10 Nível de Atenção do Ser Humano
Dinâmicas de Grupo Nível de Atenção do Ser Humano Toda pessoa possui um tempo de concentração limitado a cerca de 45 minutos. Neste período, apenas um terço do que foi dito é absorvido e no máximo. Dinâmicas permitem: Aplicar experiências vivenciais que através de analogias, agregam ainda mais ao processo de entendimento, aprendizado e aplicação de conteúdo. Desenvolver um processo coletivo de discussão e reflexão. Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento. Possibilita integração, criação, formação, transformação e conhecimento, onde os participantes são sujeitos de sua elaboração e execução. Tesoura (aberta ou fechada?)

11 Técnica de Quebra-Gelo Técnica de Apresentação Técnica de Integração
Dinâmicas de Grupo Tipos de Dinâmicas: Técnica de Quebra-Gelo Técnica de Apresentação Técnica de Integração Técnicas de Animação e Relaxamento Técnica de Capacitação Litúrgicas Link

12 Elementos de uma Dinâmica
Dinâmicas de Grupo Elementos de uma Dinâmica Objetivos: Quem vai aplicar a dinâmica deve ter claro o que se quer alcançar. Materiais - Recursos: Que ajudem na execução e na aplicação da dinâmica (TV, projetor, vídeo, som, papel, tinta, cartazes, mapas...). Ambiente - Clima: O local deve ser preparado de acordo, para que possibilite a aplicação da dinâmica (amplo, fechado, escuro, claro, forrado, coberto...), onde as pessoas consigam “entrar” no que está sendo proposto. Tempo determinado: Deve ter um tempo aproximado, com início, meio e fim e deve ser acompanhado. Passos: Deve-se ter clareza dos momentos necessários, para o seu desenvolvimento, que permitam chegar ao final de maneira gradual e clara. Número de participantes: Ajudará a ter uma previsão do material e do tempo para o desenvolvimento da dinâmica. Perguntas e conclusões: Que permitam resgatar a experiência, avaliando: o que foi visto; os sentimentos; o que aprendeu; o momento da síntese final, dos encaminhamentos, permitem atitudes avaliativas e de encaminhamentos. Criar dinâmica a ser feita com os outros grupos

13 Aplicação de Dinâmicas:
Dinâmicas de Grupo Aplicação de Dinâmicas: DICAS: Dinâmicas não são “brincadeiras” Dinâmicas são “exercícios”, “aplicações” Observe Nuances; Abra o leque de interpretações e traga à realidade; Tenha sempre em mente ou mãos, dinâmicas.

14 Referências Bibliográficas
Dinâmicas de Grupo Referências Bibliográficas HINDLE, Tim. Como fazer Apresentações – Série: Sucesso Profissional. 2ª. Ed. – São Paulo: Publifolha, 2005. O’DONNELL, Ken. Valores Humanos no Trabalho - 2ª. Ed. - São Paulo: Editora Gente, 2006. MILITÃO, Albigenor. S.O.S Dinâmica de Grupo – 1ª. Ed. - Rio de Janeiro: Editora Qualitymark


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